I. Objetivos:
- Proporcionar a investigação, por parte das crianças, de alguns fenômenos presenciados e vividos por elas;
- Despertar a curiosidade e o gosto pelas descobertas;
- Favorecer a participação em diferentes atividades, envolvendo a observação sobre a ação da luz e da sombra;
- Propor jogos e brincadeiras variadas com luz e sombra produzidas com materiais diversos (lanternas, abajures, cabanas, panos, etc.);
- Favorecer a interação entre as crianças por meio das brincadeiras;
- Socializar as experiências das crianças usando o registro fotográfico;
- Organizar o espaço físico com propostas que favoreçam a escolha das crianças.
II. Conteúdos:
- Participação em diferentes atividades que envolvam a observação e a pesquisa sobre a ação da luz e da sombra;
- Exploração de diferentes brincadeiras e jogos;
- Exploração do espaço físico.
III. Etapas planejadas
- Atuação da formadora e das educadoras.
1º dia:
- Observação das crianças e apresentação da proposta para as educadoras e explicação do que será realizado.
2º dia:
- Brincadeiras com o retroprojetor com as mãos e o corpo;
- Organizar um canto com livros e contar as histórias e apresentar as imagens, iluminando com a luz de um abajur ou lanterna
3º dia:
- Teatro de sombras.
- Atividade paralela: Brincadeiras com os fantoches de papel-cartão com a luz de lanternas em outros espaços da sala.
4º dia:
- Produção de sombras simples com o auxílio de lanternas.
- Atividade paralela: Cobrir lanternas com papel celofane de diferentes cores e deixar uma caixa com fundo branco para que as crianças apontem as lanternas para ele e observem o que acontece.
5º dia:
- Divertindo-se com sombras – Sombras em movimento.
- Brincar no espaço externo da creche para observar as sombras produzidas no chão.
- Desenhar com giz as sombras das crianças em diferentes lugares.
- Oferecer peixes, cachorros, gatos, entre outros bichos confeccionados com papel-cartão.
- Brincar com sombras em vasilhas de água.
6º dia:
- Organizar propostas variadas com o tema luz e sombra.
- Construir perto das crianças uma cabana, usando um pano escuro e cadeiras, mesas ou caixas. Tentar deixá-la completamente escura e chamar as crianças para que entrem e brinquem com luzes de lanternas.
- Brincar com a luz da lanterna sob as mãos e pés bem próxima a eles, para que observem o que acontece.
- Colocar uma lanterna acesa perto de alguns objetos para que observem quais deles a luz atravessa e quais não (separar potes plásticos transparentes, bexigas, bola, entre outros).
- Oferecer os animais de papel-cartão para que brinquem de fazer sombras nas paredes.
7º dia:
- Coreografia atrás do lençol.
- Apresentar uma música coreografada.
- Assim que terminar, propor que as crianças se aproximem para que reinventem seus próprios movimentos.
- Oferecer chapéus, fantasias e objetos diversos e incentivar que observem umas as outras.
8º dia:
- Oferecer caixas de imagens (toda preta por fora com apenas um furo na extremidade superior para encaixar uma lanterna). Haverá em uma das laterais um espaço para trocar as imagens e um furo para que as crianças possam observá-las.
- Colocar em uma caixa grande várias lanternas encaixadas em furos, encapadas com papel celofane colorido para que as crianças observem a produção de vários focos de luz em diferentes direções e cores.
- Projetar a sombra dos próprios rostos das crianças na parede com um papel branco fixado, para que brinquem com o contorno com o auxílio de canetas ou giz de cera.
Ficha Técnica
Programa Capacitar Educadores – Iniciativa: Instituto C&A
Responsabilidade Técnica: Instituto Avisa Lá
Realização: CEI Sinhazinha Meirelles
Av. José Joaquim Seabra, 1.159 – Rio Pequeno – São Paulo – SP. CEP: 05304-000 Tel.: (11) 3768-2731. E-mail: sinhazinhameirelles@ig.com.br
Coordenadora Pedagógica: Delzuita Moreira Duart
Responsabilidade Técnica: Instituto Avisa Lá
Realização: CEI Sinhazinha Meirelles
Av. José Joaquim Seabra, 1.159 – Rio Pequeno – São Paulo – SP. CEP: 05304-000 Tel.: (11) 3768-2731. E-mail: sinhazinhameirelles@ig.com.br
Coordenadora Pedagógica: Delzuita Moreira Duart
Para saber mais
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998. Vol. 3
- Cor e Luz (Coleção Vamos Explorar Ciências), David Evans e Claudette Willians. Ed. Ática. Tel.: (11) 3346-3000
- Luz – Experiências Divertidas, Bonita Searle-Barnes. Ed. Paulinas. Tel.: 0800 7010081
- As Cem Linguagens da Criança, Carolyn Edwards, Lelle Gandini e George Foman. Ed. Artmed. Tel.: 0800 703 3444
- O Teatro de Sombras de Ofélia, Michael Ende e Friederich Hechelman. Ed. Ática. Tel.: (11) 3346-3000
* FONTE: http://avisala.org.br/index.php/assunto/tempo-didadico/entre-as-sombras-e-as-luzesum-contraste-que-diverte-e-ensina/
Nenhum comentário:
Postar um comentário