BRINCANDO COMO NOSSOS AVÓS
TEMPO PREVISTO: Aproximadamente dois meses.
OBJETIVOS:
* Refletir sobre o tempo histórico por meio do recorte (foco) das brincadeiras;
* Levantar as diferenças do modo de brincar de hoje e da época dos nossos avós.
INTERDISCIPLINARIDADES POSSÍVEIS: Movimento, Linguagem e Artes Visuais.
ETAPAS:
Etapa 1: Conversa com as crianças sobre as brincadeiras preferidas do grupo. Elaborar uma lista com essas brincadeiras e sugerir que sejam feitas algumas delas ao longo da semana. Pode-se realizar uma eleição para definir quais brincadeiras serão feitas.
Etapa 2: Realização das brincadeiras escolhidas ao longo de toda a semana.
Antes de cada brincadeira, conversar sobre:
* A necessidade ou não do uso de materiais para realizar a brincadeira, como: bola, corda, etc.;
* Regras específicas da brincadeira;
* Número e papel dos participantes;
* Necessidade da presença de um adulto durante a brincadeira, como participante, líder ou mediador;
* Espaço mais adequado para a realização das brincadeiras.
Etapa 3: Pesquisa sobre as brincadeiras preferidas nas épocas dos pais e avós das crianças. Pedir para que as crianças conversem com seus pais ou avós a esse respeito.
Etapa 4: Com as crianças, fazer uma lista com as brincadeiras preferidas nas épocas de seus pais e avós. Na classe, pedir para que as crianças contem sobre as informações coletadas com os pais e avós, enquanto o professor faz a lista. De acordo com a faixa etária, é possível pedir para que as próprias crianças façam a lista.
Etapa 5: Convite a algum dos avós das crianças para ir até a escola contar sobre as brincadeiras de sua época. É importante consultar as famílias para confirmar essa possibilidade e agendar as visitas ao longo da semana.
Etapa 6: Elaboração com as crianças de um roteiro de perguntas a serem feitas no dia da visita. As perguntas devem ser das crianças. Registrá-las para que possam ser retomadas.
Etapa 7: Depois da visita, conversar com as crianças sobre as possibilidades da realização nos dias de hoje das brincadeiras de antigamente e quais elas já conhecem. Escolher algumas dessas para serem ensinadas às crianças.
Etapa 8: Elaboração de um registro após cada brincadeira. Esse registro pode ser ditado pelas crianças e escrito pelo professor. Também é possível ilustrar esse registro com fotos do momento da visita ou desenhos das crianças.
Etapa 9: Montagem de uma linha do tempo com os registros, que pode ser exposta no mural da classe ou da escola.
* Fonte: Coleção Novos Caminhos - Educação Infantil, Editora DCL
Um comentário:
Olá. Que belo blog.Material rico e encantador. Gostei da qualidade. Já estou seguindo e levando seu blog para lista com seu link também.
Parabéns, fique com Deus.
Conte comigo.
Bjos, Rosangela
http://rosangelaprendizagem.blogspot.com/
http://rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com/
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