sábado, 16 de janeiro de 2010

1º ANO - EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: LÍNGUA PORTUGUESA


As crianças do 1º ano têm o direito de aprender e desenvolver competências em comunicação oral , em ler e escrever de acordo com suas hipóteses. Para isto é necessário que a escola de Ensino Fundamental promova oportunidades e experiências variadas para que elas desenvolvam com confiança cada vez mais crescente todo o seu potencial na área e possam se expressar com propriedade por meio da linguagem oral e escrita

Fontes:Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil-RCNEI-MEC-Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil-Orientações Curriculares- Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para Educação Infantil –SME-PMSP


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM


1. Comunicar-se no cotidiano


*Expressar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos.


*Relatar fatos que compõem episódios cotidianos, ainda que com apoio de recursos e/ou do professor.


*Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa, respeitando opiniões, ocupando seu turno de fala adequadamente.

* Comentar notícias veiculadas em diferentes mídias: rádio, TV, internet, jornais, revistas, etc.

* Usar o repertório de textos de tradição oral tais como parlendas, quadrinhas, adivinhas, para brincar e jogar.

* Reconhecer e utilizar rimas.


* Organizar oralmente as etapas de uma instrução (uma receita ou as regras para uma brincadeira etc.) com apoio do professor.


CONDIÇÕES DIDÁTICAS


* Criar situações em que a crianças possa expressar-se oralmente.

* Solicitar relatos sobre episódios do cotidiano, ouvindo com atenção, considerando a criança um interlocutor real.

* Criar situações em que as crianças tenham que ouvir os colegas, por exemplo; nas rodas de conversa, atentando para os comportamentos necessários à interlocução.

* Ler para crianças notícias interessantes e solicitar comentários pessoais.

* Ler e ensinar para os alunos, parlendas, quadrinhas, adivinhas, etc.

* Tornar observável para as crianças, as rimas e repetições.


* Trabalhar com as crianças a elaboração de receitas e ensinar jogos de regras lendo as instruções e apoiando o jogo entre elas



2. Comunicar-se em situações formais (para interlocutores mais experientes)


* Dar explicações de fatos e fenômenos sociais e/ou naturais utilizando procedimentos de comunicação oral para um público específico (pais, alunos de outras turmas etc.).


CONDIÇÕES DIDÁTICAS


* Desenvolver projetos didáticos e ou seqüência que envolvam observação,pesquisa e informação em livros e na internet sobre conhecimentos da Natureza ou Sociais



3. Ler ainda que não convencionalmente



* Identificar parlendas, quadrinhas, adivinhas e outros textos de tradição oral apresentados pelo professor.

* Ajustar o falado ao escrito a partir dos textos já memorizados tais como parlendas, quadrinhas e outros do repertório de tradição oral.

* Localizar palavras num texto que se sabe de memória tais como as brincadeiras cantadas, adivinhas, quadrinhas, parlendas e demais textos do repertório da tradição oral.

* Localizar um nome específico numa lista de palavras do mesmo campo semântico (nomes, ingredientes de uma receita, peças do jogo etc.).

* Ditar para o professor bilhetes, cartas, textos instrucionais etc.

* Diferenciar publicações tais como jornais, cartazes, folhetos, textos publicitários etc.

* Distinguir algumas características básicas dos textos informativos e jornalísticos e conhecer os diferentes usos e funções desses portadores.

* Localizar informações explícitas no texto.

* Antecipar significados de um texto escrito a partir das imagens / ilustrações que o acompanham.


* Identificar legendas e levantar hipóteses sobre seu significado.

* Ler legendas ou partes delas a partir das imagens e de outros índices gráficos.

* Apreciar e ler por prazer.

* Diferenciar tipos de livros, literários, informativos e demais suportes de texto e nomeá-los, conhecendo seus usos.

* Procurar informações, em imagens, de livros e enciclopédias sobre assuntos relacionados a plantas, corpo humano, animais, entre outros.

* Emitir comentários pessoais e opinativos sobre o texto lido.


CONDIÇÕES DIDÁTICAS


* Criar oportunidades de leitura: de parlendas, quadrinhas etc. Solicitando que a criança diga onde está escrita determinada expressão, palavra.

* Efetuar atividades que envolvam a identificação de nomes das crianças da sala, e diferentes listas usando práticas sociais, tais como chamadas, elaboração de lista de material para festa etc.

* Oferecer oportunidades freqüentes de contato com diferentes suportes de texto, tornando observáveis as características lingüísticas, estruturais e função social.

* Tornar observável a relação entre imagem e texto, chamando atenção para os recursos que o ilustrador usou para transmitir idéias


* Oferecer momentos de leitura, manuseio de livros de maneira livre.



4. Desenvolver comportamentos leitores


* Desenvolver comportamentos para escutar leitura de histórias com atenção.


CONDIÇÕES DIDÁTICAS


* Ler narrativas e contos para as crianças tornando observáveis as linguagens próprias a este tipo de texto explicitando os comportamentos leitores.



5. Apropriar-se da linguagem dos contos e narrativas



* Utilizar elementos da linguagem que se escreve no reconto de narrativas.

* Narrar histórias utilizando recursos expressivos próprios.


* Antecipar significados de um texto escrito a partir das imagens / ilustrações que o acompanham.


* Relacionar texto e imagem e antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinhas e revistas de heróis.

* Reconhecer nomes dos personagens dos quadrinhos e reconhecer suas características principais.


CONDIÇÕES DIDÁTICAS


* Solicitar que as crianças recontem após ouvir leituras de contos.

* Ler narrativas e contos para as crianças tornando observáveis as linguagens próprias a este tipo de texto explicitando os comportamentos leitores.

* Criar situações em que as crianças possam antecipar os sentidos do conteúdo dos textos olhando as imagens.

* Criar situações em que as crianças possam antecipar os sentidos das histórias em quadrinho, tirinhas e revistas de heróis.

* Levantar coletivamente com as crianças personagens e suas características após s leitura.



6. Produzir textos escritos ainda que não saiba escrever convencionalmente


* Usar conhecimentos sobre as características estruturais dos bilhetes, das cartas, e-mails ao produzir um texto, ditando ao professor.

* Usar conhecimentos sobre as características estruturais das narrativas clássicas ao produzir um texto, ditando ao professor, respeitando as normas da linguagem que se escreve.

* Revisar textos escritos coletivamente com apoio do professor.


CONDIÇÕES DIDÁTICAS


* Criar oportunidades de escritas coletivas de bilhetes, cartas e textos instrucionais tornando observáveis suas características gráficas, estruturais e função social.

* Criar oportunidades de escrever coletivamente contos tornando observáveis suas características gráficas, estruturais e função social.


* Presença de situações onde as crianças possam revisar os textos produzidos coletivamente, tornando observáveis recursos de compreensão, expressões de linguagem escrita, formas de evitar repetição.


7. Uso de texto fonte para escrever de próprio punho


* Recorrer a alfabeto exposto na sala, quadro de presença, listas diversas etc., para escrever em situações de prática social.

* Escrever o nome próprio e o de seus colegas onde isto se fizer necessário.

* Produzir listas em contextos necessários a uma comunicação social: lista de ingredientes para uma receita, títulos de histórias lidas, brincadeiras preferidas etc.


CONDIÇÕES DIDÁTICAS


* Presença de alfabeto em letra bastão (sem enfeites e desenhos), lista de nomes etc. para apoiar a pesquisa gráfica da criança para escrever de próprio punho.

* Criar oportunidades para que os alunos escrevam listas com função social real.


8. Demonstrar consciência crescente sobre as regularidades do sistema de escrita


* Arriscar-se a escrever segundo suas hipóteses.


* Refletir em dupla sobre seus escritos demonstrando a capacidade de rever a produção inicial


CONDIÇÕES DIDÁTICAS


* Promover situações nas quais as crianças sejam levadas a pensar sobre as especificidades do sistema e escrita alfabética


* Ler para as crianças diferentes tipos de livros e textos tornando observáveis os comportamentos leitores necessários para cada tipo de suporte de texto.



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