sábado, 2 de janeiro de 2010

PROJETO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - SAPOS


PROJETO: O PULO DO SAPO



Faixa etária: 4 anos


Objeto social do conhecimento: Língua Portuguesa e Ciências


Objetivo do projeto: produzir uma revista com textos informativos sobre a transformação (evolução) de girinos em sapos.


Objetivo didático: aprender os procedimentos de pesquisa através do uso de vários instrumentos, tais como observação direta da metamorfose dos girinos; leitura de textos informativos (leitura por imagens, leitura de antecipação de significados e leitura realizada por adultos); assistir a um vídeo referente ao tema; fazer uso da escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo dos processos (situações de registro expontâneas e produção de textos tendo o professor como escriba); promover o desenvolvimento da oralidade por meio de troca entre as crianças.


Conteúdo específico: seleção de fontes de informação por meio de leituras diversas e outras fontes de pesquisa; uso da escrita como recurso de sistematização; uso da escrita e da oralidade como meio de socialização dos conhecimentos adquiridos e produção de textos informativos sobre sapo.


Justificativa: as crianças pequenas têm um grande interesse por animais. O projeto “O pulo do sapo” proporcionará esse contato ao promover uma postura investigativa por meio da observação direta e por meio de outros recursos de pesquisa (revistas, livros e textos informativos). A produção da revista entra com a função de sistematizar o conhecimento produzido, privilegiando, portanto, o uso da escrita de forma significativa.


Desenvolvimento do projeto: em cada momento, teremos sempre: etapas prováveis; o que a professora quer que as crianças aprendam em cada etapa do projeto.


1 Atividade inicial – provocar uma discussão sobre os sapos em uma roda de conversa e construir um quadro que deverá ser preenchido ao longo do projeto a partir das questões: o que já sabemos, o que queremos descobrir, o que aprendemos. Promover a troca de conhecimento entre as crianças, sensibilizando- as para o tema.
2 Buscar em livros, revistas e textos informações sobre o assunto. Aprender a utilizar esses recursos como fonte de informação e criar situações de leitura de imagem.
3 Levar para a sala de aula alguns girinos para observação. Ter uma postura investigativa e buscar conhecimentos a partir da observação.
4 Registro das transformações observadas, realizado pela professora a partir do que foi ditado pelas crianças. Presenciar o uso da escrita como um recurso para a coleta de dados e que as crianças sejam as autoras efetivas do texto.
5 Assistir a um vídeo que trate do assunto, ressaltando alguns pontos que devem ser observados. Reconhecer esse instrumento (vídeo) como mais uma fonte de pesquisa capaz de enriquecer os registros do quadro.
6 Desenho de observação das transformações ocorridas que irão ilustrar a revista. Uso do desenho como forma de expressão e documentação das transformações observadas e produção de material ilustrativo da revista.

7 Escrita de textos informativos para a revista a partir do conhecimento construído no desenrolar da pesquisa (professor escriba). Sistematizar as descobertas para a elaboração da revista.
8 Leitura de contos que têm o sapo como personagem principal (“A festa no céu”, A princesa e o sapo”etc.). Ao entrar em contato com os textos narrativos, descobrir a existência do sapo como personagem de contos, confrontando as características de um sapo real com o sapo das histórias.
9 Escrever legendas para as figuras que farão parte da revista. Permitir que as crianças tivessem a oportunidade de escrever de próprio punho e a possibilidade de avançar nas suas hipóteses de escrita.
10 Selecionar imagens e/ou desenhos de que mais gostaram para compor a revista. Que possam discutir e ter material para tornar o texto que escreveram mais atrativo e interessante para o leitor.
11 Atividade avaliativa: produção de uma revista com textos informativos, referentes à transformação (evolução) de girinos em sapos. Socializar amplamente o que aprenderam sobre o tema por meio dos registros e ilustrações que fizeram, desenvolvendo uma postura de pesquisadores reais.


:: FONTE: REVISTA AVISA LÁ nº 12



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