O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Repensar valores, por meio de costumes africanos.
· Conhecer aspectos da diversidade cultural africana.
· Conhecer os ritos de passagem, como uma tradição comum em muitos países africanos.
· Perceber que cada fase da vida tem sua importância e suas características, de acordo com o contexto cultural de cada país.
· Oferecer ao aluno informações que permitam a compreensão sobre a formação do povo brasileiro.
· Resgatar a influência africana na formação da população brasileira (Afro-brasileiros).
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Localização geográfica e principais características do continente africano; breve histórico da participação africana na História do Brasil (colonização, escravidão, quilombos, libertação dos escravos).
Estratégias e recursos da aula
Aula 1 – Conversar com os alunos, retomando os conhecimentos prévios. Pedir aos alunos que observem com atenção os detalhes da história contada. Com apoio do livro, contar a história - “ As tranças de Bintou”.
Aula 2- Explorar aspectos da história, em de roda de conversa com os alunos, levantando alguns questionamentos:
- Porquê Bintou queria ter tranças?
- Qual foi o ritual realizado para o irmão de Bintou?
- Como foi escolhido o nome dele?
-O que pensam sobre a forma como são escolhidos os nomes das crianças na história? (Comparar com a forma como nós brasileiros escolhemos os nomes das crianças)
- Na história, qual era o motivo pelo qual as meninas não podiam usar tranças ?
- Porquê Bintou disse que vovó Soukeye sabe de tudo? ( Comentar sobre o respeito aos idosos e sua sabedoria).
- Cite alguns alimentos que foram servidos na festa do batizado do irmão de Bintou (Comparar com alimentos da culinária brasileira ).
- Quando Bintou percebeu que dois meninos da Vila estavam se afogando, qual foi seu ato de coragem?
- No final da história, Bintou percebeu sua própria beleza e entendeu por quê não podia ter tranças. Quais foram os fatos que levaram Bintou a perceber isto?
Durante a conversa, ressaltar que os ritos de passagem fazem parte da tradição presente na diversidade cultural africana. Os grupos de idade são fortemente delimitados. Das crianças, espera-se um profundo respeito aos mais velhos. A passagem da infância para a adolescência implica a entrada em um outro mundo, celebrada com festas e marcada no corpo.
Aula 3 – Oferecer aos alunos, agrupados em dupla, apresentação em slides: “ O Afro- Brasileiro” ( http://www.slideshare.net/andreiagds/andreiaguedes-multimidiappt). Pedir que os alunos acessem e explorem todos os hiperlinks.
Aula 4 - Propor que os alunos, em dupla, utilizando um editor de textos, criem um Panfleto de propaganda do livro, onde deverão expor o que o leitor poderá encontrar nesta leitura (informações mais relevantes descobertas por eles, na história contada). Após a confecção, o panfleto será distribuído para colegas de outras salas, do mesmo nível.
Recursos Complementares
DIOUF, Sylviane Anna. As tranças de Bintou. 2ªed. São Paulo, Cosac Naify, 2010.
CIÊNCIA HOJE. Ano19, nº168. Especial África, maio de 2006. Periódico
GUEDES, Andréia. Disponível em <http://www.slideshare.net/andreiagds/andreiaguedes-multimidiappt> acesso em 10 dez 2011
Imagens retiradas do livro - As tranças de Bintou. 2ªed. São Paulo, Cosac Naify, 2010.
Avaliação
Participação dos alunos, na aula 1, 2 e 3, e na roda de conversa, após o conto da história; observar as atitudes dos alunos, em relação ao respeito à diversidade, relacionamento com os colegas e postura diante do que é diferente ou desconhecido; Realização da tarefa da aula 4.
* Plano de aula elaborado pela professora Andreia Guedes
* Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38948
Baixe o livro "As tranças de Bintou": http://www.pragentemiuda.org/2012/10/livro-as-trancas-de-bintou.html
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