terça-feira, 15 de julho de 2008

IDEIAS PARA TRABALHAR O TEMA FOLCLORE

Agosto é o mês do folclore (e também da volta às aulas em muitas escolas). Que tal começar o mês trabalhando o tema "Folclore"? Abaixo, algumas dicas. Espero que gostem!

Atividades Seqüenciadas:

* Lendas
- Pesquisar com pais e avós lendas conhecidas;
- Socializar as lendas na sala de aula, por meio de recontos ou dramatizações;
- A professora deverá ler diariamente uma lenda p/ classe, usando diferentes estratégias como: teatro de fantoches (ou dedoches), dramatizações, teatro de sombras...
- Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
- Elaborar um gráfico com o resultado da votação (aproveitar e trabalhar situações-problema em matemática);
- Pedir aos alunos (em duplas) que reescrevam algumas lendas:
- Fazer revisão das reescritas ( individual ou coletivamente, depende do nível da turma);
- Confeccionar um livro de lendas com as produções dos alunos (pedir que ilustrem);
- Presentear outra sala ou a biblioteca da escola com o livro ou sortear um aluno por dia para levar o livro para casa e ler com a família.
*Parlendas

-Pedir aos alunos que pesquisem em casa parlendas conhecidas;
- Socializar na classe as parlendas;
- Fazer uma votação para escolher as favoritas (dá até para montar um gráfico);
-Ensaiar a recitação de parlendas e marcar um dia para apresentação (legal ensaiar com microfone; os alunos ficam super-empolgados!);
- Confeccionar um livrinho de parlendas (se os alunos não souberem escrever, a prô é a escriba) e pedir aos alunos para ilustrarem.
Sugestão: preparar as páginas no stencil ou digitá-las e montar um livrinho para cada aluno da classe.

*Trava-línguas

- Fazer um levantamento dos trava-línguas conhecidos pela turma (se não souberem nenhum, pedir uma pesquisa para casa);
- Socializar os trava-línguas e organizar fichas de leitura de cada um deles;
- Os alunos levam para casa as fichas com os trava-línguas para que possam ler em casa;
- Organizar um campeonato de trava-línguas com a turma;
- Atividade de leitura: dar o trava-língua fatiado em palavras para os alunos ordenarem (alunos não alfabéticos);
- Atividade de escrita (p/ alunos alfabéticos): entregar letras móveis na quantidade exata do trava-língua para as crianças escreverem (não pode faltar nem sobrar letras, fará os alunos pensarem em questões ortográficas)

*Adivinhas

- A professora começa a aula lendo algumas adivinhas p/ turma, que tentam descobrir as respostas;
- Pedir aos alunos que tragam mais adivinhas conhecidas de casa;
- Organizar um campeonato de adivinhas na sala (dividir a turma em grupos de 4 alunos);
- Campeonato:

1ª etapa: pedir aos grupos que escolham algumas das adivinhas pesquisadas em casa e escrevam em uma folha. Dar a folha para outro grupo responder. Após as adivinhas terem sido respondidas, devolvê-las ao grupo que a elaborou para que corrijam as respostas e marquem os pontos para cada resposta certa.
2ª etapa: a professora prepara uma folha para cada grupo com uma determinada quantidade de adivinhas para que sejam respondidas. Socializar as respostas e marcar os pontos para cada acerto.
3ª etapa: "Passa ou repassa" - a professora elabora uma adivinha para cada grupo, que deve respondê-la ou passar a vez para o próximo grupo responder.
4ª etapa: Contagem dos pontos e premiação dos grupos vencedores

*Mural de personagens folclóricos

- Fazer um levantamento dos personagens folclóricos conhecidos pelos alunos e organizar uma lista:
- Dividir a classe em grupos. Cada grupo deve sortear um personagem e ficará encarregado de organizar uma pesquisa sobre ele;
- Após a pesquisa, elaborar um texto sobre o personagem, ressaltando suas principais características;
- Revisar o texto com auxílio da professora, passar a limpo, fazer uma ilustração do personagem e organizar um mural, que pode ser fixado no pátio da escola ou mesmo na sala de aula.

6 comentários:

Unknown disse...

Priscila,
Amei seu blog!!!
Na escola onde trabalho, terá uma mostra de trabalhos e meu tema será:cantigas de roda, parlendas, adivinhas...
E é claro que irei usar sua dica.
Valeuuuuuuuuuu...
Beijos. Leandra

purinha disse...

olá priscila,seu blog está apaixonante....encontrei várias idéias sobre o folclore.sabia que vc me ajudou ?
Olha já meu favorito.
um grande abraço. Pura

cidablog disse...

Adorei o seu blog, muito criativo.
Mostrarei em minha escola o projeto sobre o folclore.
Muito produtivo.
BJS!!!

Unknown disse...

Olá Priscila!!
Parabenizo-lhe pelo esxcelente blog, cheio de informações e orientações...era justamnte isso que eu buscava pra diversificar minhas aulas de POrtuguês (Redação), que ria mesmo sair um pouco da mesmisse quanto às atividades folclóricas...riquíssimo seu material...Parabéns!!!

Unknown disse...

Parabéns pelo blog, é maravilhoso,
já me tornei uma seguidora...
e também já indiquei para várias colegas!!! Abraços: Janaina

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Adorei estas ideias, estou pensando em elaborar um projeto sobre folclore na volta às aulas e isto me ajudou muito!

Valeu!