Objetivos: Identificar o nome próprio e dos colegas, desenvolver a percepção auditiva para que os alunos tenham atenção nas atividades.
Materiais: Crachás com os nomes dos alunos, trilha com as letras do alfabeto
Procedimento: Com os alunos em roda, colocar os crachás no meio da roda; aleatoriamente, as crianças pegam um crachá, com os olhos fechados devem encontrar o dono do nome, através do "miado" do mesmo.
Atividades:
- Leitura do nome
- Completar as colunas dos nomes, tendo apenas a primeira letra de cada um
- Acróstico com alguns nomes
Obs: O professor deve estar a todo momento intervindo, tirando as dúvidas e ajudando no registro. As ideias partem dos alunos e o professor intervém quando necessário.
VARAL DOS NOMES
Objetivos: ajudar a criança no reconhecimento da necessidade de uso de letras para se escrever palavras.
Materiais: varal de madeira, fotografia dos alunos, letras móveis.
Procedimento: Cada aluno pegará sua foto, prenderá no varal e em seguida deverá procurar quais letras necessárias para se escrever o nome. Após o término das escritas, o professor desencadeará conflitos através de perguntas, orientando a busca de respostas certas.
Atividades:
- Em círculo, a professora colocará as fotos viradas para baixo e cada aluno pegará uma foto (não poderá ser a sua), colocará a foto no varal e escreverá o nome do amigo
- O professor poderá usar sua criatividade usando outros recursos como: história do nome, músicas com o nome, jogo da memória
- Escrita do nome dos colegas
- Leitura de nomes
- Dividir os alunos em grupo, duplas ou trios de forma que uma equipe escreverá o nome dos outros amigos e a outra equipe lerá e tentará encontrar as fotos desta criança e colocar no varal
BAILE DOS CACHORROS
Objetivo: Identificar o próprio nome e os nomes dos colegas
Materiais: color set preto, sulfite com o nome dos alunos, rádio, CD com música dançante
Procedimentos: Contar a história do "Baile dos Cachorros", simular a história contada:
1. Um aluno deverá ser um guarda
2. O restante dos alunos deverão estar no baile dançando
3. O guarda chega e fala para parar o baile
4. Cada aluno pega um rabo qualquer pendurado na chapeleira
5. Em seguida identificar o nome que está escrito no rabo e devolver ao dono
6. A atividade estará finalizada quando todos estiverem com o seu rabo/nome.
História - Baile dos Cachorros
"Em um reino animal distante onde só havia cachorros, existia um rei que era muito egoísta. Ele não ajudava o povo e os pobres, só pensava em obter riquezas e dinheiro. Assim o povo, os cachorros pobres do reino, iam todas as sextas-feiras em um baile para dançar e se divertir. Porém, quando os cachorros dançavam eles percebiam que os rabos atrapalhavam, enroscando uns nos outros. Então, eles decidiram que para entrar no baile todos teriam que deixar o rabo pendurado na chapeleira. Perto do baile tinha um vizinho que não gostava do barulho e certa noite decidiu chamar o guarda real. Os guardas chegaram no baile e falaram para parar com todo a bagunça. Os cachorros ficaram desesperados e foi aquele alvoroço, cada um pegou o primeiro rabo que viu pela frente. E é por isso que até hoje os cachorros costumam cheirar o rabo uns dos outros, porque eles estão procurando o seu rabo que ficou perdido desde aquele dia do baile que a polícia chegou."
Atividades:
- Cada aluno deverá escrever um nome de cachorro que comece com a letra do seu nome
- Com os nomes criados pelas crianças, organizar uma lista de nomes de cachorros
- Fazer uma lista de nomes de raças de cachorros que elas conheçam
- Elaborar uma descrição do cachorro: características, o que come, como é, onde e como vive
Um comentário:
oi..
abençoada....amei seu espaço..
posso fazer parte..
abraços...
te seguindo...
Postar um comentário