terça-feira, 4 de junho de 2013

BRINQUEDOS DE PAPELÃO: VAMOS CONSTRUIR?

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

- Aprender que o papelão pode ser um recurso importante para oportunizar o brincar criativo;
- Possibilitar experimentos artísticos utilizando papelão;
- Compartilhar o espaço e as brincadeiras com outras crianças e adultos, ampliando o seu universo cultural e vivencial;
- Aprender a esperar a vez de participar, respeitar e ser respeitado, possibilitar trocas de conhecimentos; e
- Instigar a curiosidade, a memória, a percepção, a fantasia e socialização. 

Duração das atividades
Cinco momentos de aproximadamente 20 minutos cada um.















Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Brincadeira, linguagem, imitação e imaginação. 
Estratégias e recursos da aula
1º momento - Apresentando a história
            Para este primeiro momento, o professor conta a história “O trenzinho do Nicolau”, de Ruth Rocha; Editora Salamandra,2009.  Quando for apresentar a história é interessante que o professor, organize o grupo de crianças em roda, sentadas num tapete, num espaço aconchegante e tranquilo. Após contar a história, o professor deve chamar a atenção para os pontos principais da história e para as figuras do livro, instigando para que as crianças falem sobre suas impressões. O professor pode realizar algumas perguntas, como, qual era o meio de transporte usado por Nicolau para percorrer a cidade? Quais os meios de transportes temos em nossa cidade? Temos trem em nossa cidade? Como cada criança chegou à escola? Vieram caminhando, de ônibus, de carro, de bicicleta?  
capa livro
2º momento – Vamos fazer um volante para brincar de dirigir?
            Professor, propõe às crianças a construção de um brinquedo. Mostre para as crianças pedaços de papelão cortados em forma de tiras, e junte as extremidades do papelão, com fita adesiva, formando um círculo. Mostre o círculo para as crianças e pergunte: o que o objeto parece?  Que brincadeira é possível fazer utilizando este objeto?
            Após estas perguntas, o professor compara o círculo a um volante e convida as crianças para construírem em conjunto com ele mais alguns volantes.
volante
3º momento - A construção do Volante.
            Solicite ajuda das crianças para rasgar jornal em tiras, enrolar e sobrepor o jornal sobre a estrutura de papelão, dando volume e forma arredondada. Fixe o jornal com fita adesiva.
            Na etapa a seguir use a técnica da papietagem para deixar mais forte o objeto. Solicite ajuda das crianças para forrar o objeto, utilizando o jornal rasgado com grude ou cola (a receita do grude pode ser encontrada na aula “Vamos fazer uma caixa registradora e moedas para brincar de supermercado”, postada anteriormente no Portal do Professor, o link desta aula encontra-se no item recursos complementares.
             Distribua o papel rasgado anteriormente e solicite que as crianças passem grude ou cola no papel, sobrepondo as camadas. Depois, coloque para secar.
volante
4º momento - Vamos brincar de caminhão?
            Com o volante pronto, o professor poderá propor pintá-lo com tinta guache ou cola colorida. Nós optamos por deixar o volante com o jornal aparente.
            Professor, selecione várias caixas de papelão e organize uma brincadeira com o volante construído. Lembre-se de escolher caixas que sejam firmes e resistentes.  Em nosso caso, utilizamos as caixas de papelão que servem para transportar as frutas para o lanche das crianças.
            É interessante o professor brincar junto com as crianças e interagir criativamente, trazendo elementos novos e enriquecedores às brincadeiras.
             Em nosso caso, a brincadeira foi planejada e proposta junto ao grupo de crianças de dois anos de idade, da professora Josiana Piccole, no Núcleo de Desenvolvimento Infantil – UFSC. Chamamos de “brincadeira de caminhão”. A professora Josiana brincou com as crianças instigando-as a imaginarem diferentes situações. Primeiro, brincou que as crianças eram as frutas que estavam dentro do caminhão, perguntando-lhes que tipo de fruta elas eram. Depois, as crianças assumiram papel de motoristas e a professora perguntou-lhes qual fruta o caminhão delas estava levando. E as crianças respondiam: “o meu caminhão está levando mamão”; “o meu está levando melancia”. Também estavam lá o caminhão de maçã, o do bolo, entre outros. As crianças entravam e saiam do caminhão, numa divertida brincadeira.
            Professor, você pode usar sua criatividade e transformar os caminhões em diferentes propostas.
CARRINHOSCRIANÇAS BRINCANDO
5º momento – Transformando o caminhão em trem.
            Professor, relembrando a história “O trenzinho do Nicolau”, convide as crianças a brincarem de trem do Nicolau. Solicite ajuda delas para colocar as caixas enfileiradas e as instigue imitando o maquinista, apitando, fazendo o barulho do trem.  Para animar ainda mais a brincadeira, cante a canção “Eu vou andar de trem”, presente no site postado no item recursos complementares.
trem

Avaliação
Para avaliar as crianças o professor deve observar se elas participaram da construção dos volantes e das brincadeiras propostas; se interagiram umas com as outras e com a professora, ou predominou a brincadeira individual? Os recursos utilizados possibilitaram a imitação de diferentes papéis e enriqueceram as brincadeiras? 

Nenhum comentário: