quinta-feira, 11 de julho de 2013

PROJETO DIDÁTICO - OS TRÊS PORQUINHOS



*  Projeto desenvolvido pelas professoras Elaine Cristina Belina da Silva, Edlaine Carvalho da Silva e Neusa Gomes de Melo, da prefeitura de Guarulhos, SP.

PROJETO ABRIL LITERÁRIO: OS TRÊS PORQUINHOS


O que o aluno poderá aprender com esta aula

O projeto tem como base o clássico infantil “Os Três Porquinhos” , a partir dele pode-se:

- Apresentar ao educando o mundo da fantasia e do faz-de-conta;

- Despertar o gosto, o hábito e o prazer pela leitura;

- Aproximá-los de diversas manifestações culturais;  

- Conhecer diferentes formas de linguagens textuais (escrita, oral, teatro, música...),

- Mostrar que através da leitura pode-se viajar e conhecer diferentes lugares;

- Passar à criança diversos conceitos com: ética, moral, respeito ao próximo, ao diferente, entre outros.

Duração das atividades
Uma semana. ( De acordo com a realização das atividades, poderá haver uma flexibilidade e esse tempo pode ser estendido.)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nã há necessidades de conhecimentos prévio.

Estratégias e recursos da aula
1º momento:
Preparar o ambiente: Fazer uma roda de conversa e apresentar a história para as crianças. Aguce a curiosidade delas para que todos possam ter vontade de viajar na história, no mundo do faz de conta, e assim fazer com que todos sejam protagonistas da mesma.

Comece então a despertar a vontade de ouvir a história. Ex: Conheço uma história que fala de três porquinhos que resolveram morar sozinhos, mas em seu caminho apareceu um lobo muito mal. Vocês querem ouvir?

2º momento:
Contando a história: Em uma roda contar a história dos Três Porquinhos utilizando-se de livros e dedoches. Em seguida deixar as crianças manusearem o(s) livro(s) e os dedoches, para que possam reconhecer os personagens, e proponha que recontem a história.

 3º momento:
Teatro de Fantoches: Organizar a sala deixando um ambiente agradável e prazeroso, para que as crianças possam apreciar a obra literária através de um teatro contado pela professora. Durante a apresentação, faça uma interação entre os personagens e as crianças. Os personagens da história podem chamar pelo nome das crianças e fazer algumas perguntas. Ex: O lobo pode perguntar as crianças se ele assopra a casa ou não, se ele entra pela chaminé ou não; o porquinho pode perguntar as crianças se eles estão vendo o lobo ao redor, e para que lado o lobo foi. Também pode pedir às crianças que ajudem o lobo assoprar a casa. Essa interação é muito importante na construção do saber, e desperta nas crianças curiosidade, confiança e autoestima por fazerem parte da história.


4º momento:
Vídeo: Neste momento as crianças podem estar cansadas de tanto ouvirem falar na história. Portanto pergunte a eles se desejam assistir ao vídeo, ou se preferem fazer outra atividade. Exponha quais são as atividades para que possam fazer a escolha. Se escolherem assistir, passe um vídeo curto para que não fique tão cansativo. Se escolherem fazer outra atividade, pule para o 5º momento.

A seguir o link de um vídeo dos três porquinhos bem divertido.

http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k

 5º momento:
Arte e Pintura: "Os porquinhos": Com antecedência, converse com os pais para expor o projeto que será realizado, e peça para mandarem 3 garrafas pet (tipo caçulinha) por criança, para que possam confeccionar porquinhos.

Divida os alunos em grupos pequenos, disponibilize tinta cor de rosa (acrílica) sobre as mesas, e peça para as crianças pintarem todo o entorno da garrafinha. A finalização (orelhas, olhinhos, patas e rabinho) fica por conta do professor. Obs: Se a aula for realizada com crianças maiores, pode deixar essa finalização por conta deles também.

 6º momento:
Arte e Pintura: "A maquete:" Com a turma separada em pequenos grupos, vamos começar a construção de uma maquete da história.

Peça para um grupo pintarem em uma placa de isopor, uma área verde que será a floresta, e uma área azul que será um rio que passará pelo meio da floresta.  

Em caixas de leite cortadas ao meio e previamente encapadas pelo professor, (Obs: Se a aula for realizada com crianças maiores, eles podem encapar as caixas), peça para outro grupo fazerem colagens com recortes de papel em uma caixa, palha (pode ser grama seca) em uma segunda caixa, e palitos de sorvete em uma terceira caixa, para a confecção das casinhas dos porquinhos que irá compor a maquete.

Ao redor da placa de isopor, limitando a floresta, colocam-se árvores que foram pintadas por todas as crianças. Os personagens da história que irá compor a maquete, também deverão ser pintados pelas crianças.


7º momento:
Exposição: Após a realização do projeto, expor no corredor da escola, e convidar toda a comunidade para que possam apreciar o trabalho das crianças. Na exposição deverá conter fotos das crianças tiradas durante a realização das atividades, para que todos posasm ver o registro feito pelo professor e apreciar o trabalho das crianças.

 Recursos Complementares
- Fantoches;
- Livros;
- Cola;
-Tintas;
- Garrafas pet;
- Vídeo;
- Máquina fotográfica;
- Colchonetes;
- Pincéis;
- Papéis variados;
- DVD "Os três porquinhos" - Produtora Vídeo brinquedo;
- DVD "Os três porquinhos"- Coleção Clássicos de Encantar- 2010;
- Vídeo em libras dos três porquinhos, http://www.youtube.com/watch?v=iRkZrz1N3Yg
- Livro para Ler no Escuro "Os três porquinhos"- Editora Bicho Esperto;
- Coleção Itaú de Livros Infantis: "Os três porquinhos"- Equipe Girassol;
- Blog "De Olho No Futuro Através da Educação" http://deolhonofuturoatividades.blogspot.com.br/2012/04/projeto-tres-porquinhos.html;
- Blog da "Professora Janaína Spolidorio" http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/2010/11/09/os-tres-porquinhos/

Avaliação
A avaliação será durante a realização das atividades, através da observação diária, (criatividade, participação, interesse e relacionamento com os colegas), através de registros escritos e fotográficos.

** Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42803 (Não deixe de visitar o site, pois lá você poderá ver fotos do desenvolvimento das atividades do projeto.)

Nenhum comentário: