As sugestões abaixo foram retiradas do excelente livro "Problemas? Mas que problemas?! (Mercedes Carvalho, Ed. Vozes).
* COMPLETANDO O ENUNCIADO DO PROBLEMA
1. Marcelo tem 36 bolinhas de gude e João tem 18 a mais que Marcelo. _______________?
a) Quantas bolinhas de gude Marcelo tem a menos?
b) Quantas bolinhas de gude têm João e Marcelo juntos?
c) Quantas bolinhas de gude tem João?
2. Ganhei R$ 35,00. Guardei R$ 15,00 e com o restante comprei duas camisetas por R$ 5,32 cada. __________________?
a) Qual a quantia que ainda tenho?
b) Com o dinheiro que ainda tenho quantas camisetas a mais posso comprar?
c) Quanto paguei pelas camisetas?
obs: É interessante notar que todas as perguntas são possíveis para a situação apresentada, mas, dependendo da pergunta do aluno, tem-se um tipo de problema.
a) O aluno terá de fazer três operações para responder. Aplicará o algoritmo da subtração e da multiplicação. Será um problema padrão.
b) O problema fica bem mais interessante, pois o aluno estará criando um desafio, já que a pergunta está gerando uma nova situação.
c) O problema fica com excesso de dados, pois para resolvê-lo não há necessidade das informações de quanto ganhei e quanto guardei.
3. Uma doceria, no final de semana, vendeu 45 quindins, 90 sonhos, 70 trufas e muitas bombas de chocolate. _____________________?
a) Quantos doces a doceria vendeu ao todo no final de semana?
b) Quantos quindins foram vendidos a menos que sonhos e trufas?
c) Quantas trufas e bombas de chocolate foram vendidas ao todo no final de semana?
obs: Aqui só o ítem b possibilita a resolução do problema, pois os ítens a e c tornam o problema sem solução, devido à insuficiência de dados; o enunciado não informa quantas bombas de chocolate foram vendidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário