sábado, 28 de março de 2009

ATIVIDADE 2 : RELEITURA COM FOCALIZAÇÃO
Usos do G


Se, no levantamento que você fez sobre os conhecimentos ortográficos de seus alunos, ficar evidente que eles ainda não usam o GU adequadamente, proponha a atividade a seguir.




Piratas

Sérgio Caparelli
Ao cair da tarde
o silêncio geme com o vento
e navegamos no dorso do muro
rumo à Ilha do Tesouro.
Na frente vai Lico,
eu, no meio, a perna bamba
às vezes tocando com a minha a mão de Mariana
que vem atrás.
— Perigo à vista!
Embaixo, no quintal,
um feroz cão policial
rosna, sanguinário, eriçando o pêlo.
Eu, que não temo nada,
tiro da cinta minha espada
e o chamo à luta.
Maior do que eu, cara de serpente,
o cão se ergue nas patas de trás
e me mostra afiados dentes.
Eu pisco pra Mariana, como a dizer,
“Vê, minha namorada, não tenho medo
de nada”.
Logo seguimos em frente,
rumo à ilha do mar baldio
onde enterramos nossos brinquedos
e ainda escuto o rosnado
do cãozinho na corrente.



Objetivos
* Desenvolver uma atitude de dúvida diante de questões ortográficas.
* Refletir sobre os usos da letra G.

Planejamento
* Quando realizar? Após a leitura do texto.
* Como organizar os alunos? Coletivamente.
* Quais os materiais necessários? Você pode fazer cópias do poema para distribuir aos alunos ou escrevê-lo na lousa.
* Qual é a duração? Cerca de 40 minutos.

Encaminhamento
* Explique aos alunos que você vai reler o poema, que já deve ter sido lido e apreciado em uma aula anterior. Eles deverão interromper todas as vezes que surgirem palavras em que apareçam as letras GU.
* Leia o poema, verso por verso. A cada vez que surgirem palavras com GU, interrompa a leitura e pergunte:
- Como esta palavra foi escrita?
- Uma criança que aprendeu a escrever recentemente poderia se enganar? Como?
- Se essa palavra for escrita sem o U, como será lida?
* No final, converse com os alunos sobre o que perceberam no uso do G: o que acontece com seu som quando está junto do U? E quando este não aparece?
* As conclusões podem ser registradas entre as descobertas ortográficas.

Nenhum comentário: