quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES - O SAPO BOCARRÃO

 O SAPO BOCARRÃO
FAULKNER, KEITH
COMPANHIA DAS LETRINHAS


* Organizar as crianças em roda e apresentar o livro à elas, explorando o título e a imagem da capa (perguntar: "Quem sabe o nome desse bicho? Onde ele vive? O que ele come? Por que será que essa história tem esse nome?, etc.).

* Realizar a leitura do livro, mostrando as imagens. Após a leitura, deixar que comentem suas impressões sobre a história e manuseiem o livro.

* Organizar no espaço externo um momento de brincadeiras do "Sapo Bocarrão" : abrir a boca bem grande, fazer biquinho, emitir sons imitando o sapo, pular como um sapo e até apostar uma corrida de pulos ou uma competição para ver quem consegue pular mais alto...

* Confecção da dobradura do sapo (pode-se criar uma oficina de dobradura com a presença dos pais). Passo a passo da dobradura (fonte: http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/10/sapo-bocarrao.html)










* Após a confecção da dobradura, organizar um momento de contação de história com participação das crianças, cada um com seu sapinho.

* Organizar uma roda de música (se possível, convidar alguém para tocar violão ou teclado para acompanhar) e cantar músicas conhecidas do Sapo e outras cantigas tradicionais.

* Confeccionar com as crianças um fantoche de sapo utilizando caixas de leite.

* Apresentar o vídeo do grupo "Varal de Histórias",em que é realizada a leitura do livro "O sapo bocarrão".




* Pedir para que as crianças desenhem a parte que mais gostaram da história  e confeccionar um mural expositivo no corredor ou pátio da escola.

obs: Aproveite para tirar muitas fotos das crianças durante as atividades e, se possível, imprimir e organizar uma exposição das atividades realizadas para toda a comunidade escolar.



Sequência de Atividades elaborada por : Professora Priscila Pedersen

Nenhum comentário: