quarta-feira, 24 de julho de 2013

ATIVIDADES PARA PERÍODO DE ADAPTAÇÃO


Período de adaptação - "Nos conhecemos pelas mãos de Paulina"

Expectativas a serem alcançadas:

Que as crianças:
* Conheçam a sua sala e familiarizem com os objetos e os espaços da mesma;
* Iniciem a inter-relação com os colegas e professores de sua sala;
* Consigam separar-se progressivamente das mães ou familiares.

Objetivos:
* Oferecer à criança possibilidades de participar de brincadeiras de integração para que consigam gradativamente integrar-se com seus colegas e desenvolver-se junto a eles;
* Favorecer um ambiente facilitador e um clima afetivo que possibilite a criança sentir-se seguro e confiante.

Conteúdos:
 Área sócio-afetiva:
- Reconhecer e relacionar-se afetivamente com os adultos e com as crianças de seu grupo.
- Integração em seu grupo, reconhecendo a pertinência com o mesmo.
- Progressiva aquisição de alguns modelos, normas e atividades próprias do funcionamento grupal.
- Início da autonomia frente as necessidades individuais.

Área cognitiva:
- Expressão das necessidades, desejos, sensações, pedidos, interações através da linguagem verbal, gestual e de movimentos corporais.
- Exploração de materiais e ferramentas úteis para as atividades plásticas.
- Apreciação de contos, poesias, músicas de diferentes gêneros.

Área psicomotora:
- Conquista e prazer diante de um menor grau de dependência.
- Confiança em suas habilidades motoras básicas e aquisição de novas.
- Vivenciar e desfrutar do ar livre.

Estratégias Metodológicas:
- Acompanhar e amparar tanto pais quanto o grupo de crianças.
- Observar condutas grupais e individuais.
- Oferecer espaços para a exploração de brinquedos, jogos e distintos elementos.
- Utilizar recursos para entreter a criança durante a espera.

Atividades Propostas:
Duração aproximada: 2 semanas
Boas-vindas e apresentação da personagem da sala "A galinha Paulina", seguindo as pegadas e os cacarejos de nossa amiga chegarão ao local onde a encontrarão.

Atividades de rotina: fazer uma roda e cantar canções para cumprimentarem-se.
- Separar lenços para brincarem. Possíveis ações exploratórias: sentados, parados, passeando pela sala.
- Chamar a Paulina e cantar uma canção.
- Contar uma história onde aparecerão alguns animais amigos da Paulina.
- Saborear biscoitinhos preparados pela Paulina
-Desenhar com giz de lousa umedecido em leite açucarado a parte da história que mais gostou e depois expor na sala.
- Brincar com bacias de diferentes tamanhos transformando-as em distintos elementos e utilizando-as para passear pela sala.
- Fazer aparecer com a ajuda de palavras mágicas um trem de lenços (formar um trem amarrando as pontas dos lenços).
- Sair para um passeio por toda a escola cumprimentando todas as pessoas que encontrarem.
- Cantar a canção "Cabeça, ombro, perna e pé" e ir sinalizando com um lenço as partes destacadas.
- Pendurar os lenços em um varal com a ajuda da mamãe.
- Distribuir baldes e pás para brincarem junto com Paulina no tanque de areia. Fazer o trajeto cantando a música "O trem maluco...".
- As mães ficarão na sala criando com os lenços os amigos de Paulina e depois irão buscá-los no parque com a surpresa.
- Retornar a sala para brincarem com lençóis e com os animais criados pelas mães.
- Em roda apresentarão os amigos de Paulina criados pelas mães, dizendo qual é seu nome, o que gosta de fazer, o que gosta de comer, etc.
- Com caixas e lençóis as mães transformarão estes elementos em uma casa para o animal criado (cada uma deverá decorar a gosto).
- Distribuir bacias e brochas para brincarem com água no parque.
- Brincar com os amigos de Paulina em um grande lençol: brincar com fantoches de dedo.
- Forrar caixas com jornal e pintar com guache espesso utilizando os dedos.
- Passear com os animais em seus veículos pela escola, parando nas demais salas e cumprimentando as outras crianças e professoras.
- Comemorar o aniversário da Paulina na hora do lanche.
- Brincar com espuma de barbear sobre papel grosso.
- Trazer um boneco de casa e brincar com ele na escola e ao final banhá-lo com água e esponjas no parque.


Planejamento para as semanas seguintes (possíveis atividades):

- Brincar e explorar as distintas partes do corpo.
- Brincar de esconde-esconde com lenços transparentes e opacos, lençóis, papelão, etc.
- A professora irá se esconder e aparecerá com as palavras mágicas aprendidas.
- Ouvir histórias, poesias e versos observando as ilustrações.
- Brincar com bolhas de sabão  no parque, seguindo e pegando-as.
- Brincarem todos juntos com massinha.
- Brincar com caixas de papelão: fazendo cavalinho, criando caminhos, construindo tuneis e casinhas, entrando dentro e convidando o amigo para uma visita.
- Brincar com jornal.
- Brincar com bambolês, guizos, blocos de espuma, no tanque de areia...
- Colaborar com a professora na hora de organizar a sala.
- Brincar com a professora de música.

* fonte: Educação Infantil - o Guia da Professora/ Março 2008 - Editora Ediba

Nenhum comentário: