Neste
segundo semestre, demos continuidade às atividades de roda de música, roda de
história, brincadeiras dirigidas e proporcionamos as experiências e o contato
com diversos papeis, tintas, giz de cera
e de lousa, com o intuito de desenvolver a criatividade. Por meio das
encenações teatrais, DVD e CD contribuímos para a ampliação da imaginação das
crianças. Em relação aos cuidados, estimulamos as mesmas a adquirirem
autonomia, incentivando-as ao aprendizado da forma correta de se alimentarem
sozinhas, fazendo o descarte dos restos de alimentos em recipientes próprios.
Também dos hábitos higiênicos, bem como lavar as mãos, antes e após as
refeições, após as brincadeiras e o uso correto do banheiro. O desfralde
ocorreu de maneira tranquila e neste momento é muito importante para consolidar
essa autonomia.
(NOME DA CRIANÇA) apresentou um desenvolvimento bastante significativo neste segundo semestre.
Sua linguagem verbal a cada dia tem desenvolvido mais, o repertório de palavras
tem crescido progressivamente e já formula frases completas, expressando suas
emoções e sentimentos, relata pequenos fatos de seu cotidiano familiar e
situações diversas ocorridas em sala de aula, tanto com ela quanto com os
amigos. É uma criança tranquila, raramente se envolve em conflitos com os
demais, costuma ceder sua vez nos brinquedos e brincadeiras sem maiores
problemas, quando necessário. Colabora com a organização da sala de aula,
ajudando a guardar brinquedos e outros objetos. Participa com muito entusiasmo
das rodas de música, sugerindo algumas de suas canções prediletas. Aprecia os
momentos de rodas de histórias, sejam com livros, fantoches ou outros recursos.
Ao final de histórias lidas pelas professoras, sempre solicita o livro para que
possa manuseá-lo, observando atentamente cada ilustração e recontando alguns
trechos das mesmas. Seu personagem preferido é o Lobo Mau, que aparece
inclusive em suas brincadeiras nos espaços externos do CEI, onde o imita ou
finge que algum colega é o personagem. Em suas brincadeiras de faz de conta,
percebe-se sua predileção por bonecas e bolsas, onde representa o papel da
“mamãe” com sua “filha”, em diferentes situações, como passear, ir ao médico,
ir à escola... Nas atividades de pintura e desenho, tem bastante concentração e
demonstra grande prazer em realizá-las., manuseando objetos e papéis
corretamente. No solário gosta muito de brincar na casinha e escorregador, já
no parque aprecia brincadeiras com areia e potinhos, bem como correr, saltar,
pular e brincar livremente. Na hora das refeições, procura comer de tudo um
pouco do que lhe é oferecido, porém seu prato preferido é sopa. Come bem as
frutas em geral, mas maçã e banana são as que mais gosta. Seu processo de
desfralde foi bem tranquilo, usa fraldas somente na hora do sono e às vezes
para ir embora. Costuma avisar as professoras quando está com vontade de usar o
banheiro, somente algumas vezes acontecem “escapes”, em situações em que está
completamente envolvida em suas brincadeiras, o que é absolutamente normal
nessa fase. (NOME DA CRIANÇA) é muito observadora e curiosa, sempre fazendo perguntas
diversas às professoras sobre diferentes fatos. Enfim, ( CRIANÇA ) teve momentos
significativos neste ano, onde lhe foi propiciado diferentes oportunidades de
interação com crianças, adultos, objetos e participou de um processo contínuo
de muita aprendizagem, contribuindo para que tenha uma infância saudável e
feliz.
8 comentários:
Muito bom seu relatório
Parabéns pelo relatório!!!!
Que legal
parabéns pelo seu relatório, achei ótimo!
A minha mãe gostou muito
Olá boa tarde. Estou iniciando com a turminha do pré 2, 5 anos e preciso muito de ajuda, pois é tudo novo pra mim. Vc tem outros materiais explicativos pra essa idade? Você tem o relatório individual pra eles? Abs Rose
Olha que legal, obrigada por postar , vai me ajudar a desenvolver meu relatório de final de ano.
Gostei muito, está me ajudando muito no relatórios.
Postar um comentário