terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

FUTEBOL DE OPERAÇÕES



OBJETIVOS:
- Desenvolver a capacidade de resolução de situações-problema
- Incentivar a busca de estratégias novas para estruturação e resoluções de situações-problema

PROCEDIMENTOS:
- Confeccionar retângulo de tamanho 30 x 22 cm, que será o campo de futebol; forrar este retângulo com papel fantasia e com caneta hidrocolor preta, marcar a divisão do campo e as traves. 
- Como jogar? Com 4 participantes de  cada lado, escolhe-se o nome dos times. A cada rodada coloca-se uma ficha com um número que desejar em cada trave. Num saquinho ou caixa serão colocadas as fichas com os números de 0 à 200. Os alunos escolhem o tipo de operação (adição ou subtração). Se for escolhida adição, um aluno tira a ficha do saquinho e ele terá que dizer o resultado da adição com o número que estiver na trave do adversário. Se acertar, seu time fará um gol, se errar, é o time adversário que fará o gol. No final, será vencedor o time que tiver mais gols. Contam-se os pontos de cada time para ver quem é o vencedor.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

BINGO DE LETRAS COM RÓTULOS E/OU EMBALAGENS



OBJETIVOS: - Identificar as letras do alfabeto e consequentemente descobrir o código da escrita;
                        - Identificar e relacionar o símbolo com a escrita

MATERIAIS: Cartolina, color set, rótulos ou embalagens, alfabeto móvel (para sorteio), caixa com objetos e embalagens

PROCEDIMENTOS: O professor, com antecedência, pedirá para os alunos embalagens. Ele também deverá preparar uma cartela de bingo. A medida que sorteia um rótulo ou embalagem, os alunos deverão marcar um X na palavra correta; poderão registrar 5 palavras observadas no bingo com rótulos.

ATIVIDADES:
- Utilizando letras móveis ou escrevendo no papel, os alunos terão que registrar o nome do rótulo que foi sorteado no bingo
- Elaboração de um acróstico com algum nome que foi sorteado 

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

BRINCADEIRA DAS BEXIGAS




OBJETIVO: Proporcionar o avanço das hipóteses de escrita dos alunos

MATERIAIS: Bexigas, letras/sílabas ou palavras em folhas de sulfite, barbante e lápis

PROCEDIMENTO: Colocar dentro das bexigas letras, sílabas ou palavras (de acordo com o objetivo) e amarrar duas bexigas na perna de cada aluno. Forma-se uma roda e, ao sinal da professora,  os alunos terão que estourar a bexiga do amigo e defender a sua. Conforme alguma bexiga consiga ser estourada, o aluno que a estourou terá que resgatar a letra/sílaba ou palavra que estava dentro da mesma. Cada aluno deverá ter ao final do jogo dois papéis contendo letras, sílabas ou palavras. Após cada aluno terá que escrever palavras ou frases com os papéis que conseguir.

ATIVIDADES:
- Escrita: formação de palavras e/ou frases
- Leitura
- Em duplas, um aluno ditar a palavra que pegou para o outro escrever e depois corrigir a mesma

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

BOLICHE DOS NOMES PRÓPRIOS



OBJETIVO: Identificar o próprio nome e reconhecer os nomes dos colegas

MATERIAIS: 7 pinos ou garrafas, contendo a foto do aluno, uma caixa de papelão com fichas de papel color set contendo o nome dos alunos , bola de meia, letras do alfabeto em fichas, fichas em branco.

PROCEDIMENTO: Cada aluno jogará a bola e após derrubar os pinos, deverá procurar a ficha contendo o nome da criança da foto. Após o jogo, as fichas ficarão expostas na sala.

ATIVIDADES:
- Pinos com letras do alfabeto ( a partir da letra do pino que caiu formar palavras, nomes...)
- Permitir que o aluno reconheça e apanhe o seu nome em cada conjunto de cinco crachás
- Mostrar cada crachá para que a turma leia os nomes e em seguida cada um apanhe o seu
- Apresentar os crachás para que cada aluno apanhe um deles e entregue-o ao dono
- Após reconhecer a letra inicial do próprio nome e o nome do colega, o aluno escreverá outras palavras
- Pinos com figuras e caixas com frases correspondentes à figura, e de acordo com as possibilidades da sala, os alunos poderão organizar as frases e montar um texto
- Formação de palavras, frases e textos
- Leitura
- Ditado mudo: a professora mostrará a garrafa derrubada e o aluno formará uma frase com a figura, poderá também escrever o nome dos personagens, descrever a cena observada e fazer a leitura do que escreveu.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

ATIVIDADES COM NOMES PRÓPRIOS

GATO E RATO

Objetivos: Identificar o nome próprio e dos colegas, desenvolver a percepção auditiva para que os alunos tenham atenção nas atividades.

Materiais: Crachás com os nomes dos alunos, trilha com as letras do alfabeto

Procedimento: Com os alunos em roda, colocar os crachás no meio da roda; aleatoriamente, as crianças pegam um crachá, com os olhos fechados devem encontrar o dono do nome, através do "miado" do mesmo.

Atividades:
- Leitura do nome
- Completar as colunas dos nomes, tendo apenas a primeira letra de cada um
- Acróstico com alguns nomes


Obs: O professor deve estar a todo momento intervindo, tirando as dúvidas e ajudando no registro. As  ideias partem dos alunos e o professor intervém quando necessário.




VARAL DOS NOMES

Objetivos: ajudar a criança no reconhecimento da necessidade de uso de letras para se escrever palavras.

Materiais: varal de madeira, fotografia dos alunos, letras móveis.

Procedimento: Cada aluno pegará sua foto, prenderá no varal e em seguida deverá procurar quais letras necessárias para se escrever o nome. Após o término das escritas, o professor desencadeará conflitos através de perguntas, orientando a busca de respostas certas.

Atividades:
- Em círculo, a professora colocará as fotos viradas para baixo e cada aluno pegará uma foto (não poderá ser a sua), colocará a foto no varal e escreverá o nome do amigo
- O professor poderá usar sua criatividade usando outros recursos como: história do nome, músicas com o nome, jogo da memória
- Escrita do nome dos colegas
- Leitura de nomes
- Dividir os alunos em grupo, duplas ou trios de forma que uma equipe escreverá o nome dos outros amigos e a outra equipe lerá e tentará encontrar as fotos desta criança e colocar no varal





BAILE DOS CACHORROS

Objetivo: Identificar o próprio nome e os nomes dos colegas

Materiais: color set preto, sulfite com o nome dos alunos, rádio, CD com música dançante

Procedimentos: Contar a história do "Baile dos Cachorros", simular a história contada:
1. Um aluno deverá ser um guarda
2. O restante dos alunos deverão estar no baile dançando
3. O guarda chega e fala para parar o baile
4. Cada aluno pega um rabo qualquer pendurado na chapeleira 
5. Em seguida identificar o nome que está escrito no rabo e devolver ao dono
6. A atividade estará finalizada quando todos estiverem com o seu rabo/nome.


                                                         História - Baile dos Cachorros
"Em um reino animal distante onde só havia cachorros, existia um rei que era muito egoísta. Ele não ajudava o povo e os pobres, só pensava em obter riquezas e dinheiro. Assim o povo, os cachorros pobres do reino, iam todas as sextas-feiras em um baile para dançar e se divertir. Porém, quando os cachorros dançavam eles percebiam que os rabos atrapalhavam, enroscando uns nos outros. Então, eles decidiram que para entrar no baile todos teriam que deixar o rabo pendurado na chapeleira. Perto do baile tinha um vizinho que não gostava do barulho e certa noite decidiu chamar o guarda real. Os guardas chegaram no baile e falaram para parar com todo a bagunça. Os cachorros ficaram desesperados e foi aquele alvoroço, cada um pegou o primeiro rabo que viu pela frente. E é por isso que até hoje os cachorros costumam cheirar o rabo uns dos outros, porque eles estão procurando o seu rabo que ficou perdido desde aquele dia do baile que a polícia chegou."

Atividades:
- Cada aluno deverá escrever um nome de cachorro que comece com a letra do seu nome
- Com os nomes criados pelas crianças, organizar uma lista de nomes de cachorros
- Fazer uma lista de nomes de raças de cachorros que elas conheçam
- Elaborar uma descrição do cachorro: características, o que come, como é, onde e como vive

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

PROJETO: BRINCANDO E APRENDENDO COM O CORPO NO BERÇÁRIO




Justificativa:
Pensando nas necessidades e interesses desta faixa etária, elaboramos o projeto “Brincando e aprendendo com o corpo no Berçário”. Este projeto tem como proposta, estimular os movimentos, proporcionar desafios corporais e espaços amplos para atividades com o corpo, utilizando recursos variados. Destacamos a importância do movimento nesta faixa etária, pois quando as crianças têm espaço e liberdade para se movimentar, aprendem a medir sua força e seus limites. Elas se exercitam até que superem suas limitações corporais, tendo o domínio da ação, e depois logo seguem para outro desafio.

“Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)


 O movimento é uma das primeiras conquistas da criança rumo a autonomia e a formação da identidade e as experiências relativas ao espaço e ao tempo. As crianças conquistam um equilíbrio entre movimentos espontâneos e controlados e avançam no desenvolvimento de sua motricidade global. Deslocam-se com destreza gradativa no espaço, aumentando a confiança em suas capacidades e habilidades motoras.

“A grande independência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior disponibilidade das mãos: a criança dessa idade é aquela que não pára, mexe em tudo, explora, pesquisa. Ao mesmo tempo que explora, aprende gradualmente a adequar seus gestos e movimentos às suas intenções e às demandas da realidade.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

“No plano da consciência corporal, nessa idade a criança começa a reconhecer a imagem de seu corpo, o que ocorre principalmente por meio das interações sociais que estabelece e das brincadeiras que faz diante do espelho. Nessas situações, ela aprende a reconhecer as características físicas que integram a sua pessoa, o que é fundamental para a construção de sua identidade”. (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

Nesta faixa etária, as crianças vivem e experimentam o corpo em movimento, distinguindo seu "próprio corpo" do mundo dos objetos e estabelecendo o primeiro esboço da imagem de seu corpo, as crianças se relacionam com o mundo por meio das sensações e do movimento. A atividade corporal traduz a expressão de uma necessidade fundamental de movimento e de investigação e a exploração do ambiente e dos objetos é intensa, sendo também vivenciados novos padrões de posturas e movimentos corporais.


Objetivos

1 Objetivos de ensino
- Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
- Propiciar um ambiente lúdico para a criança, que venha promover os seus desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade;
- Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento da motricidade global, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, da criatividade, do lúdico, do faz-de-conta e da imaginação;
- Promover o desenvolvimento da expressão corporal.

2 Objetivos de aprendizagem
- Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
- Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada como forma de apreender, socializar-se e interagir;
- Apresentar procedimentos de contato com os livros;
- Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora, as habilidades visuais e auditivas;
- Realizar atividades de desenho livre utilizando diferentes materiais gráficos.
- Ampliar e desenvolver a linguagem corporal e a percepção musical, através de teatros, brincadeiras, rodas cantadas, imitações, fantasias.
- Desenvolver a relação espaço, tempo e lateralidade;
- Estabelecer relação entre os objetos e seu uso;
- Respeitar e identificar limites espaciais e territoriais;
- Conhecer e identificar as partes do corpo humano;
- Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis;
- Promover a integração família e escola;
- Participar de atividades de movimento corporal (levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.);
- Participar de narrações de histórias com gestos e mímicas, iniciando a dramatização;
- Desenvolver a motricidade fina e ampla através da manipulação de grandes e pequenos objetos, pular obstáculos,  andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;
- Participar de brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.


Conteúdos
1 Sócio Afetivo
- Integração, socialização
- Comunicação
- Afetividade (vínculo)
- Auto-estima
- Autonomia
- Faz de conta


2 Música
- Canções variadas;
- Batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
- Exploração, expressão de sons e silencio com a voz e materiais diversos;
- Participação em situações que integram música, movimento e canção;
- Perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais.

3 Movimento
  - Equilíbrio e coordenação:
- Arrastar-se
- Engatinhar
- Andar
- Rolar
- Correr
- Saltar

-Conhecer o próprio corpo;
- Expressão de sensações e ritmos corporais;
- Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
- Exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
- Andar, correr, pular, trepar, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar;
- Abrir, fechar, empilhar, encaixar, etc;
- Brincadeiras com bolas, bambolês, blocos, sucatas, etc.

4 Artes Visuais
- Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc;
- Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc;
- Observação e identificação de imagens diversas.

5 Linguagem oral e escrita
- Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos;
- Narração de histórias;
- Estimulação da fala, sons e balbucios.

6 Natureza e sociedade
- Conhecimento do corpo;
- Manuseio de sucatas.

7 Matemática
- Conhecer e explorar as formas geométricas;
- Tamanho;
- Noções espaciais e topológicas.

Procedimentos/ Atividades
- Histórias narradas.
- Teatros de fantoches e dedoches.
- Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
- Brincadeiras com sucatas e instrumentos musicais de sucatas;
- Brincadeiras em frente ao espelho;
- Brincadeiras e jogos de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, chute, etc;
- Atividades e brincadeiras com caixas de papelão, bambolês, colchonetes, blocos, escorregador, rampa, obstáculos. (andar, correr, pular, subir, descer, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar);
- Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação;
- Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
- Brincar com boneco de EVA articulado;
- Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
- CD de músicas de vários ritmos;
- DVD musical;
- Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
- Brinquedoteca e sala de leitura;
- Atividades de desenho e pintura livre com tintas, pincel atômico, giz,etc.
- Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas;
- Modelagem de argila e massinha de modelar caseira;
- Brincar com fantasias;

- Atividades com os pais: confecção de bonecos de pano.

Autoria: Profª Deisi V. Fernandes
 
Obs: Quem conhecer o site/blog em que o texto foi publicado originalmente, por favor, se puder nos informar para que  os devidos créditos sejam colocados, agradecemos.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

PROJETO: MÚSICA, SONS, RITMOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS



Justificativa: Incentivar a criança a compreender a forma adequada de ouvir música,
conhecendo os diversos ritmos musicais e seus instrumentos, e a importância que a
música tem na vida das pessoas.

Objetivo Específico: Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros, fontes sonoras e
produções, bem como perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por
meio de improvisações, composições e interpretações musicais. Explorar e identificar
elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu
conhecimento de mundo.

Objetivos Gerais:
- Promover a socialização dos conhecimentos sobre música e seus instrumentos;
- Aumentar a sensibilidade e a capacidade de concentração;
- Desenvolver o raciocínio lógico e a imaginação;
- Desenvolver a autoestima e coordenação motora;
- Desencadear emoções, aumentando a união entre a interação e o prazer;
- Explorar os instrumentos musicais;
- Desenvolver a linguagem, percepção, audição, habilidades em acompanhamento
rítmico com instrumentos, voz e o canto como expressão de grupo e individual;
- Construir instrumentos musicais;
- Contribuir na formação e desenvolvimento da personalidade das crianças, pela
ampliação da cultura;
- Enriquecimento da inteligência;
- Vibração da sensibilidade musical;
- Educar musicalmente.

Conteúdos Conceituais:
Identificar os tipos de instrumentos musicais, através da observação;
Comparar os tipos de músicas através audição de músicas diversas;
Refletir sobre os tipos de músicas;
Identificar as características, específicas, de diversos instrumentos musicais;
Saber identificar os tipos de música.

Procedimentais:
Classificar os tipos de músicas e instrumentos musicais;
Desenvolver atividades lúdicas com músicas;
Desenvolver atividades de matemática;
Desenvolver Jogos com músicas;
Realizar uma apresentação musical; 
Associar os tipos de músicas e instrumentos;
Montar painel com painel mostrando gravuras sobre instrumentos musicais;
Atitudinais:
Interessar-se pelos diversos tipos de música;
Socializar as informações que as crianças possuem sobre o tema;
Classificar instrumentos e músicas, pelas diferenças e semelhanças;
Reconhecer os tipos de música e os instrumentos musicais;
Organizar de forma coerente o pensamento em relação às diversos tipos de música;

Linguagem oral e escrita:
Nome dos instrumentos e das músicas;
Letras iniciais de algumas músicas e instrumentos;
Cantar acompanhando músicas diversas;
Desenhar os instrumentos musicais;
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas;
Observação e manuseio de instrumentos musicais, CD, DVD;
Histórias
Situações do cotidiano que envolvam leitura;
As letras do alfabeto.

Matemática
Cantar músicas que contenha contagens;
Contar os tipos de músicas;
Os tipos de instrumentos musicais;
A quantidade de CD e DVD que tem no C.E.I;
Quantos são de cada tipo de música;
Tamanho de cada instrumento musical, cd e dvd (maior, menor, cumprimento, largura,
altura, etc);
Comparar as medidas;
Comparar peso;
Formar conjunto;
Formas geométricas;
Maior / menor.

Artes
Cores;
Texturas,
Imitações;
Estética;
Dublagem;
Maquetes;
Movimento;
Danças;
Jogos musicais;
Postura corporal;
Ouvir, músicas canções; 
Ritmos;

Natureza e sociedade
Brincadeiras com música;
Confecção de bandinha;
Música
O tom da música;
Ouvir em silêncio;
Ouvir e cantar junto;

Metodologia
A confecção de uma bandinha também é um ótimo recurso a ser trabalhado com os
pequenos.
Além de trabalhar a arte, trabalha-se a reciclagem (instrumentos podem ser de sucata), o
cuidado com o material, a criatividade, a intensidade e o ritmo.
- Confeccionar uma bandinha com materiais recicláveis (casca de coco, cabos de
vassoura, tampinhas, caixas e copinhos), pandeiros, baquetes, tambor bastões,
xiquexique, pratos, cuíca;
- Acompanhar o ritmo da música com palmas e com movimentos corporais;
- Formar grupos para fazer imitações com mímica em ritmo musical;
- Perceber os sons com olhos fechados de fora e dentro da sala;
- Pesquisar manifestações folclóricas de caráter musical;
- Jogos conjugados com música;
- Observar sons e ritmos da natureza;
- Identificar os ritmos musicais através de fitas e cd’s;
- Imitar cantores, interpretar canções diversas;

Avaliação
-Perceber a capacidade de improvisar;
-Notar o desenvolvimento, quando a atividade sugere um certo grau de dificuldade;
-Interesse em aprender a tocar algum instrumento;
-Distinguir a altura, duração, timbre, memorização.



Introdução
Eles vieram ao mundo embalados por canções. Das de ninar para as de roda foi um
pulo. Mais um pouco e estavam cantando, mesmo que desafinados.
E agora estão na pré-escola... fazendo uma tremenda algazarra. Mas basta que você
inicie alguns compassos, seja de que música for, para pegá-los de jeito.
Pesquisas recentes confirmam que dos três aos seis anos é a hora certa de encher esses
ouvidos de harmonia.
Não que depois não seja bom, mas seus alunos depois dos dez anos não estarão tão
receptivos e preparados para a linguagem musical.
Não é para formar músicos que a Iniciação Musical vem ganhando espaço nas pré-
escolas, sendo incluídas até no Referencial Curricular Nacional.
A música ajuda a afinar a sensibilidade de seus alunos, aumenta a capacidade de
concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser um
forte desencadeador de emoções.
Os benefícios de uma boa Iniciação Musical se estenderão para todas as áreas da
aprendizagem.
"Se a criança está cantando, tocando ou ouvindo uma melodia, está aprendendo muitas
outras coisas, como ritmo, afinação ou a questão dos intervalos".

Aprender brincando
Os primeiros anos de aprendizagem são propícios para que a criança comece a entender
o que é a linguagem musical, aprenda a ouvir sons e a reconhecer diferenças entre eles.
"Todo o trabalho a ser desenvolvido na educação infantil deve buscar a brincadeira
musical, aproveitando que existe uma identificação natural da criança com a música.
A atividade deve estar muito ligada à descoberta e à criatividade".
Brincando, seus alunos estarão exercitando também habilidades que serão exigidas
durante os anos seguintes, como o uso da métrica nas letras e as noções de rima e ritmo.
Está definitivamente superado o tempo em que o professor de música ficava à frente da
turma dando aulas de teoria musical.
Cartilhas que inventam nomes estranhos para notas musicais atrapalham mais do que
ajudam. O desafio de ensinar música na pré-escola está em transmitir noções básicas de
ritmo e harmonia sem ser monótono ou mecânico. A criança se solta ao perceber que é
capaz de fazer música, a forma mais universal de comunicação. E, uma vez criado, o
canal musical não se desliga jamais.
O RCNEI recomenda a Iniciação Musical na pré-escola e dá ênfase à escolha do repertório, uma das chances que o professor tem de ampliar a visão (e a audição) de
mundo do aluno. E, convenhamos, se tem uma coisa que o brasileiro sabe fazer é
música. Então vale misturar MPB de qualidade, músicas folclóricas, cantigas de roda,
regionais ou eruditas. Lembre-se de trazer informações musicais novas e
enriquecedoras.
O que sempre toca no rádio seus alunos já conhecem. Atenção na escolha das músicas
mais adequadas para o alcance vocal das crianças.
Até os nove anos, a estrutura vocal da criança ainda está em formação. Ela não
consegue cantar notas muito graves nem muito agudas.
Respeite as letras das músicas originais. Elas já possuem metrificação correta e
facilitam a aprendizagem.

Sugestões de músicas (repertório):
# A Arca de Noé - Toquinho e Vinícius de Morais: vols. 1 e 2
# A caixa de musica da Bia - Bia Bedran
# Abra a roda Tin dô lê lê
# Acalantos - Bia Bedran
# Acalantos do mundo – Mother’s Songs
# Adivinha o que É? - MPB-4
# Alegria, alegria
# Brincadeiras de roda – Palavra Cantada
# Bia canta e conta - Bia Bedran
# Bia canta e conta 2 - Bia Bedran
# Brinquedos Cantados - Bia Bedran
# Canção dos direitos das crianças Toquinho e Elifas Andreata
# Canções curiosas – Palavra Cantada
# Canções de Brincar - Coleção Palavra Cantada
# Canções de Ninar – Palavra Cantada
# Canções do Brasil – Palavra Cantada
# Casa de Brinquedos – Toquinho # Castelo Rá-Tim-Bum - Vários autores
# Cirandas e Cirandinhas - Heitor Villa-Lobos
# Coletânea de músicas infantis - Bia Bedran
# Coletânea Palavra Cantada
# Concerto para uma só voz – Saint-Preux
# Divertimentos de corpo e voz. Thelma Chan e Thelmo Cruz
# Dois a dois - Palavra Cantada
# Dona árvore - Bia Bedran
# Fazer um bem – Bia Bedran
# For Children - Bela Bartok vols. 1 e 2
# IHU. Todos os Sons - Marlui Miranda
# Ma Mère L’oye - Maurice Ravel;
# Madeira que Cupim Não Rói - Antônio Nóbrega
# Mais alegria, alegria
# Meu neném – Palavra Cantada
# Meu Pé, Meu Querido Pé - Hélio Ziskind
# Mil pássaros – Palavra Cantada
# Murucututu - Palavra Cantada
# Noite feliz – Palavra Cantada
# O Grande Circo Místico - Edu Lobo e Chico Buarque
# O melhor de Bia Bedran - Bia Bedran
# Pandalelê – Palavra Cantada
# Partimpim – Adriana Calcanhoto
# Pé com pé – Palavra Cantada
# Pedro e o Lobo — Prokofief; # Pirralhada – Thelma Chan
# Quem canta seus males espanta Volumes 1 e 2
# Rumo – Palavra Cantada
# Suíte Quebra-Nozes e The Children’s Album — Tchaikovsky;
# Úman - Bia Bedran
# Vila Lobos para crianças
# Zimbo Trio e as Crianças - Movie Play do Brasil.


*Dica
Inicie a aula com uma atividade de escutar música para que as crianças trabalhem o
ritmo. Peça para que elas caminhem no ritmo da música.
Algumas dançarão espontaneamente e até pedirão instrumentos para acompanhar. Nessa
brincadeira as crianças estão trabalhando desenvolvimento motor, percepção auditiva e
rítmica, além de exercitarem a capacidade de escuta, respeitando a vez dos outros.


O desenho que veio do som
De cada som sai uma imagem. Nessa brincadeira, a professora pede aos alunos que
desenhem o som de algumas músicas.
Com isso as crianças expressam graficamente o que ouvem transitando de uma
linguagem para a outra.
Podemos também trabalhar com cenas de filmes e desenhos animados, mostrando as
mudanças que a música sofre, dependendo de os momentos serem alegres, tristes, de
tensão ou relaxamento.

Sobre a linha
Para trabalhar noções de tempo e espaço podemos sugerir a seguinte brincadeira:
Esticar uma corda no chão.
A criança deve cantar uma música enquanto caminha por ela. O objetivo é fazer com
que a música "caiba" no tempo em que ela caminha pela linha. Trabalha-se, assim, o
equilíbrio, a percepção auditiva e o ritmo.

O som e o silêncio
Outra brincadeira que é sucesso garantido é a de "estátua". Enquanto a música está
tocando, as crianças devem caminhar ou dançar.
Quando a melodia pára, elas também devem parar imediatamente.
Podemos usar também 2 instrumentos: um representa o silencio o outro o som. Nessas atividades, os alunos descobrem o valor do intervalo entre os sons na música.


Idênticos porém diferentes
Preencha três latas de refrigerante iguais, uma com pedras, outra com feijão e outra com
arroz. Peça para seus alunos identificarem qual som é mais grave, qual é mais agudo e
qual fica na faixa média. Aqui há uma evolução na aprendizagem iniciada com a
seriação das notas no xilofone, pois, apesar das latas terem a mesma forma e tamanho,
emitem sons diferentes.

O lugar certo dos graves e agudos
Peça para a turma colocar a lata com o som mais grave debaixo da mesa, a com o som
médio sobre a mesa e a que for mais aguda em cima da cadeira. Em seguida, usando
bolinhas de fita crepe, associe cada linha na lousa ao som de uma lata, colocando o som
mais grave na linha de baixo, o médio na linha do meio e o agudo na linha alta. Desta
forma, eles estarão dando o primeiro passo para entender o que é registro sonoro: a
passagem do som para sua forma escrita.
Use as latinhas para trabalhar outros conceitos importantes na música. Sacudindo uma
delas de maneira forte ou fraca, você mostra a diferença de intensidade do som;
agitando rápida ou vagarosamente, trabalha-se a noção do andamento. Crianças nesta
idade costumam confundir os dois conceitos e uma pulsação rápida tende a ser
compreendida como forte. Mostre a eles como um som pode ser fraco (na intensidade) e  
rápido (no andamento) ou forte e lento.



* Projeto enviado por um colega professor, texto originalmente publicado em: http://sillovinho.blogspot.com.br/2009/11/projeto-musica-sons-ritmos-e.html