quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

SUGESTÕES PARA PLANEJAMENTO DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Dicas para auxiliar no planejamento das atividades

Todo planejamento, para ser viável, deve ter como base o conhecimento a respeito de a quem vamos dirigir nossa ação educativa. Deve também ser precedido de uma reflexão sobre o papel do educador.
O planejamento deve ser entendido como hipótese, um parâmetro flexível em busca de resultados eficazes; portanto, ele deve ser proposto, e não imposto, propiciando a preparação para, na sequência, converter-se na realização de boas práticas em sala de aula.
O primeiro passo para o planejamento bem-sucedido é conhecer as crianças, suas potencialidades e suas limitações, bem como a realidade em que vivem e seus conhecimentos prévios, pois somente quando elas se sentem confiantes e integradas é que têm condições de participar ativa e proveitosamente das atividades propostas pelo educador e pela escola.

Esquema corporal

O esquema corporal consiste no conhecimento que a criança tem do próprio corpo.
Os movimentos do corpo se integram no espaço e no tempo. Portanto, as atividades de esquema corporal devem ser exploradas em conjunto com as de coordenação visomotora e de orientação espacial e temporal.

Objetivos

  • Identificar as partes que compõem o corpo como um todo e observar cada parte isoladamente.
  • Tomar consciência de si, de seus semelhantes e do meio em que vive.
  • Coordenar o domínio do campo visual com a motricidade das partes do corpo.

Cotidiano e rotina

É fundamental que a escola tenha clareza de que rotina é diferente de cotidiano, embora, muitas vezes, sejam trabalhados como iguais ou semelhantes. Conhecer a diferença entre elas nos dá subsídios mais claros para um trabalho mais produtivo.
O cotidiano é aquilo que vivemos no dia a dia, no presente. É o que acontece, a dimensão concreta da vida. Ele inclui o que planejamos, mas também o inesperado.
A rotina é uma estratégia utilizada pelos seres humanos para organizar seu cotidiano.
Fonte: LOPES, Karina Rizek; MENDES, Roseana Pereira; FARIA, Vitória Líbia Barreto de (Org.). Livro de estudo: Módulo III Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2006. 74p. (Coleção Proinfantil).
Sugerimos a seguir um modelo de rotina que poderá ser adaptada ao cotidiano da escola. Cabe ressaltar ainda que a rotina deve estar em consonância com o projeto político-pedagógico da escola, levando em conta a idade do grupo, os espaços disponíveis e a realidade local.

Quadro de rotina

dias/
tempo
segunda-feiraterça-feiraquarta-feiraquinta-feirasexta-feira
15 minchegada/ acolhimentochegada/ acolhimentochegada/ acolhimentochegada/ acolhimentochegada/ acolhimento
10 min.guardar mochila/ agendaguardar mochila/ agendaguardar mochila/ agendaguardar mochila/ agendaguardar mochila/ agenda
20 min.Momento brinquedoMomento brinquedoMomento brinquedoMomento brinquedoMomento brinquedo
15 min.roda de conversaroda de conversaroda de conversaroda de conversaroda de conversa
15 min.calendário/ chamadacalendário/ chamadacalendário/ chamadacalendário/ chamadacalendário/ chamada
20 min.musicalizaçãocorpo em movimentoArtecorpo em movimentomusicalização
30 min.lanche/ recreio/ intervalolanche/ recreio/ intervalolanche/ recreio/ intervalolanche/ recreio/ intervalolanche/ recreio/ intervalo
5 min.hora de relaxarhora de relaxarhora de relaxarhora de relaxarhora de relaxar
5 min.Organização do espaçoOrganização do espaçoOrganização do espaçoOrganização do espaçoOrganização do espaço
20 min.roda de aprendizagemroda de aprendizagemroda de aprendizagemroda de aprendizagemroda de aprendizagem
20 min.livro didático    
20 min.roda de leituraroda de leituraroda de leituraroda de leituraroda de leitura
20 min.avaliaçãoavaliaçãoavaliaçãoavaliaçãoavaliação
10 min.saída/ agendasaída/ agendasaída/ agendasaída/ agendasaída/ agenda

Entendendo melhor o quadro

  • Esse quadro é composto por atividades permanentes, consideradas assim por serem diárias.
  • Os períodos reservados para as atividades, se somados, não perfazem quatro horas. A intenção é contar com um período de folga para o caso de haver necessidade de alguma atividade extra ou que demande mais tempo de acompanhamento.
1. Chegada / acolhimento
  • Momento importante, pois é quando o aluno é recepcionado pelo profissional da escola, o professor ou outro, que deverá ser capaz de acolhê-lo e mostrar-lhe que está em segurança.
  • Sempre há o aluno que atrasa, eventualmente chora e precisa ser confortado.
  • O aluno poderá ser recepcionado também no pátio.
2. Guardar mochila e entregar a agenda
  • Em sala de aula, este é o momento em que o aluno aprende a organizar seus pertences.
  • Por meio da leitura da agenda, o aluno tem a oportunidade de entender o uso e a finalidade da escrita: registro e comunicação.
3. Momento brinquedo
  • Os alunos deverão ser convidados a agrupar-se para brincar com jogos e brinquedos desafiadores, em espaços da sala de aula organizados e pensados para isso;
4. Roda de conversa
  • As conversas informais são comuns na roda de conversa e contribuem para estabelecer afetividade entre os alunos, oferecendo importantes informações para que você possa conhecê-los melhor e planejar novas situações com base nas necessidades e nos interesses deles. A roda de conversa favorece a livre expressão sem o compromisso sistemático de avançar, esmiuçar e chegar ao conhecimento mais elaborado. A participação das crianças por meio da fala, nessa situação, é maior, e você tem o importante papel de ouvinte atento e de mediador de modo que todas possam falar e ser ouvidas.
  • A roda de conversa é um excelente momento para o trabalho com a oralidade e prolação. Este é o momento de o aluno expressar-se livremente com a sua mediação. É importante que as crianças possam compartilhar experiências relevantes, sonhos, conquistas. Ao desenvolver a oralidade os alunos aprendem a falar e a escutar, que têm funções sociais.
5. Calendário e chamada
Segundo Piaget (1978), “O conhecimento lógico-matemático é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos”.
  • A organização espaço-temporal na Educação Infantil é trabalhada por meio do calendário. Para isso, os alunos deverão ser estimulados a fazer perguntas e a dar respostas que distingam o dia e a noite; o passado, o presente e o futuro; os dias da semana; os meses do ano etc. Ao apresentar esse recurso aos alunos e explorá-lo com eles, você deve possibilitar a aquisição de saberes que ultrapassem o óbvio, desafiando-os a descobrir conhecimentos relativos à organização espaço-temporal.
  • Ressaltamos que há um trabalho específico, diferenciado e de acordo com a faixa etária a ser feito com o calendário.
  • A lista de nomes do grupo é outro instrumento a ser explorado por meio de perguntas específicas que façam os alunos pensarem a respeito da escrita, como a semelhança e as diferenças entre as palavras.
6. Musicalização / corpo em movimento
  • A Educação Infantil é, por si só, um período repleto de músicas, danças e cantos. O trabalho com a musicalização deve incluir atividades que promovam a apreciação e o conhecimento musical. Por meio da musicalização, podemos potencializar a inclusão de todos os alunos nas atividades e desenvolver a sensibilidade e as percepções auditivas, que contribuem diretamente para o desenvolvimento cognitivo harmônico.
  • O desenvolvimento corporal, com movimentos harmoniosos e sincronizados, é o objetivo neste momento da Educação Infantil.
7. Hora de relaxar
  • Momento de voltar à calma após a agitação do recreio.
  • Sala arejada com música ambiente discreta e relaxante é uma boa estratégia para este momento.
8. Organizando o espaço
  • Momento de organizar o espaço e o grupo para a próxima atividade selecionando os materiais necessários para o desenvolvimento da Roda de aprendizagem. É importante que os alunos participem colaborando na organização do espaço, dos materiais etc.
9. Roda de aprendizagem
  • Geralmente, a Roda de aprendizagem precede o trabalho com o livro didático. A organização circular faz com que todos se vejam e as trocas de informação fiquem mais fáceis. Novos conhecimentos são apresentados e novas aprendizagens são adquiridas pelo grupo, que tem a oportunidade de falar, trocar impressões, ajustar e socializar o repertório, caminhando assim rumo à consolidação do que aprenderam.
10. Livro didático
  • O livro será trabalhado agora como um objeto que, além de fazer a transposição para a forma gráfica do assunto apresentado e explorado anteriormente, dará a oportunidade de o aluno empreender outros caminhos rumo à aprendizagem.
11. Roda de leitura
  • Ler para e com os alunos é fundamental e ensinar as estratégias de leitura, necessário. Explore a diversidade de gêneros textuais oferecendo ao aluno a possibilidade de fazer uma leitura efetiva de mundo.
  • Este é o momento em que o processo de letramento estará sendo privilegiado.
12. Avaliação
  • Avaliar é mapear sucessos e insucessos do grupo, dar voz e voto aos alunos em relação ao que aprenderam, aos acontecimentos cotidianos e, principalmente, à dinâmica do trabalho, ou seja, significa colaborar com a construção da autonomia moral do aluno e da aprendizagem.



* FONTE: http://www.editoradobrasil.com.br/educacaoinfantil/educacao_infantil/planejamento.aspx

Nenhum comentário: