segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

CONSTRUINDO INSTRUMENTOS MUSICAIS COM SUCATA




Quando a criança faz um instrumento, está trabalhando com a essência do som.
Qualquer instrumento de corda vai seguir o princípio de uma corda esticada sobre um
corpo que amplifica o som. Mas para evitar o problema da afinação do instrumento, o melhor é produzir instrumentos de percussão. Para isso, trabalhe com sucatas.


Chocalho de pote de iogurte
a) Material: 1 garrafinha de iogurte vazia; Um pedaço de madeira que encaixe na boca
da garrafinha (ou um rolo feito de folhas de jornal retorcido e encapado com fita crepe);
Fita crepe; Tintas coloridas; Grãos. Lave e seque muito bem a garrafinha. Prepare o
cabo. Se for de madeira, lixe muito bem evitando deixar farpas expostas. Se for de
jornal, enrole-o de forma a ficar bem firme. Encape com fita crepe. Coloque alguns
grãos ou contas dentro da garrafinha, Encaixe o cabo vedando com fita crepe e pinte
com a tinta plástica.
b) Material: 2 garrafinhas de iogurte, durex colorido, tinta plástica, grãos ou contas.
Lave e seque muito bem as garrafinhas.
Coloque alguns grãos ou contas em seu interior. Uma as duas garrafas pela boca
vedando com durex. Pinte na cor desejada enfeitando com durex coloridos.


Lata cantante
Material: 1 lata (varsol); 2 toquinhos de madeira não muito grossos; 2 parafusos;
tirinhas de metal (recolhidos em construção); tinta.
Lave bem a lata de varsol. Pinte-a de acordo com seu gosto. As tirinhas de metal devem
ser colocadas entre os toquinhos de madeira e aparafusadas na lata, de acordo com a
foto ao lado. Quando se bate nessas tirinhas, o contato delas na lata produzirá som.


Monocórdio
Material: 1 pote de margarina, ou de leite, ou outro que achar conveniente; 1 ripinha de
madeira, um pedacinho de madeira; fio de nylon, prego e martelo; tinta. Com o prego
faça dois furos nas duas extremidades da ripinha de madeira.
Passe o fio de nylon por esses furos amarrando-o de forma a ficar bem esticado. Se for
utilizar um pote com tampa, cole de forma que não destampe. Faça um orifício no meio
do pote e prenda a ripinha para que fique parecendo um violão.


Pandeiro
Material: 1 aro de madeira ou papelão duro (pote de sorvete grande). 6 tampinhas de
garrafa de metal; martelo, pregos e arame.
Lixe e pinte o aro de madeira. Bata as tampinhas com o martelo, fure no meio e amarre
2 a 2, com arame.
Divida o aro em 3/3 e proceda-o recorde onde será encaixado as duplas de tampinhas.


Chocalho de tampinhas de metal em suporte de madeira
Material: algumas tampinhas de metal (cerveja, gatorede). Um suporte de madeira como
o da foto ao lado; tinta; pregos e arame.
Abra as tampinhas com o martelo furando-as no centro. Passe um fio de arame por cada
uma delas amarrando no suporte de madeira que já deverá estar lixado e pintado à gosto.


Reco-reco com garrafa de água
 Material: 1 garrafa de água que tenha ondulações; barbante; 1 ripinha de madeira ou
metal. Decore a garrafa á gosto.
Amarre uma ponta do barbante na boca da garrafa e a outra ponta na ripinha de madeira.


Surdo
Material: 1 pote de sorvete de papelão ou um balde plástico; retalho de tecido grosso;
barbante ou sisal grosso; retalhos de tecidos; ripinha de madeira ou metal. Lave e seque
muito bem o pote de sorvete. Decore o pote como achar melhor usando tinta. Canetas,
colegam de papel, etc... Cubra a boca do pote com o tecido grosso amarrando-o com o
barbante.
Faça uma trouxinha de tecido amarrando-a na ponta da ripinha que servirá de batedor.


Maracas
Material: 1 circulo de papelão grosso; tampinhas de garrafa (metal); tintas coloridas;
fitas de cetim. Decore a gosto o circulo de papelão.
Dobre o círculo ao meio e cole 2 tampinhas de garrafa de cada lado de modo que batam
uma na outra. Cole fitas de cetim coloridas.
Segurando como um sanduíche, na parte reta do semi circulo, bata uma tampinha na
outra.


Pau de chuva
Material: 2 círculos de papelão; 1 rolo de papelão (toalha de papel); papéis coloridos.
Alfinetes ou preguinhos, grãos e cola.
Enfie os pregos ou alfinetes por todo o tubo. Com um dos círculos, vede um dos lados
do tubo de papelão.
Coloque os grãos ou contas no interior do tubo. Vede a outra boca do tuvo e decore com
tinta ou colagem de papel.
Quando viramos de um lado e do outro, o tubo produz barulho de chuva.


Chocalho indígena
Material: 1 forquilha de madeira, barbante colorido; contas ou sementes que produzam
som quando em contato uma com as outras, barbante resistente; cola; penas. Encape a
forquilha com o barbante colorido, usando as penas para enfeitar. Fure as contas e passe
o barbante resistente por elas amarrando na forquilha. Está pronto o chocalho indígena.


Chocalho de pé
Material: 4 embalagens de filme fotográfico, arroz ou outro grão, cola de contato (super
bond) durex colorido (opcional).
Coloque os grãos dentro dos potes e feche-os. Cole um pote no outro, pelo fundo, dois a
dois. Decore com durex colorido e amarre os potes nos pés das crianças que farão
barulho quando dançarem.


FONTE: http://www.professoracriativa.com/

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

ATIVIDADES DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL II




1 - Altura e som
Esticar uma corda no chão. Ao som agudo ficam de um lado da corda. Ao som grave do
outro lado, previamente combinado. Use flauta ou xilofone. Podemos substituir a corda
por bambolê ou adaptar a brincadeira de morto/vivo.


2 - Regência de sons
Faz-se grupos de 2, 3, 4, 5 alunos. Cada um deles inventa um som. Esses sons são
memorizados pela classe.
Escolhe-se uma outra criança para ser o regente que apontará para a criança e a classe reproduzirá o som. 


3 - Sons da boca
# exploração livre das possibilidades de produção sonora com a boca;
# cada criança inventa um som e os demais reproduzem;
# construção de frases sonoras com sons inventados pelo grupo.


4 - Jogo de identificação
# Produção de sons com objetos variados: o professor produz um som e as crianças
devem adivinhar o objeto;
À medida que a capacidade auditiva for sendo desenvolvida, o grau de dificuldade do
som produzido poder ser aumentado, inserindo-se dois ou três objetos simultaneamente.


5 - Dominó sonoro
Dispostos em roda, a primeira pessoa emite uma sequência sonora de dois sons,
preferencialmente diferentes.
A pessoa seguinte deverá imitar o segundo som e criar uma nova sequência e assim
sucessivamente.


6 - Jogo de palavras
A primeira pessoa fala uma palavra. A seguinte deve falar outra com a silaba final da
palavra precedente.
Podem ser eleitos temas para cada rodada, aumentando o grau de dificuldade (frutas,
flores, nomes de pessoas).
Pode-se também compor palavras: pé-de-cachimbo; cachimbo de barro; barro-branco;
branco da neve; neve gelada...


7 - Representação gráfica de sons
Formam-se 2 grupos, cada um com um tema. Eles deverão representar graficamente o
desenho do lugar, representando o maior número de sons que lá existam e seus
produtores. Organizar os sons numa partitura de imagens, inventando uma musica.
Apresentar a partitura representando-a. Tentar ler a partitura do outro grupo.


8 - Coordenação de pés, mãos e boca
Acompanhamento ou representação de uma música conhecida com sons produzidos
pelos pés, mãos, boca (incluindo ou não o canto).


9 - Produzir sons tocando diferentes partes do corpo: batidas no peito, bater palmas...



* Fonte desconhecida. Se você for o  autor ou conhecer o local onde foi publicado o texto original, nos avise, para que possamos colocar os devidos créditos.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

ATIVIDADES - MUSICALIZAÇÃO INFANTIL





1 - Pulso é o coração da música = RITMO 
a) andar no pulso da música;
b) estalar os dedos no pulso da música;
c) bater o pé no pulso da música;
d) bater palmas no pulso da música;
e) andar na ponta dos pés ao pulso da musica;
f) andar nos calcanhares ao pulso da musica;
g) andar na parte interna dos pés ao pulso da musica;
h) andar imitando animais no pulso da musica;
i) batendo pauzinhos ao pulso da musica;
j) batendo coquinhos ao pulso da musica;


2 - Movimentos de 1 a 10
Contar de 1 até 10 batendo palmas no 1 e bater o pé no ultimo. A cada recontagem
suprima o ultimo numeral. (1 ao 10) (1 ao 9) (1 ao 8), etc...


3 - Repetição rítmica – com cocos ou pauzinhos 
A professora produz um som e as crianças repetem.


4 - Legenda musical 
 Colocar na lousa alguns símbolos e combinar com as crianças que cada um corresponde a um som.
Por exemplo: um risco na vertical = palma; estrela = beijo; cobrinha = silêncio, etc...
A professora agora coloca uma sequência de alguns símbolos e a criança reproduz com
os sons.


5 - História sonorizada 
Reúna diversos materiais que produzam sons (tampas, colheres, bichinhos de borracha,
pandeiros, sinos, guizos...).
Invente uma história com as crianças ou reproduza uma história já conhecida utilizando
esses objetos.


6 – Eco 
O professor produz uma pequena frase rítmica e os alunos, em seguida a reproduzem.


7 - Ostinato: é uma breve figuração melódica constantemente repetida durante uma
composição. Inventando um ostinato para a música responde perguntas como:
Qual seu nome?
Quais frutas mais gosta?
O que compramos na feira?...
Pode-se usar pauzinhos, coquinhos, palmas, estalos...


8 - Passando objetos – Escravo de Jó
Em circulo, cada um com um objeto na mão (copo de plástico, latinha, pauzinho, etc).
Canta-se uma música, passando o objeto no ritmo da música.


9 - Cala/Canta
Com pauzinhos, marcar o pulso da música. Cantando e marcando. Quando a professora
toca o tambor, param de cantar e continuam marcando o pulso com o pauzinho. Ao
novo sinal do tambor continuam cantando. Pode-se trocar os pauzinhos por estalos,
palmas, coquinhos...


10 - Quente/frio cantado 
Uma criança sai enquanto outra esconde um objeto. Ao retornar, a criança que estava
fora da sala deverá encontrar o objeto. As demais crianças ajudam cantando alto ou
baixo de acordo com a proximidade dela do objeto a ser encontrado.
OBS. A escolha da música é livre.


11 - Quem está cantando?
Uma criança é vendada e fica sentada. As demais crianças andam livremente pela sala.
Ao sinal da professora param e olham para ela. A professora aponta uma criança que
deverá cantar uma música. A criança vendada deverá adivinhar quem está cantando. 


12 - Um de nós foi-se embora
Separar um grupo de até 4 crianças para participar. Escolhe-se uma criança da sala que
ficará de olhos vendados. A professora aponta uma das crianças do grupo que sai da
sala. Todos cantam a música abaixo e a criança que estava vendada deverá descobrir
quem saiu.
Um de nós foi embora
Quem será, quem será
Será aplaudido
Se o nome acertar.


13 - Trocando os desenhos
Música calma. Cada criança com uma folha de sulfite e alguns lápis de cor iniciam um
desenho. Ao sinal da professora, passam o desenho para o companheiro da direita.
Após algumas rodadas a professora encerra a atividade.
Os desenhos são expostos para observação de todos.
Essa atividade pode ser refeita sempre trocando os estilos de musica: erudita, samba,
clássica...


14 - Caixa surpresa
A professora coloca numa caixinha uma figura ou um bichinho de plástico. Iniciam
cantando uma música ou recitando uma parlenda. Quando terminar, a criança que está
com a caixinha abre e dá uma característica do animal. Continuam assim até que
descubram qual o animal.


15 - Cantos de acolhida (CEI)
Bommmmm dia como vai você?
Meu amigo como é bom te ver
Palma, palma, mão com a mão
Agora um abraço de coração



OBS: Fonte desconhecida, quem souber de onde vem o texto original e puder passar a informação para o blog, daremos os devidos créditos.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

SUGESTÃO - ROTINA SEMANAL PERÍODO INTEGRAL (EDUCAÇÃO INFANTIL)

2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA
ACOLHIMENTO
Brinquedos De Encaixe
(Pinos grandes)
ACOLHIMENTO
Brinquedos Diversos (Ex: Carrinhos, Bonecas, Panelinhas...)
ACOLHIMENTO
Acessórios E Fantasias
ACOLHIMENTO
Bolhas de Sabão
ACOLHIMENTO
Dia do Brinquedo (cada criança poderá trazer um brinquedo de casa)
CAFÉ DA MANHÃ
CAFÉ DA MANHÃ
CAFÉ DA MANHÃ
CAFÉ  DA MANHÃ
CAFÉ DA MANHÃ
Projeto “Identidade e Autonomia”
Roda de História: “ Ninoca”
          Roda de música
Sessão Cinema : Palavra Cantada
Pintura de desenho  com Aquarela
Projeto “Identidade e Autonomia”
COLAÇÃO (SUCO OU FRUTA)
COLAÇÃO (SUCO OU FRUTA)
COLAÇÃO (SUCO OU FRUTA)
COLAÇÃO (SUCO OU FRUTA)
COLAÇÃO (SUCO OU FRUTA)
Desenho Livre com Giz de Cera
Brinquedos de encaixe
(Lego)
Brincadeiras em frente ao espelho
Modelando com argila
Desenho livre no chão com giz de lousa
Parque
Solário
Parque
Tanque de Areia
Quiosque: brinquedos de encaixe
ALMOÇO
ALMOÇO
ALMOÇO
ALMOÇO
ALMOÇO
HIGIENE E DESCANSO
HIGIENE E DESCANSO
HIGIENE E DESCANSO
HIGIENE E DESCANSO
HIGIENE E DESCANSO
ORGANIZAÇÃO DA SALA
ORGANIZAÇÃO DA SALA
ORGANIZAÇÃO DA SALA
ORGANIZAÇÃO DA SALA
ORGANIZAÇÃO DA SALA
LANCHE DA TARDE
LANCHE DA TARDE
LANCHE DA TARDEE
LANCHE DA TARDE
LANCHE DA TARDE
Cantando e brincando com os instrumentos da bandinha
Projeto “Quem canta seus males espanta”
Desenho Livre com Canetinhas no Papel Pardo
Projeto “Quem canta seus males espanta”
Pintura no azulejo com guache
Tanque de Areia
Quiosque: Bolhas de Sabão
Roda de História: “A galinha ruiva”
Roda de música
Parque
Solário
JANTAR
JANTAR
JANTAR
JANTAR
JANTAR
TROCA
TROCA
TROCA
TROCA
TROCA
DESPEDIDA
Roda de História: “Os três porquinhos”
DESPEDIDA
Manuseio de livros, gibis e revistas
DESPEDIDA
Massa de modelar
DESPEDIDA
Teatro de fantoches: “A princesa e o sapo”

DESPEDIDA
Brinquedos das crianças

obs: Modelo de rotina semanal elaborado pela prof. Priscila A., do blog Alfabetização e Cia