domingo, 10 de janeiro de 2010

PROJETO CONTO E RECONTO

Coloridos, carregados de sentidos cujas raízes remontam a tempos imemoriais, a linguagem dos contos tradicionais alimenta a imaginação dos leitores e abre espaços simbólicos para compreender a si mesmos e ao mundo. Não é a toa que diversos escritores se encantam com os contos. A aproximação da escola com as manifestações culturais de seu entorno permite construir pontes entre o oral e o escrito; entre a língua em sua variedade oral e as chamadas variedades cultas. A proposta a seguir é trabalhar os contos populares dentro da Pedagogia de Projetos. A característica essencial de um projeto de trabalho é ter um objetivo compartilhado por todos os envolvidos para se chegar a um produto final, em função do qual todos trabalham. Além disso, os projetos permitem dispor do tempo didático de forma flexível, pois sua duração corresponde ao tempo necessário para se alcançar um objetivo: pode durar dias ou alguns meses. Para sua execução é preciso planejar, prever, dividir responsabilidades, aprender conhecimentos específicos relativos ao tema em questão, usar recursos tecnológicos, aprender a trabalhar em grupo, controlar o tempo e, por fim, avaliar os resultados em função do plano inicial.
PROJETO CONTO E RECONTO


Objetivos:
* Ampliar o repertório de contos tradicionais.
* Apreciar o estilo de diferentes escritores, identificando e analisando as escolhas estilísticas que
realizam ao recontar um conto tradicional.
* Refletir a respeito das operações envolvidas no reconto de uma história: omissões, acréscimos,
inversões, substituições.
* Editar e revisar textos.


Recontar histórias possibilita aprender a respeito do funcionamento da linguagem escrita. Recontar não é mera reprodução, é recriação, pois ainda que o escritor tenha o compromisso de preservar o enredo, imprime à história seu estilo próprio. A proposta a seguir permite que os estudantes ampliem seu repertório de contos, bem como aprendam a ajustar a linguagem às suas intenções comunicativas, isto é, aos efeitos que esperam provocar em seus leitores.



Desenvolvimento:
* Com a ajuda dos estudantes, faça um levantamento das antologias de contos populares disponíveis no acervo da biblioteca municipal, escolar ou da sala de leitura.
* Promova a leitura de vários contos, diversificando os leitores: ora você lê para a turma, ora um dos estudantes lê para os colegas um texto preparado previamente.
* Dedique algumas aulas para que os estudantes possam comparar diferentes versões de um mesmo conto, como sugerimos acima, e, assim, possam identificar as marcas do estilo de cada autor.
* Organize a turma em duplas e peça que selecionem um dos contos para produzir uma nova versão para ele. A partir dos exemplos comentados, proponha que, antes de começar a escrever, pensem como querem recontá-lo: substituindo palavras difíceis por outras mais simples para facilitar a compreensão, resumindo alguns trechos para evitar digressões, transformando passagens de seqüência narrativa em diálogo para dar maior leveza etc.
* Após a produção, reserve algumas aulas para reformular o texto. Afinal, um texto bem escrito é normalmente fruto de sucessivas versões. Para facilitar essa fase do trabalho, você pode promover o intercâmbio entre as duplas: uma dupla compara as duas versões do conto escolhido pela outra, elaborando uma pauta com sugestões para a revisão. Insista que a proposta não é deixar o texto ficar igual ao modelo, mas potencializar as intenções de cada dupla.


Concluídas as atividades de edição e de revisão, elabore o sumário e, lembre-os de incluir a referência bibliográfica dos contos que foram recontados. O formato que a publicação vai assumir dependerá das condições da escola e da comunidade: pode ser uma versão digital para leitura na página da escola na internet, uma brochura com os textos digitados e formatados com cuidado ou, até mesmo, uma edição manuscrita com caligrafia caprichada.


:: FONTE: REVISTA LEITURAs (MEC)


Sugestão de livros de tradição popular para serem lidos durante o projeto:


* Histórias Diversas, Monteiro Lobato. Ed. Brasiliense


* Histórias de Tia Nastácia, Monteiro Lobato. Ed. Brasiliense.


* Estórias da velha Totônia, José Lins do Rêgo, Ed. José Olympio.


* Literatura oral para a infância e a juventude, Henriqueta Lisboa. Ed. Fundação Peirópolis.


* Pedro Malasartes e outras histórias à brasileira, Ana Maria Machado. Cia. das Letrinhas.


* Histórias Folclóricas de medo e de quebranto, Ricardo Azevedo. Ed. Scipione.


* Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões, Ricardo Azevedo. Ed. Projeto.


* Contos de enganar a morte, Ricardo Azevedo. Ed. Ática.




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