1- Proponha aos alunos que pesquisem, ou você mesmo traz, recortes de jornal que apresentem números. Quando recortarem devem analisar em duplas em que situações os números aparecem, que significados eles têm, o que mudaria no texto se eles fossem apagados, etc. Organize então com a classe um registro que pode ter um desses títulos: para que servem os números; os diferentes significados dos números; etc. Devem perceber que os números têm significados diferentes e servem para contar, para expressar medidas, para nomear, como códigos entre outras funções.
2- É possível adaptar essa atividade para um tipo de número em especial, porcentagens por exemplo, ou propor questões mais dirigidas tais como:
* Procurem no jornal, ou na revista, artigos com números maiores do que 1000. Analisem esses números, como eles são escritos, em que contexto aparecem, a que estão se referindo, etc.
* Por quê no jornal dez mil aparece escrito como 10 mil? Por que não são usados apenas algarismos para registrar os números? Aqui podem perceber que os números nos jornais e revistas são escritos por extenso ou combinando algarismos e palavras tanto para facilitar a comunicação (é mais fácil ler no texto 1 bilhão, do que 1 000 0000 000), quanto para economizar espaço.
3- Use mapas meteorológicos do jornais para comparar temperaturas, explorar tabelas e construir gráficos.
4- Grupo de compras
Objetivos: ler e interpretar textos; buscar no texto informações relevantes para resolução de problemas; medidas de tempo; planejamento de estratégias para resolver problemas.
Leia o texto ao lado publicado em um jornal de bairro de São Paulo:
Muitas famílias estão se organizando para fazer compras em grupos, para conseguir preços mais baratos, especialmente em frutas, verduras e legumes. Elas estão formando um grupo de compras.
Para formar um grupo de compras, em primeiro lugar é preciso reunir cerca de dez famílias entre vizinhos, amigos e parentes para fazer compras mensais ou semanais sempre em conjunto.
Definidos os integrantes, eles devem reunir-se para decidir que tipos de produtos comprar e em que quantidade. Se houver muita discrepância de gostos o sistema pode não funcionar.
A cada semana ou mês, uma família fica responsável por pesquisar preços e fazer as compras. Embora essa seja a parte mais trabalhosa do processo vale lembrar que cada família só voltará a assumir esse compromisso depois que todas do grupo tiverem feito o mesmo.
* A proposta é para ser feita em grupos de 4 alunos.
* Proponha que leiam e discutam o texto e que pesquisem os significados de palavras desconhecidas.
* Apresente o seguinte problema: se dez famílias se reúnem para realizar compras mensais, conforme aparece na notícia, e uma família ficou responsável pelas compras do mês de abril, quando voltará a fazer as compras novamente? E se as compras fossem semanais? E se fossem apenas 5 famílias?
* Peça que imaginem que fazem parte de um grupo de compras e que elaborem um planejamento de ações para que o grupo funcione.
* Se desejar use encartes de supermercados que vêm nos jornais para planejar custos do grupo de compras organizados por eles.
:: fonte: site Mathema
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