Resolvendo problemas
Conteúdos envolvidos: operações com números naturais, proporcionalidade.
Habilidades: leitura e interpretação de textos; cálculos e aplicação de conceitos.
Estratégias para o desenvolvimento:
É importante que a organização da classe em grupos de cinco alunos se mantenha igual àquela estabelecida para o desenvolvimento das atividades anteriores. Entregue, a cada aluno, uma folha contendo os três problemas indicados para esta atividade. Estabeleça um tempo (por exemplo, 15 minutos) para cada problema, para que o grupo faça a leitura, discuta e elabore uma estratégia de resolução. Peça que eles registrem em uma folha, os cálculos, as figuras ou outra representação utilizada para a resolução, justificando suas respostas. Visite os grupos, a fim de acompanhar as discussões entre os alunos. A seguir, recolha as folhas contendo as soluções, sorteie três grupos – um para cada problema - e um aluno representante de cada grupo sorteado, para que faça a socialização das estratégias que seu grupo utilizou na solução do problema que lhe coube. Depois, permita que os alunos dos outros grupos façam perguntas sobre cada um dos problemas e dê oportunidade ao grupo sorteado, de apresentar as justificativas. Enquanto isso anote, no canto da lousa, alguns pontos que servirão como orientação para a discussão e a conclusão da atividade.
Finalmente, discuta e compare as diferentes estratégias utilizadas pelos grupos, destacando pontos que talvez tornem uma estratégia mais conveniente do que a outra. Se for o caso, mostre pontos falhos e indique possibilidades de alterações nos processos de resolução. É importante que os alunos tenham oportunidade de experimentar estratégias diferenciadas para a resolução de um mesmo problema, e percebam também, que a mesma estratégia pode ser utilizada para a resolução de diferentes situações.
Problemas a serem propostos
Problema 1 - Um tigre, dois tigres, três tigres...
Procurando na internet, o Zeca descobriu que
• O maior tigre encontrado até hoje foi um tigre-da-sibéria com 2,60 metros de comprimento e 320 quilos de peso.
• Um único tigre pode puxar um búfalo-indiano que pesa cerca de 900 quilos. Para locomover um peso tão grande, seriam necessários cerca de 14 homens fortes.
Fonte: www.saudeanimal.com.br/tigre.htm. acesso em 24.05.2008
Leia atentamente as informações que o Zeca obteve sobre os tigres para responder às seguintes questões:
a) Quantos quilos poderiam ser puxados por dois tigres, de uma só vez? E por quatro?
b) Quantos homens fortes seriam necessários para locomover três búfalos-indianos?
c) Quantos homens fortes seriam necessários para locomover 5 400 quilos?
Problema 2 – Ôba! Férias!!!
Carlos quer alugar uma bicicleta, durante o período de férias.
O preço cobrado pela loja Sol e Mar, é de 4 reais por hora, mais uma taxa fixa de 12 reais. Para fazer uma estimativa de quanto iria gastar, Carlos construiu uma tabela como esta
a) Complete a tabela.
b) Qual seria o aluguel da bicicleta por 10 horas? E por 20 horas?
c) É verdade que quando dobra o número de horas de aluguel, o valor a ser pago também dobra? Explique.
d) Se Carlos tiver 40 reais, ele poderá alugar uma bicicleta, por quantas horas, no máximo?
Problema 3 - Trocando o troco...
Dona Júlia foi ao açougue e fez uma compra de R$ 16,60. Ela havia levado uma nota de 20 reais e alguns trocados: duas moedas de 1 real, três moedas 50 centavos e duas moedas de 10 centavos. O açougueiro só tinha notas de 10 reais e 5 reais.
Além da nota de 20 reais, que importância, em moedas, Dona Júlia poderia dar ao açougueiro, para facilitar o troco?
Explique.
Além da nota de 20 reais, que importância, em moedas, Dona Júlia poderia dar ao açougueiro, para facilitar o troco?
Explique.
*FONTE: JORNADA DE MATEMÁTICA - Módulo 2: Resolução de Problemas (SEESP/CENP)
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