Justificativa:
Pensando nas necessidades e interesses desta faixa etária,
elaboramos o projeto “Brincando e aprendendo com o corpo no Berçário”. Este
projeto tem como proposta, estimular os movimentos, proporcionar desafios
corporais e espaços amplos para atividades com o corpo, utilizando recursos
variados. Destacamos a importância do movimento nesta faixa etária, pois quando
as crianças têm espaço e liberdade para se movimentar, aprendem a medir sua
força e seus limites. Elas se exercitam até que superem suas limitações
corporais, tendo o domínio da ação, e depois logo seguem para outro desafio.
“Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada
com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro,
sem uma finalidade específica. O exercício dessa capacidade, somado ao
progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do
andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de
correr, pular e suas variantes.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)
O movimento é uma das
primeiras conquistas da criança rumo a autonomia e a formação da identidade e
as experiências relativas ao espaço e ao tempo. As crianças conquistam um
equilíbrio entre movimentos espontâneos e controlados e avançam no
desenvolvimento de sua motricidade global. Deslocam-se com destreza gradativa
no espaço, aumentando a confiança em suas capacidades e habilidades motoras.
“A grande independência que andar propicia na exploração do
espaço é acompanhada também por uma maior disponibilidade das mãos: a criança
dessa idade é aquela que não pára, mexe em tudo, explora, pesquisa. Ao mesmo
tempo que explora, aprende gradualmente a adequar seus gestos e movimentos às
suas intenções e às demandas da realidade.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)
“No plano da consciência corporal, nessa idade a criança
começa a reconhecer a imagem de seu corpo, o que ocorre principalmente por meio
das interações sociais que estabelece e das brincadeiras que faz diante do
espelho. Nessas situações, ela aprende a reconhecer as características físicas
que integram a sua pessoa, o que é fundamental para a construção de sua
identidade”. (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)
Nesta faixa etária, as crianças vivem e experimentam o corpo
em movimento, distinguindo seu "próprio corpo" do mundo dos objetos e
estabelecendo o primeiro esboço da imagem de seu corpo, as crianças se
relacionam com o mundo por meio das sensações e do movimento. A atividade corporal
traduz a expressão de uma necessidade fundamental de movimento e de
investigação e a exploração do ambiente e dos objetos é intensa, sendo também
vivenciados novos padrões de posturas e movimentos corporais.
Objetivos
1 Objetivos de ensino
- Promover espaços/situações para que a criança possa
manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por
meio da linguagem corporal e oral;
- Propiciar um ambiente lúdico para a criança, que venha
promover os seus desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais,
respeitando sua maturidade;
- Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem
relacionados ao desenvolvimento da motricidade global, estimulando o
desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, da
criatividade, do lúdico, do faz-de-conta e da imaginação;
- Promover o desenvolvimento da expressão corporal.
2 Objetivos de aprendizagem
- Participar de variadas situações de comunicação oral, para
interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem
oral, contando suas vivências;
- Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada
como forma de apreender, socializar-se e interagir;
- Apresentar procedimentos de contato com os livros;
- Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a
coordenação motora, as habilidades visuais e auditivas;
- Realizar atividades de desenho livre utilizando diferentes
materiais gráficos.
- Ampliar e desenvolver a linguagem corporal e a percepção
musical, através de teatros, brincadeiras, rodas cantadas, imitações,
fantasias.
- Desenvolver a relação espaço, tempo e lateralidade;
- Estabelecer relação entre os objetos e seu uso;
- Respeitar e identificar limites espaciais e territoriais;
- Conhecer e identificar as partes do corpo humano;
- Desenvolver a percepção sensorial, experimentando
diferentes sensações táteis;
- Promover a integração família e escola;
- Participar de atividades de movimento corporal
(levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.);
- Participar de narrações de histórias com gestos e mímicas,
iniciando a dramatização;
- Desenvolver a motricidade fina e ampla através da
manipulação de grandes e pequenos objetos, pular obstáculos, andar para frente e para trás, empurrar
objetos, encaixar etc.;
- Participar de brincadeiras diversas com corda elástica,
bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.
Conteúdos
1 Sócio Afetivo
- Integração, socialização
- Comunicação
- Afetividade (vínculo)
- Auto-estima
- Autonomia
- Faz de conta
2 Música
- Canções variadas;
- Batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
- Exploração, expressão de sons e silencio com a voz e
materiais diversos;
- Participação em situações que integram música, movimento e
canção;
- Perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais.
3 Movimento
- Equilíbrio e
coordenação:
- Arrastar-se
- Engatinhar
- Andar
- Rolar
- Correr
- Saltar
-Conhecer o próprio corpo;
- Expressão de sensações e ritmos corporais;
- Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de
deslocar-se no espaço;
- Exploração e utilização de movimentos de preensão,
encaixe, lançamento, etc;
- Andar, correr, pular, trepar, escorregar, saltar, rolar,
sentar, engatinhar, arrastar;
- Abrir, fechar, empilhar, encaixar, etc;
- Brincadeiras com bolas, bambolês, blocos, sucatas, etc.
4 Artes Visuais
- Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro,
canetões, tintas, etc;
- Exploração de diferentes suportes gráficos: papel,
papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc;
- Observação e identificação de imagens diversas.
5 Linguagem oral e escrita
- Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos;
- Narração de histórias;
- Estimulação da fala, sons e balbucios.
6 Natureza e sociedade
- Conhecimento do corpo;
- Manuseio de sucatas.
7 Matemática
- Conhecer e explorar as formas geométricas;
- Tamanho;
- Noções espaciais e topológicas.
Procedimentos/ Atividades
- Histórias narradas.
- Teatros de fantoches e dedoches.
- Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
- Brincadeiras com sucatas e instrumentos musicais de
sucatas;
- Brincadeiras em frente ao espelho;
- Brincadeiras e jogos de movimentos de preensão, encaixe,
lançamento, chute, etc;
- Atividades e brincadeiras com caixas de papelão, bambolês,
colchonetes, blocos, escorregador, rampa, obstáculos. (andar, correr, pular,
subir, descer, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar);
- Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação;
- Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões,
pega-pega, etc.
- Brincar com boneco de EVA articulado;
- Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos,
gestos, animais, sons, etc.
- CD de músicas de vários ritmos;
- DVD musical;
- Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios,
salas de aula, etc.
- Brinquedoteca e sala de leitura;
- Atividades de desenho e pintura livre com tintas, pincel
atômico, giz,etc.
- Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas;
- Modelagem de argila e massinha de modelar caseira;
- Brincar com fantasias;
- Atividades com os pais: confecção de bonecos de pano.
Autoria: Profª Deisi V. Fernandes
Obs: Quem conhecer o site/blog em que o texto foi publicado originalmente, por favor, se puder nos informar para que os devidos créditos sejam colocados, agradecemos.
4 comentários:
Muito legal!
Conteúdo bem abrangente!
Parabéns!
Amei o projeto, riquissimo.
Obrigada por compartilharem!
Pedagoga Luciana Bispo
Muito legal!
🤗🤗🤗
Postar um comentário