terça-feira, 15 de junho de 2010

FICHAS SOBREPOSTAS





Antes do jogo...


* Explorar, indivualmente, o conjunto de fichas recebidas pelo professor, formando diferentes números de sua escolha.
Neste primeiro momento, o objetivo é que os alunos se familiarizem com as fichas. Ao formar um número, oriente que, como são fichas sobrepostas, devem ser colocadas umas sobre as outras, como mostra o exemplo abaixo.

Exemplo: veja como formar o número 245, usando as fichas sobrepostas :





Orientação para o jogo:



* Proponha jogos em grupos de quatro alunos: cada um deve organizar suas fichas em três montinhos separando as de 1 algarismo, 2 algarismos e 3 algarismos.




1ª rodada: diga para cada participante formar um número utilizando uma ficha de cada monte, e que leiam para o seu grupo, o número formado.
Em seguida, diga que vencerá a rodada quem formou o maior número. Oriente a construção de uma tabela, para marcar os resultados das rodadas e, que devolvam as fichas nos montinhos para a formação de novos números.




2ª rodada: diga para os participantes formarem outro número. A condição para vencer a rodada é a formação, por exemplo, do menor número.




3ª rodada: novamente as fichas nos montes originais e a formação de outro número. Ganhará a rodada aquele que formar o número mais próximo de 500, por exemplo.





Obs: Este jogo pode ter quatro ou cinco rodadas, com os critérios para vencer cada uma delas, escolhidos pelo professor, e posteriormente, em outros momentos, escolhidos por um aluno, que seria o “juiz” do jogo.

PARA O PROFESSOR...

As fichas sobrepostas formam um material interessante para trabalhar com composição e decomposição de números. É importante que:
a) o uso dessas fichas auxilia na “ponte” entre linguagem falada e escrita;
b) o principio que rege a numeração falada é o principio aditivo e o que rege a numeração escrita é o posicional, e que são necessárias intervenções pedagógicas para que o aluno reflita sobre essa questão.
Converse sobre a escrita decomposta, por exemplo, (26 = 20+ 6), que é facilmente percebida pelas fichas. Escrever números decompostos desta maneira:
26=2 dezenas + 6 unidades
contribuem para equívocos, principalmente quando aparecem zeros no meio dos números. Por exemplo: 207 = 2 c + 0 d + 7 u, em que se pensa (a partir dessa forma de escrever), que 207 não possuem dezenas.

Nenhum comentário: