segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PROJETO: COLETÂNEA DE PROBLEMAS DE LÓGICA





JUSTIFICATIVA: Usar o raciocínio lógico é uma habilidade muito importante, que precisa ser desenvolvida para que, na vida, os alunos possam utilizar-se desse recurso na tomada de decisões e na resolução de diferentes problemas. Haverá situações-problema em que nem sempre serão utilizadas as operações para se chegar às soluções, mas que envolverão o raciocínio lógico matemático e as relações geométricas.


SÉRIE: 4º ANO (3ª série)




TEMPO: 2 meses




CONTEÚDOS:

* Raciocínio lógico

* Procedimento de pesquisa

* Procedimentos heurísticos e algorítmicos




PRODUTO FINAL (SUGESTÃO): Produzir "coletânea de problemas de lógica" para ser oferecida à outra turma do mesmo ano ou encaminhada a outra escola via internet.





MATERIAL NECESSÁRIO:

* Livros didáticos e paradidáticos que contenham problemas de lógica;

* Tesoura e cola;

* Folhas de papel;

* Computadores (se forem digitar);

* Papel colorido para a capa e para os convites





ETAPAS PREVISTAS:

1. Comunicar à turma sobre o projeto e o produto final. Ouvir os alunos sobre outras ideias que possam culminar na realização e finalização do projeto. Você poderá acatar ou ajustar as ideias dos alunos, de forma que o projeto ficará ainda mais interessante, pois haverá uma participação mais direta deles no que diz respeito à decisão do que farão com o produto final ou mesmo sobre o próprio produto final.

2. Retomar os problemas de lógica trabalhados com os alunos, levantando as dificuldades que tiveram e sugestões de procedimentos para resolver problemas desse tipo. Esse é um bom momento para conversar sobre os procedimentos que deram certo e os que não deram certo, assim como sobre os procedimentos que culminaram num algoritmo (podem ser utilizados para resolver outros problemas parecidos). Os alunos poderão registrar essas sugestões em seus cadernos para posterior consulta.

3. Propor uma pesquisa de 2 ou 3 problemas de lógica em livros didáticos ou paradidáticos (ver "Desafios e investigações", de Tom O'Brien, Ed. Callis, 1998 e "Brincar de pensar com histórias", de Irene de Püig e Angélica Sátiro, Ed. Callis, 2000) e em sites. Lembrar-se de prever um tempo para que realizem essa pesquisa.





*fonte: MATEMÁTICA - PROJETO PROSA (4º ANO) - ED. SARAIVA

Um comentário:

Vanessa disse...

Oi, vim te avisar que tem sorteio no meu blog.
Bjs