- Ingredientes de uma receita;
- Materiais necessários para fazer uma pipa ou outro brinquedo;
- Animais que serão estudados em um projeto;
- Personagens prediletas dos gibis;
- Títulos das histórias já lidas em classe.
*ATIVIDADES DE LEITURA:
- Marcar, em uma lista, a história que foi lida no dia anterior;
- Marcar, em uma lista, a história que deseja ouvir novamente;
- Marcar, em uma lista, a história que o professor ditou;
- Localizar em uma lista de frutas quais serão utilizadas na salada de frutas;
- Encontrar em uma lista a brincadeira que já sabe e que pode ensinar aos colegas.
OBS.: A esta altura do ano escolar, o trabalho com listas é bem oportuno, pois trata-se de uma atividade que propicia a reflexão sobre o sistema de escrita. É importante frisar que as listas são textos com propósitos específicos: têm por função organizar dados ou então servem de apoio à memória; assim, procure sempre apresentar aos alunos listas que tenham também um propósito. Além disso, os elementos de uma lista costumam estar organizados de acordo com um critério, e esse critério precisa ser conhecido e compreendido pelos alunos. Isso não acontecerá se o critério da lista foir, por exemplo, "palavras que começam com M" - a menos, é claro, que seja uma agenda ou uma lista telefônica.
FONTE: GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS - PROFº ALFABETIZADOR (VOL. 2 - SEC. EDUC. ESTADO DE SP)
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