sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

OBSERVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO



A OBSERVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR


Como instrumento de formação do(a) professor(a), a capacidade de observação ocupa um lugar-chave na possibilidade de aperfeiçoamento da prática pedagógica. É sua principal fonte de informação.
É através de um diagnóstico constante das atuações de seus alunos, a partir das informações que tem, do que infere ou interpreta, que o(a) professor(a) pode alcançar uma melhoria em sua prática educativa. Embora saber observar seja uma necessidade verdadeira, ela não é tudo.

Além de observar é importante:
* saber o que fazer com o que se observa;
* ampliar os conhecimentos em relação ao que é observado;
* saber mudar os aspectos negativos de tal forma que não impeçam o avanço dos alunos.
Para isso, é preciso saber o que falta ao(à) aluno(a) e qual é a melhor forma de intervir adequadamente.



COMO OBSERVAR


Só é possível aprender a observar, observando. Não há outro caminho. O mesmo acontece com todas as outras práticas.
Mas além do exercício de observar, o(a) professor(a) aprende quando comenta suas observações com outros professores. O mesmo acontece quando, na sua escola, existe um coordenador com o qual pode dialogar em torno da sua forma de observar.
No olhar de um(a) professor(a) se destacam três pontos de observação: o da sua atuação como guia dos alunos na busca do conhecimento.
Questões relativas ao que o(a) aluno(a) percebeu que aprendeu; o que lhe foi mais significativo; em que aspecto quer aprofundar o estudo, como foi sua participação no grupo;o da dinâmica onde ele(ela) percebe as relações estabelecidas entre os elementos do grupo e entre o grupo e o seu objeto de estudo.
Entre esses elementos destacam-se a tensão em torno do erro, o prazer de conhecer e de ajudar o outro, o do aprendizado individual e/ou coletivo, onde seu olhar vai procurar o que foi mais significativo aprender para os alunos e para ele(ela).
Nesse ponto, pode ser objeto de observação do(a) educador(a) a forma como trabalhou, como respeitou os diferentes ritmos dos alunos e como socializou suas descobertas com os outros professores e professoras.

Observar os três pontos ao mesmo tempo cria uma complexidade que acaba interferindo no próprio ato de observar, principalmente, quando se está no começo dessa prática. Assim, é preferível escolher um dos aspectos para observar.


Ajuda na observação


Para um bom exercício de observar, vale a pena:


* ter um caderno com algumas páginas dedicadas a cada um dos alunos. Nele serão anotados os fatos significativos que caracterizam a forma de aprender, de conviver de cada um, com as datas das observações.


* dar atenção às perguntas feitas pelos alunos. Elas sempre tem um sentido para quem pergunta.


* em algumas situações onde o fazer pode dizer mais que o falar ou escrever, é interessante se valer de outras linguagens para apresentar questões significativas para o grupo. O desenho, as dramatizações, os painéis são bons exemplos destas linguagens



:: fonte: Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos , MEC

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