PROJETO: MERGULHANDO NO UNIVERSO MARINHO
Eixo de trabalho predominante: natureza e sociedade (seres vivos) e língua portuguesa (leitura de texto informativo)
Tempo de duração: 4 a 5 meses
Objetivos:
• compartilhado com as crianças:
- Montar uma coleção de espécies marinhas in vitro para a creche e um arquivofichário para consultas.
• didático:
- Apresentar alguns conhecimentos sobre espécies marinhas.
- Socializar procedimentos para a busca e sistematização de informações.
O que a professora quer que as crianças aprendam:
• A diversidade da vida marinha, algumas das espécies dessa fauna e sua relação com o meio.
• Retirar informações de diversas fontes de imagens, tais como livros, cartazes, filmes, observação direta etc.
• Que, ao se informar, possam elaborar suas próprias idéias sobre os fatos que observam e que se interessem por trocá-las, socializar suas descobertas com os demais.
• Que adquiram procedimentos, como a observação, a verificação e a experimentação, que lhes permitam o desenvolvimento da postura de pesquisador, que se interessem por saber mais sobre o mundo que os cerca.
• Que possam reelaborar suas próprias idéias, reorganizando seus conhecimentos prévios, sistematizando-os de tal forma que outras crianças possam aprender com o material produzido pela turma.
Etapas da pesquisa:
1.Levantamento dos conhecimentos das crianças e das questões a serem pesquisadas.
2.Organizar a turma em subgrupos menores para a pesquisa nos livros.
3.Elaborar perguntas para nortear a busca de informações.
4.Procurar em livros especializados e ricos em imagens o que buscam saber, determinado por discussões anteriores.
5.Registrar as respostas para as indagações do grupo.
6.Comunicação do resultado da pesquisa a todo o grupo, apoiada nos registros e livros.
7.Organizar passeios para ampliar os conhecimentos sobre o assunto; levar questões que precisam ser pesquisadas in loco, propor a coleta de materiais para a pesquisa na sala.
8.Sistematizar as informações em fichas de consulta disponíveis na coleção.
Orientações didáticas:
• Formar uma pequena biblioteca especializada sobre o assunto em questão para pesquisas do grupo. Todos, adultos e crianças da creche, poderão estar empenhados na montagem deste acervo.
• Separar na classe um painel onde as crianças possam ir anexando informações sobre o estudo. É importante que a sala comece a ganhar a cara deste projeto, com produções das crianças e cartazes ilustrativos/ informativos.
• Ter na sala um mapa-múndi para localizar o local de origem e trajetória das baleias, golfinhos e outros animais.
• Organizar grupos de pesquisa de tal forma que todas as crianças participem.
• A professora precisa selecionar o material previamente, criando condições para que as crianças realizem a pesquisa com autonomia, isto é, através das imagens fornecidas pelas ilustrações. A professora pode também, após a pesquisa, ler trechos importantes dos livros utilizados.
• Lembrar que o objetivo central deste projeto não é o de que as crianças acumulem informações sobre o assunto estudado, mas que saibam estabelecer relações entre os conhecimentos prévios e as novas informações, as hipóteses e o conhecimento científico.
• Procurar ao longo do estudo fazer perguntas direcionadas a cada uma das crianças. É importante que todas tenham a oportunidade de comunicar seus saberes a todos do grupo.
• Pesquisar, em Bibliotecas Públicas ou das Universidades da região, materiais que possam ser usados com as crianças ou para estudos das educadoras.
• A professora deve ser a escriba, anotando pontos importantes para o grupo.
BIBLIOGRAFIA:
• Atlas dos Oceanos. Anita Ganeri. Ed. Martins Fontes.
• Naturalista Amador, Um Guia Prático ao Mundo da Natureza. Gerald Durrell com Lee Durrell. Ed. Martins Fontes.
• Dicionário do mar. Sérgio Cherques. Ed. Globo.
• Coleção Aventura Visual – Peixes/Litoral. Ed. Globo.
• Tubarões – Coleção Aventura Visual. Ed. Globo (acompanha vídeo)
• Mares e Oceanos. Anita Ganeri, Jakki Wood, Ed. Callis,
• Mares e Oceanos. Anita Ganeri, Jakki Wood, Ed. Callis,
• A Baleia. Ed. Melhoramentos.
• Baleias: Gigantes do Mar – National Geographic Society. Klick Editora.
• Rosalina, a Baleia Pesquisadora de Homens. Bia Hetzel. Ed. Brinque-Book.
• Siri e o Caranguejo; O Polvo; O Caramujo Marinho; O Mexilhão; Anêmona. Godofredo Genofre.
Série Vida no Mar. Ed. FTD.
• A Estrela-do-Mar; Água Viva; Ouriço do Mar; Corais; A Esponja do Mar; As algas. Godofredo Genofre. Coleção Vida Marinha. Ed. FTD.:
• Praia. Coleção de Mãos Dadas com a Natureza. Ed. Salamandra.
Série Vida no Mar. Ed. FTD.
• A Estrela-do-Mar; Água Viva; Ouriço do Mar; Corais; A Esponja do Mar; As algas. Godofredo Genofre. Coleção Vida Marinha. Ed. FTD.:
• Praia. Coleção de Mãos Dadas com a Natureza. Ed. Salamandra.
FILMES nas locadoras:
• Atlantis. Warner Bros.
• Tubarões, As Grandes Baleias, As jóias do Mar do Caribe. National Geographic.
• Fernando de Noronha – Uma aventura do Mar Azul. CIC Vídeo.
• Um Mergulho no Caribe. Look Vídeo.
• Imensidão Azul. Empire Films.
• Mobie Dick. Warner Bros.
:: FONTE: REVISTA AVISA LÁ nº 6
2 comentários:
Fico feliz de ver colegas já planejando para 2010. Muito bom!
Também eu já comecei a postar em plenas férias!
Obrigada pela visitinha, viu?
Logo terei novidades sobre reciclagem. Gostei do sapo e da vida marinha, porém não trabalho com crianças pequeninhas.... Sucesso em 2010!
Uau, quanta coisa nova e legal no seu bloguinho! Passei pra desejar um 2010 cheio de bênçãos e vitórias pra você. Uma abençoada semana em nome de Jesus e continuemos firmes na caminhada. Bjs docinhos
Postar um comentário