domingo, 10 de janeiro de 2010

1º ANO - EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: MATEMÁTICA


As crianças do 1º ano têm o direito de usar seus conhecimentos e habilidades para resolver problemas, raciocinar,calcular, medir, contar , localizar-se, estabelecer relações entre objetos e formas. Para isto é necessários que a Escola de Ensino Fundamental promova oportunidades e experiências variadas para que elas desenvolvam com confiança cada vez mais crescente todo o seu potencial na área .
Fontes: PCNS, RCNEI, Matemática é D+ FVC



EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - MATEMÁTICA



1. Usar números no cotidiano e efetuar operações


* Atribuir significado, produzir e operar números em situações diversas de acordo com suas hipóteses.

* Refletir acerca das regularidades do sistema numérico.

* Produzir escritas numéricas ainda que não seja registro convencional.

* Saber ouvir as explicações de seus colegas respeitando as diferentes soluções encontradas.

* Incorporar soluções, reestruturar e ampliar idéias nos problemas apresentados.

* Realizar contagens orais de objetos usando a seqüência numérica.

* Comunicar quantidades, utilizando linguagem oral, notação numérica ou registros não convencionais.

* Construir procedimentos de agrupamentos a fim de facilitar a contagem e comparação entre duas coleções.

* Indicar o número que será obtido se forem retirados objetos de uma coleção dada.

* Indicar o número de objetos que é preciso acrescentar a uma coleção para que ela tenha tantos elementos quantos os de outra coleção dada.


Condições Didáticas


* Propor atividades que envolvam o sistema de numeração e o uso dos números em diferentes situações.

* Promover sequências didáticas e ou projetos didáticos nos quais as crianças precisem escrever os números ( por exemplo, idade, telefone, numeração do calçado, peso altura etc.) auxiliando para que se tornem observáveis as regularidades.

* Garantir que todas as crianças tenham espaço, em algum momento, para expor o que pensam e fazem.

* Criar situações em que as crianças ouçam as soluções que os colegas acharam para os problemas e reavaliem suas soluções caso seja apropriado.

* Criar oportunidades de contagens em situações de práticas sociais reais, por exemplo, usando coleções de objetos de interesse das crianças.

* Verificar como as crianças fazem contagens e que estratégias usam.

* Possibilitar usar jogos de tabuleiro e de regras que necessitem marcar pontos.

* Criar oportunidades nas quais as crianças tenham que comparar quantidades de forma contextualizada

* Propor problemas que envolvam somar e subtrair.

* Criar situações problema envolvendo ações de transformar e acrescentar.

2. Estabelecer relações entre espaço, objetos, pessoas e forma


* Identificar pontos de referência para indicar sua localização na sala de aula.

* Indicar oralmente a posição onde se encontra no espaço escolar e representá-la por meio de desenhos.

* Indicar o caminho para se movimentar no espaço escolar e chegar a um determinado local da escola e representar a trajetória, por meio de desenhos.


Condições Didáticas


* Propor situações em que a criança tenha que se situar no espaço, deslocar-se nele, dê e receba instruções de localização.

* Propor atividades que as crianças possam representar a posição de um objeto e ou pessoa estática ou em movimento.

* Propor atividades nas quais as crianças tenham que construir utilizando desenhos seu itinerário, solicitando pontos de referência


3. Explorar diferentes procedimentos para medir objetos e tempo


* Comparar tamanhos, estabelecer relações.

* Utilizar-se de expressões que denotam altura, peso, tamanho etc.

* Pensar e desenvolver estratégias próprias e ou com colegas para medir, pesar e produzir representações dos dados encontrados.
Identificar dias da semana, meses do ano, horas.


Condições Didáticas


* Propor atividades nas quais as crianças tenham que medir, e ou pesar usando instrumentos não convencionais e convencionais tais como fita métrica, régua, balança etc.

* Oferecer atividades em que as crianças precisem calcular por exemplo, quantos passos é preciso dar para chegar a um determinado local etc.

* Trabalhar diariamente com o calendário para identificar o dia do mês e registrar a data






Nenhum comentário: