sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ATIVIDADE: ELABORAÇÃO DE RESENHAS

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:: Expectativas de Aprendizagem:
Espera-se que os alunos:
a) Elaborem resenhas do livro indicado considerando o contexto de produção definido pelo professor e as especificidades do gênero.
b) Utilizem conhecimentos lingüísticos para produzir seus textos, de modo a garantir-lhes eficácia.
c) Planejem, redijam, revisem e reescrevam o texto considerando sua adequação ao contexto de produção definido.
No que se refere aos alunos de 1ª a 4ª série, espera-se que produzam resenhas que contenham elementos que:
- identifiquem e caracterizem a obra;
- apresentem uma síntese do conteúdo da obra;
- apresentem sua opinião sobre a obra.
:: Organização da atividade
A atividade deverá ser organizada em três momentos:
a) Aprendendo o que é uma resenha.
b) Elaborando uma resenha a partir de uma obra lida pela classe.
c) Elaborando a resenha da obra lida nas atividades de leitura da escolha pessoal. Na primeira parte, o aluno deverá ser apresentado ao gênero. O professor deverá organizar uma seqüência didática que trabalhe, por comparação e análise, as características de uma resenha:
- seu contexto histórico de produção;
- suas características de composição estrutural;
- os recursos estilísticos do gênero.
Nesse momento, é importante que sejam focalizadas ainda as características que assumem resenhas publicadas em diferentes portadores e que circulam em diferentes meios, analisando-se as interferências das condições de produção nos textos ; a progressão temática de resenhas diferentes, analisando-se o movimento utilizado pelo autor para organizar seu texto. Uma possibilidade é utilizar resenhas de livros, peças teatrais, filmes, publicadas nas próprias obras, em jornais, revistas para leitura e análise. Incluir nesse trabalho resenhas de capítulos de novelas ou programas de TV ou de rádio e compará-las estabelecendo semelhanças e diferenças em relação às anteriores.
Na segunda parte, deve-se elaborar individualmente uma resenha sobre uma obra lida por todos. É importante que seja uma obra que todos tenham realmente lido, pois isso permite que, na discussão coletiva, haja esclarecimentos a respeito dos aspectos que devem ser objeto de discussão, dos procedimentos a serem utilizados na elaboração, dos recursos estilísticos possíveis etc. Nessas classes iniciais, é importante que o professor reserve horários semanais para leitura em classe inclusive com leitura em voz alta feita pelo educador ou por alunos mais desenvoltos. As conversas sobre os textos podem também ter como objetivo a resenha. Por exemplo, se o professor estiver trabalhando com o gênero novela e lendo com eles um livro como ?A árvore que dava dinheiro?, de Domingos Pellegrini, parte do acervo do Biblioteca em minha casa MEC/PNBE/2001, pode a cada reinício de leitura conversar sobre o que já foi lido.
Na terceira parte, deve-se especificar o contexto de produção da resenha que cada um elaborará sobre a obra de sua escolha pessoal:
- quem será o interlocutor (e quais suas características);
- qual a finalidade do texto (informar leitores da biblioteca da escola sobre o conteúdo das obras, compondo um acervo de resenhas; informar leitores de um jornal da escola sobre lançamentos de livros, por exemplo);
- de que lugar escreverão (como alunos da série tal, por exemplo);
- em que portador será publicada a resenha (fichas, folhetos, jornal da escola etc.);
- em que lugar circulará (na escola como um todo, na sala de leitura, na comunidade escolar ampliada, por exemplo)
.Depois disso, solicitar que os alunos planejem o seu texto, definindo o que escreverão em cada uma das partes da resenha, que recursos utilizarão, que aspectos focalizarão etc., em função das características do contexto de produção.
Finalmente, o texto deverá ser produzido, revisado e reescrito, considerando as especificações do contexto de produção e a correção dos recursos lingüísticos utilizados.
Embora a produção seja individual, é possível organizar os alunos em duplas de trabalho que cooperarão entre si no processo.
:: Avaliação
Neste momento, o professor deverá verificar se durante a realização das atividades e após sua conclusão as expectativas de aprendizagem foram atendidas, mediante auto-avaliação, avaliação coletiva e avaliação do professor.
Sugestão de ficha de auto-avaliação
Podem ser elaboradas duas versões da ficha abaixo: uma para ser utilizada pelo aluno na sua auto-avaliação, outra para ser utilizada pelo professor na avaliação final do trabalho. Os aspectos apontados devem ser adaptados de maneira a poder atender às demandas de cada um dos momentos. Além disso, cada professor deve adequar às especificidades de sua turma os aspectos textuais, gramaticais e notacionais apontados.
obs: Ver ficha de auto-avaliação no site abaixo.


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