sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

ATIVIDADES DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL II




1 - Altura e som
Esticar uma corda no chão. Ao som agudo ficam de um lado da corda. Ao som grave do
outro lado, previamente combinado. Use flauta ou xilofone. Podemos substituir a corda
por bambolê ou adaptar a brincadeira de morto/vivo.


2 - Regência de sons
Faz-se grupos de 2, 3, 4, 5 alunos. Cada um deles inventa um som. Esses sons são
memorizados pela classe.
Escolhe-se uma outra criança para ser o regente que apontará para a criança e a classe reproduzirá o som. 


3 - Sons da boca
# exploração livre das possibilidades de produção sonora com a boca;
# cada criança inventa um som e os demais reproduzem;
# construção de frases sonoras com sons inventados pelo grupo.


4 - Jogo de identificação
# Produção de sons com objetos variados: o professor produz um som e as crianças
devem adivinhar o objeto;
À medida que a capacidade auditiva for sendo desenvolvida, o grau de dificuldade do
som produzido poder ser aumentado, inserindo-se dois ou três objetos simultaneamente.


5 - Dominó sonoro
Dispostos em roda, a primeira pessoa emite uma sequência sonora de dois sons,
preferencialmente diferentes.
A pessoa seguinte deverá imitar o segundo som e criar uma nova sequência e assim
sucessivamente.


6 - Jogo de palavras
A primeira pessoa fala uma palavra. A seguinte deve falar outra com a silaba final da
palavra precedente.
Podem ser eleitos temas para cada rodada, aumentando o grau de dificuldade (frutas,
flores, nomes de pessoas).
Pode-se também compor palavras: pé-de-cachimbo; cachimbo de barro; barro-branco;
branco da neve; neve gelada...


7 - Representação gráfica de sons
Formam-se 2 grupos, cada um com um tema. Eles deverão representar graficamente o
desenho do lugar, representando o maior número de sons que lá existam e seus
produtores. Organizar os sons numa partitura de imagens, inventando uma musica.
Apresentar a partitura representando-a. Tentar ler a partitura do outro grupo.


8 - Coordenação de pés, mãos e boca
Acompanhamento ou representação de uma música conhecida com sons produzidos
pelos pés, mãos, boca (incluindo ou não o canto).


9 - Produzir sons tocando diferentes partes do corpo: batidas no peito, bater palmas...



* Fonte desconhecida. Se você for o  autor ou conhecer o local onde foi publicado o texto original, nos avise, para que possamos colocar os devidos créditos.

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