domingo, 29 de março de 2009

PROJETO JOGOS - ATIVIDADES


Discuta com o grupo uma forma possível de escrever as regras de jogos.
Para isso, solicite que imaginem uma situação hipotética: alunos de uma escola que nunca jogaram o jogo-da-velha. “Eles irão aprender a partir do texto que vocês escreverem. Vocês não estarão presentes. O que precisa estar escrito para que os alunos compreendam esse jogo?”
É importante informar aos alunos que esta atividade tem como objetivo a reflexão sobre como se escreve esse gênero.
Ditar o texto permite que os alunos concentrem toda a atenção nos aspectos discursivos de um texto, sem terem de se preocupar com as letras. Um conhecimento não depende do outro, ou seja, saber as letras e como combiná-las não é garantia de saber produzir um texto coerente, coeso e que cumpra suas funções comunicativas. Por outro lado, não saber as letras nem como combiná-las não os impede de conhecer as características de um gênero e saber como estruturar um texto oralmente.



Inicie a atividade solicitando aos alunos que leiam para você o que escreveram, para que possa fazer uma listagem na lousa de todos os jogos mencionados pelo grupo.
Incentive-os a ditar as letras necessárias para escrever os nomes dos jogos.
Os jogos pesquisados junto aos familiares poderão ser jogados tanto nas suas aulas como nas aulas de Educação Física. Se existir uma grande quantidade deles e não for possível jogar todos, promova uma votação na sala para que os alunos escolham alguns para brincar na escola. Ensinar para os colegas o que aprenderam com os pais é uma ótima oportunidade de valorizar os conhecimentos trazidos pelos alunos.







Provavelmente seus alunos ainda não conseguem ler com autonomia. Em função disso, peça-lhes que acompanhem a leitura do jogo de rouba-monte ajustando o oral ao escrito. Chame a atenção para os títulos das partes do texto: número de jogadores, material necessário, como jogar. Leia para eles quantas vezes forem necessárias, de preferência já fazendo simulações com uso do baralho.
Essa é a primeira aproximação dos alunos com esse gênero, razão pela qual é importante que se familiarizem com a linguagem escrita que o caracteriza para então, mais tarde, escreverem os próprios textos.






Esta é uma atividade de leitura para os alunos que não sabem ler, ou seja, para os não-alfabéticos. Por isso é fundamental propor que a realizem em duplas.

Para os alunos com hipótese de escrita alfabética, a atividade não coloca muitos desafios, mas pode ser realizada considerando o que eles ainda precisam aprender.
Para os alunos com hipótese de escrita pré-silábica, a atividade será desafiante se puderem realizá-la com os alunos que já estão pensando na relação entre a escrita e a fala.





Nenhum comentário: