OBS: Planejamento elaborado em conjunto por professoras da escola CEI Recanto dos Humildes (São Paulo/SP)
CUIDAR DE SI, DO OUTRO E
DO AMBIENTE
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
-
Higiene e cuidado pessoal
- Reconhecimento
do próprio corpo
-
Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,
estatura, etc.
-
Realização de pequenas ações cotidianas para adquirir maior autonomia
-
Respeito às regras simples de convívio social
-
Identificação de situações de risco
|
-
Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal;
-
Aprender a executar movimentos colaborativos ao vestir e desnudar-se;
-
Conhecer e respeitar as características físicas e culturais suas e de seus
colegas ao interagir com os mesmos;
-
Relacionar-se gradualmente com mais crianças, professores e demais
funcionários;
-
Apropriar-se de regras sociais e respeitá-las;
-
Conhecer as ações necessárias para cuidados e proteção do corpo enquanto
manipula diferentes materiais e explora diferentes espaços.
|
-
Utilização do lúdico, de brincadeiras, do imaginar, vivenciar, explorar e
interagir por meio de filmes, poesias, parlendas, músicas e parceria entre
família e escola.
|
-
Televisão
-
Aparelho de DVD
-
Aparelho de som
- DVDs
diversos
- CDs
diversos
-
Revistas
-
Livros
-
Jogos
-
Diferentes espaços do CEI
-
Papéis diversos
-
Tinta
-
Pincel
-
Massa de modelar
-
Giz de cera
|
Observação
do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente
por meio do relatório avaliativo semestral
|
EXPERIÊNCIAS DO BRINCAR
E IMAGINAR
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
-
Brincadeiras
-
Cirandas
-
Jogos
-
Exploração de brinquedos diversos
-
Faz de conta
|
-
Fomentar o gosto pelas músicas e brincadeiras e ampliar o repertório dos
mesmos;
-
Propiciar a capacidade de criar e imaginar em momentos de brincadeiras;
-
Participar de brincadeiras de roda e cirandas por gestos e oralmente;
-
Assumir papeis no faz de conta
.
|
-
Roda de música
-
Brincadeiras cantadas
-
Momentos propícios para descobertas e exploração de brinquedos e brincadeiras
-
Dramatizações com fantoches, fantasias e objetos;
-
Cantos com brinquedos para livre escolha
|
-
Brinquedos da sala (bonecas, carrinhos, bonecos, panelinhas, bichos de
pelúcia...)
-
Bolas
-
Corda
-
Bolhas de sabão
-
Sucatas
-
Bexigas
-
Massa de modelar
-
Rádio
-
Aparelho de CD e DVD
-
Diferentes tipos de brinquedos de encaixe
-
Fantoches
-
Fantasias
-
Máscaras e acessórios
|
Observação
do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente
por meio do relatório avaliativo semestral
|
EXPERIÊNCIAS VOLTADAS
PARA A LINGUAGEM VERBAL
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
-
Comunicação
-
Imitação
-
Histórias
-
Rimas, parlendas, poemas, cantigas
|
-
Utilizar da linguagem verbal para expressar seus sentimentos e desejos;
-
Valorizar a leitura como fonte de prazer, se apropriando de comportamento
leitores;
-
Desenvolver a comunicação e expressão oral;
-
Participar de momentos de escuta, fala e imitação;
-
Estimular brincadeiras cantadas para desenvolvimento da oralidade;
-
Propiciar contato com a linguagem verbal e escrita
|
-
Rodas de histórias, conversa e música;
-
Conversa durante os momentos de troca (fraldas e/ou roupas) com indagações;
-
Brincadeiras de faz de conta;
-
Dramatizações com diferentes recursos;
-
Brincadeiras cantadas
|
-
Diversos portadores textuais;
-
Fantoches
-
Fantasias, máscaras e acessórios
-
Aparelho de CD e DVD
-
CDs e DVDs diversos
-
Brinquedos
-
Jogos
|
Observação
do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente
por meio do relatório avaliativo semestral
|
EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO
CONHECIMENTO MATEMÁTICO
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
- Espaço
e forma
-
Noções de espaço, tempo, tamanho e quantidade
-
Cores
|
- Manipular,
organizar e classificar diferentes objetos;
-
Explorar diferentes caminhos e enfrentar obstáculos num espaço;
-
Localizar-se no tempo e espaço;
-
Fomentar a curiosidade quanto às cores e formas
|
- Parlendas,
músicas, cantigas com noções matemáticas;
-
Brincadeiras e rodas cantadas com sequência numérica;
-
Propiciar a curiosidade quanto à cores e formas por meio de situações do
cotidiano;
-
Chamar a atenção e fazer diferentes comparações quanto aos tamanhos (maior,
menor);
-
Criar situações de contagem durante a rotina diária
|
- CDs
e DVDs diversos
-
Jogos
-
Sucatas
-
Bolas
-
Brinquedos de encaixe
-
Quebra-cabeças
-
Diferentes espaços do CEI
|
Observação
do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente
por meio do relatório avaliativo semestral
|
EXPERIÊNCIAS VOLTADAS À
LINGUAGEM CORPORAL
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
-
Equilíbrio e coordenação
-
Exploração do ambiente e do próprio corpo
-
Brincar
-
Movimento
-
Exploração de objetos e possibilidades
-
Conhecimento corporal
|
-
Desenvolver as capacidades de equilíbrio e coordenação;
-
Favorecer a autonomia na exploração do ambiente e do próprio corpo;
-
Explorar as possibilidades do brincar e do movimento;
-
Manipular diferentes objetos e explorar suas possibilidades;
-
Desenvolver consciência corporal
-
Familiarizar-se com a imagem de seu próprio corpo
|
- Brincadeiras
que envolvam movimento;
-
Música e dança;
-Manipulação
de diferentes objetos e materiais;
-
Dramatização de músicas e histórias;
-
Atividades de imitação e livre expressão;
-
Brincadeiras de faz de conta;
-
Observação e brincadeiras em frente ao espelho
|
- Brinquedos
-
Espelho
-
CDs e DVDs
-
Brinquedos
-
Papéis diversos
-
Circuito com obstáculos
-
Pneus
-
Motocas
-
Diferentes espaços do CEI
|
Observação
do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente
por meio do relatório avaliativo semestral
|
EXPERIÊNCIAS VOLTADAS
PARA A NATUREZA E CULTURA
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
-
Identidade
-
Família
-
Regras de convívio
-
Meio ambiente
-
Diversidade cultural
|
-
Reconhecer-se como ser integrante de um todo, com suas particularidades;
-
Observar as diferentes formações de família;
-
Observar e respeitar as diferenças entre os colegas;
-
Perceber-se como integrante de uma organização social e respeitar as regras
por ela estabelecidas;
-
Observar semelhanças e diferenças
entre elementos da natureza;
-
Respeitar e preservar o meio ambiente;
-
Conhecer diferentes culturas e manifestações culturais;
-
Respeitar a diversidade, evitando preconceitos e estereótipos.
|
- Rodas
de conversa
-
Histórias
-
Músicas
-
Cartazes
-
Brincadeiras cantadas
|
- Livros
-
Revistas
-
Gravuras
-
Fantoches
-
Fotos
|
Observação
do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente
por meio do relatório avaliativo semestral
|
EXPERIÊNCIAS VOLTADAS
PARA A LINGUAGEM ARTÍSTICA
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
|
ESTRATÉ
GIAS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
-
Música
-
Dança
-
Desenho
-
Produções artísticas
-
Práticas teatrais
|
-
Conhecer e apropriar-se gradualmente de diferentes tipos de música, formando
uma identidade musical
-
Criar produções artísticas livres e/ou dirigidas
-
Observar e apreciar obras próprias e dos colegas, atentando-se para a
preservação das mesmas;
-
Expressar-se livremente por meio de música e dança;
-
Criar e/ou executar práticas teatrais
|
-
Ouvir diferentes ritmos musicais;
-
Manusear instrumentos musicais;
-
Impressão de diferentes objetos ou de diferentes partes do corpo;
-
Dançar livremente acompanhando diferentes ritmos;
-
Dançar imitando gestos e coreografias simples;
-
Exploração de diversos materiais: tintas, pincel, giz, giz de cera, lápis de
cor, argila, massa de modelar....
-
Apreciação de suas produções e dos colegas
-
Exposição das produções feitas pela turma
|
-
Papéis diversos
-
Giz
-
Giz de cera
-
Lápis de escrever e lápis de cor
-
Tintas e pincéis
-
Canetas
-
Massa de modelar
-
Argila
-
Reproduções de obras de arte de artistas conhecidos
-
|
Observação
do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente
por meio do relatório avaliativo semestral
|
Atividade muito legal, com muitas estratégias, muito interessante, gostei mesmo
ResponderExcluir