![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMCnxiJvP0sd61LhZPe67-Ic7a7mVc336S733rkHtZUAeyngL60_uMQi3CREyzGmUkRf9FpGy1Ncz3mIm9YhNwPjDdXJNoHtETRlJ1KceCAVxN2NNsMI1KTNI3EWuo0ULSPET1XFDXhf4/s200/imagesCAUXW69R.jpg)
* RODA PARA COMPREENDER ALGUNS GÊNEROS LITERÁRIOS
ENCAMINHAMENTO: O professor lê, para as crianças, vários textos de um mesmo gênero literário, como contos clássicos, por exemplo. Após algumas leituras, propõe discussão a respeito das características desses textos, perguntando: "Como começam?", "Como terminam?", "O que mais há de parecido entre eles?". Quando avaliar que o grupo já tem certa familiaridade com o gênero, o professor passa, então, a ler alguns livros de outro gênero, como , por exemplo, a poesia. Mais uma vez, propões conversas a respeito das características desse gênero. Por fim, pede que as crianças comparem os dois gêneros que conhecem e falem sobre semelhanças e diferenças.
* RODA PARA COMPARTILHAR AS IMPRESSÕES CAUSADAS PELA LEITURA DE UM TEXTO LITERÁRIO
ENCAMINHAMENTO: Após ouvirem a leitura de um texto literário, os alunos são convidados a falar sobre o que pensaram e sentiram. Algumas perguntas feitas pelo professor podem ajudá-los a organizar o discurso: "Esta é uma história que lhes parece triste (engraçada, misteriosa)?"; "Que parte da história é triste (engraçada...)?"; "Alguma personagem mais o agradou?"; "De qual você não gostou?"; "Por quê?"; "Se tivesse que modificar alguma parte da história, qual seria?".
* RODA PARA COMPARTILHAR A LEITURA DE LIVROS
ENCAMINHAMENTO: Após lerem um livro, em casa, com a ajuda de um adulto, as crianças são convidadas a falar sobre essa leitura para os colegas da sala. Nesta faixa etária, as crianças tem uma tendência a recontar todo o enredo da história. Nosso objetivo com esta proposta é justamente que possam, pouco a pouco, fazer uma síntese oral, contando apenas alguns acontecimentos e características do texto, deixando o restante para ser descoberto por quem ler o livro. É fundamental que as crianças tenham a ajuda do professor durante a exposição oral e que, também, tenham bons modelos de síntese. O professor pode ser este modelo, fazendo uma síntese dos livros antes de lê-los em sala ou ler as sinopses que, geralmente, se encontram na contracapa dos livros ou em encartes das editoras.
* RECOMENDAÇÃO LITERÁRIA A OUTRO GRUPO
ENCAMINHAMENTO: Após lerem um livro que o grupo apreciou muito, o professor sugere que o indiquem a outro grupo de crianças (a mesma série em período oposto, a sala ao lado, etc.). Para tanto, as crianças precisam ter ouvido várias indicações feitas pelo próprio professor ou a partir das sinopses (que, geralmente, se encontram nas contracapas dos livros ou nos encartes das editoras). Desta maneira, torna-se possível que o professor discuta com as crianças o que elas podem dizer nessa indicação e o que não pode ser dito, pois o objetivo é que o destinatário queira ler o livro indicado. Após estas discussões, a indicação pode ser feita via carta, com o professor como escriba.
* RODAS PARA DISCUSSÃO DE DIFERENTES VERSÕES DE UM MESMO CONTO
ENCAMINHAMENTO: Os contos clássicos foram publicados por diferentes autores, em versões que guardam certas características em comum, mas que se diferenciam por outras. Para realizar esta proposta, o professor deve ler algumas versões de um mesmo conto e discutir com os alunos: "Quais são as semelhanças e diferenças?"; "Qual das versões é a preferida e por quê?"; "Já conheciam uma ou mais de uma delas?"; "Qual delas indicariam a um amigo e por quê?".
:: fonte: Novos Caminhos - 1º ano (Ed. DCL)
5 comentários:
Parabéns , seu blog é um show , suas postagens são todas super interessantes.Muito obrigada por fazer parte da minha rede , se sinta a vontade. Um grande abraço.
Olá Pri,
adorei o recadinho que vc deixou lá no meu cantinho.
Amo seu blog, sou professora e me ajuda muito, estarei sempre aqui te visitando.
Grande Beijo.
Nossa amei seu blog!! sou professora desde 97 e amo alfabetizar!!! seu blog é super lindo e proveitoso para nós profes!! ja add seu link no meu blog,aliás sou uma iniciante nesse mundo dos blogs rsss se quiser me visitar mundocoloridodaeducacaoinfantil.blogspot.com. um abraç! profe Thelma
as dicas e já as salvei, assim com jeitinho levarei a agente de leitura de minha escola, onde a criatividade deixa a desejar!
Parabéns!
Muito bom. Venha conhecer meus projetos...
Postar um comentário