quinta-feira, 12 de abril de 2012

O LIVROCLIP COMO RECURSO PEDAGÓGICO

O livroclip apresenta uma breve introdução ao livro, cuja função é instigar a curiosidade do (futuro) leitor para conhecê-lo por completo, desvendando o romance que aborda a iniciação amorosa de um jovem a partir de seu relacionamento com a governanta alemã. A animação conta, também, com a inserção de algumas frases que resumem o início da história e outras que questionam aspectos socioculturais da época em que foi escrito, abrindo espaço para reflexões sobre a própria proposta modernista surgida em 1922, na Semana de Arte Moderna.

Além de palavras escritas, ambientes alfabetizadores envolvem, também, outros tipos de linguagens, como a audiovisual – usada no livroclip - que chama a atenção do indivíduo por transformar o conteúdo textual (no caso, de um livro) em informações curtas e objetivas, ajudando-o a ter um conhecimento prévio da obra e de seu contexto. Mais do que isso, o trabalho com livroclip possibilita identificação e análise lingüística sobre o universo da oralidade, incluindo sotaques, expressões de época e expressões locais, por exemplo.




Amar, Verbo Intransitivo (livroclip)

|Mário de Andrade|

"Amar, verbo intransitivo” é um romance experimental de Mário de Andrade, com propostas modernistas, publicado em 1923. No livro, o autor busca captar a alma da mulher por meio de uma das maiores personagens femininas da Literatura Brasileira: a governanta alemã Fraülein. A profissional chega a São Paulo com a missão de iniciar um jovem da elite nas artes do amor. Os serviços foram contratados pelo próprio pai do garoto. A obra é também uma oportunidade para Mário de Andrade criticar a moral e os costumes das ricas famílias paulistanas.


* fonte: http://www.educared.org


Nenhum comentário: