sábado, 17 de janeiro de 2015

MODELO - PLANEJAMENTO ANUAL BERÇÁRIO

OBS: Planejamento elaborado em conjunto por professoras da escola CEI Recanto dos Humildes (São Paulo/SP)


CUIDAR DE SI, DO OUTRO E DO AMBIENTE


CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

- Higiene e cuidado pessoal
- Reconhecimento do próprio corpo
- Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, etc.
- Realização de pequenas ações cotidianas para adquirir maior autonomia
- Respeito às regras simples de convívio social
- Identificação de situações de risco


- Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal;
- Aprender a executar movimentos colaborativos ao vestir e desnudar-se;
- Conhecer e respeitar as características físicas e culturais suas e de seus colegas ao interagir com os mesmos;
- Relacionar-se gradualmente com mais crianças, professores e demais funcionários;
- Apropriar-se de regras sociais e respeitá-las;
- Conhecer as ações necessárias para cuidados e proteção do corpo enquanto manipula diferentes materiais e explora diferentes espaços.

- Utilização do lúdico, de brincadeiras, do imaginar, vivenciar, explorar e interagir por meio de filmes, poesias, parlendas, músicas e parceria entre família e escola.

- Televisão
- Aparelho de DVD
- Aparelho de som
- DVDs diversos
- CDs diversos
- Revistas
- Livros
- Jogos
- Diferentes espaços do CEI
- Papéis diversos
- Tinta
- Pincel
- Massa de modelar
- Giz de cera

Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
































EXPERIÊNCIAS DO BRINCAR E IMAGINAR

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

- Brincadeiras
- Cirandas
- Jogos
- Exploração de brinquedos diversos
- Faz de conta

- Fomentar o gosto pelas músicas e brincadeiras e ampliar o repertório dos mesmos;
- Propiciar a capacidade de criar e imaginar em momentos de brincadeiras;
- Participar de brincadeiras de roda e cirandas por gestos e oralmente;
- Assumir papeis no faz de conta
.

- Roda de música
- Brincadeiras cantadas
- Momentos propícios para descobertas e exploração de brinquedos e brincadeiras
- Dramatizações com fantoches, fantasias e objetos;
- Cantos com brinquedos para livre escolha

- Brinquedos da sala (bonecas, carrinhos, bonecos, panelinhas, bichos de pelúcia...)
- Bolas
- Corda
- Bolhas de sabão
- Sucatas
- Bexigas
- Massa de modelar
- Rádio
- Aparelho de CD e DVD
- Diferentes tipos de brinquedos de encaixe
- Fantoches
- Fantasias
- Máscaras e acessórios


Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
































EXPERIÊNCIAS VOLTADAS PARA A LINGUAGEM VERBAL

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

- Comunicação
- Imitação
- Histórias
- Rimas, parlendas, poemas, cantigas



- Utilizar da linguagem verbal para expressar seus sentimentos e desejos;
- Valorizar a leitura como fonte de prazer, se apropriando de comportamento leitores;
- Desenvolver a comunicação e expressão oral;
- Participar de momentos de escuta, fala e imitação;
- Estimular brincadeiras cantadas para desenvolvimento da oralidade;
- Propiciar contato com a linguagem verbal e escrita


- Rodas de histórias, conversa e música;
- Conversa durante os momentos de troca (fraldas e/ou roupas) com indagações;
- Brincadeiras de faz de conta;
- Dramatizações com diferentes recursos;
- Brincadeiras cantadas



- Diversos portadores textuais;
- Fantoches
- Fantasias, máscaras e acessórios
- Aparelho de CD e DVD
- CDs e DVDs diversos
- Brinquedos
- Jogos




Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
































EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

- Espaço e forma
- Noções de espaço, tempo, tamanho e quantidade
- Cores


- Manipular, organizar e classificar diferentes objetos;
- Explorar diferentes caminhos e enfrentar obstáculos num espaço;
- Localizar-se no tempo e espaço;
- Fomentar a curiosidade quanto às cores e formas


- Parlendas, músicas, cantigas com noções matemáticas;
- Brincadeiras e rodas cantadas com sequência numérica;
- Propiciar a curiosidade quanto à cores e formas por meio de situações do cotidiano;
- Chamar a atenção e fazer diferentes comparações quanto aos tamanhos (maior, menor);
- Criar situações de contagem durante a rotina diária


- CDs e DVDs diversos
- Jogos
- Sucatas
- Bolas
- Brinquedos de encaixe
- Quebra-cabeças
- Diferentes espaços do CEI


Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
































EXPERIÊNCIAS VOLTADAS À LINGUAGEM CORPORAL

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

- Equilíbrio e coordenação
- Exploração do ambiente e do próprio corpo
- Brincar
- Movimento
- Exploração de objetos e possibilidades
- Conhecimento corporal


- Desenvolver as capacidades de equilíbrio e coordenação;
- Favorecer a autonomia na exploração do ambiente e do próprio corpo;
- Explorar as possibilidades do brincar e do movimento;
- Manipular diferentes objetos e explorar suas possibilidades;
- Desenvolver consciência corporal
- Familiarizar-se com a imagem de seu próprio corpo

- Brincadeiras que envolvam movimento;
- Música e dança;
-Manipulação de diferentes objetos e materiais;
- Dramatização de músicas e histórias;
- Atividades de imitação e livre expressão;
- Brincadeiras de faz de conta;
- Observação e brincadeiras em frente ao espelho


- Brinquedos
- Espelho
- CDs e DVDs
- Brinquedos
- Papéis diversos
- Circuito com obstáculos
- Pneus
- Motocas
- Diferentes espaços do CEI





Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
































EXPERIÊNCIAS VOLTADAS PARA A NATUREZA E CULTURA

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

- Identidade
- Família
- Regras de convívio
- Meio ambiente
- Diversidade cultural


- Reconhecer-se como ser integrante de um todo, com suas particularidades;
- Observar as diferentes formações de família;
- Observar e respeitar as diferenças entre os colegas;
- Perceber-se como integrante de uma organização social e respeitar as regras por ela estabelecidas;
- Observar semelhanças e diferenças  entre elementos da natureza;
- Respeitar e preservar o meio ambiente;
- Conhecer diferentes culturas e manifestações culturais;
- Respeitar a diversidade, evitando preconceitos e estereótipos.






- Rodas de conversa
- Histórias
- Músicas
- Cartazes
- Brincadeiras cantadas


- Livros
- Revistas
- Gravuras
- Fantoches
- Fotos



Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
































EXPERIÊNCIAS VOLTADAS PARA A LINGUAGEM ARTÍSTICA

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉ

GIAS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

- Música
- Dança
- Desenho
- Produções artísticas
- Práticas teatrais


- Conhecer e apropriar-se gradualmente de diferentes tipos de música, formando uma identidade musical
- Criar produções artísticas livres e/ou dirigidas
- Observar e apreciar obras próprias e dos colegas, atentando-se para a preservação das mesmas;
- Expressar-se livremente por meio de música e dança;
- Criar e/ou executar práticas teatrais


- Ouvir diferentes ritmos musicais;
- Manusear instrumentos musicais;
- Impressão de diferentes objetos ou de diferentes partes do corpo;
- Dançar livremente acompanhando diferentes ritmos;
- Dançar imitando gestos e coreografias simples;
- Exploração de diversos materiais: tintas, pincel, giz, giz de cera, lápis de cor, argila, massa de modelar....
- Apreciação de suas produções e dos colegas
- Exposição das produções feitas pela turma


- Papéis diversos
- Giz
- Giz de cera
- Lápis de escrever e lápis de cor
- Tintas e pincéis
- Canetas
- Massa de modelar
- Argila
- Reproduções de obras de arte de artistas conhecidos
-


Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral






























Um comentário: