Agosto é o mês do folclore (e também da volta às aulas em muitas escolas). Que tal começar o mês trabalhando o tema "Folclore"? Abaixo, algumas dicas. Espero que gostem!
Atividades Seqüenciadas:
* Lendas
- Pesquisar com pais e avós lendas conhecidas;
- Socializar as lendas na sala de aula, por meio de recontos ou dramatizações;
- A professora deverá ler diariamente uma lenda p/ classe, usando diferentes estratégias como: teatro de fantoches (ou dedoches), dramatizações, teatro de sombras...
- Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
- Elaborar um gráfico com o resultado da votação (aproveitar e trabalhar situações-problema em matemática);
- Pedir aos alunos (em duplas) que reescrevam algumas lendas:
- Fazer revisão das reescritas ( individual ou coletivamente, depende do nível da turma);
- Confeccionar um livro de lendas com as produções dos alunos (pedir que ilustrem);
- Presentear outra sala ou a biblioteca da escola com o livro ou sortear um aluno por dia para levar o livro para casa e ler com a família.*Parlendas
-Pedir aos alunos que pesquisem em casa parlendas conhecidas;
- Socializar na classe as parlendas;
- Fazer uma votação para escolher as favoritas (dá até para montar um gráfico);
-Ensaiar a recitação de parlendas e marcar um dia para apresentação (legal ensaiar com microfone; os alunos ficam super-empolgados!);
- Confeccionar um livrinho de parlendas (se os alunos não souberem escrever, a prô é a escriba) e pedir aos alunos para ilustrarem.
Sugestão: preparar as páginas no stencil ou digitá-las e montar um livrinho para cada aluno da classe.
*Trava-línguas
- Fazer um levantamento dos trava-línguas conhecidos pela turma (se não souberem nenhum, pedir uma pesquisa para casa);
- Socializar os trava-línguas e organizar fichas de leitura de cada um deles;
- Os alunos levam para casa as fichas com os trava-línguas para que possam ler em casa;
- Organizar um campeonato de trava-línguas com a turma;
- Atividade de leitura: dar o trava-língua fatiado em palavras para os alunos ordenarem (alunos não alfabéticos);
- Atividade de escrita (p/ alunos alfabéticos): entregar letras móveis na quantidade exata do trava-língua para as crianças escreverem (não pode faltar nem sobrar letras, fará os alunos pensarem em questões ortográficas)
*Adivinhas
- A professora começa a aula lendo algumas adivinhas p/ turma, que tentam descobrir as respostas;
- Pedir aos alunos que tragam mais adivinhas conhecidas de casa;
- Organizar um campeonato de adivinhas na sala (dividir a turma em grupos de 4 alunos);
- Campeonato:
1ª etapa: pedir aos grupos que escolham algumas das adivinhas pesquisadas em casa e escrevam em uma folha. Dar a folha para outro grupo responder. Após as adivinhas terem sido respondidas, devolvê-las ao grupo que a elaborou para que corrijam as respostas e marquem os pontos para cada resposta certa.
2ª etapa: a professora prepara uma folha para cada grupo com uma determinada quantidade de adivinhas para que sejam respondidas. Socializar as respostas e marcar os pontos para cada acerto.
3ª etapa: "Passa ou repassa" - a professora elabora uma adivinha para cada grupo, que deve respondê-la ou passar a vez para o próximo grupo responder.
4ª etapa: Contagem dos pontos e premiação dos grupos vencedores
*Mural de personagens folclóricos
- Fazer um levantamento dos personagens folclóricos conhecidos pelos alunos e organizar uma lista:
- Dividir a classe em grupos. Cada grupo deve sortear um personagem e ficará encarregado de organizar uma pesquisa sobre ele;
- Após a pesquisa, elaborar um texto sobre o personagem, ressaltando suas principais características;
- Revisar o texto com auxílio da professora, passar a limpo, fazer uma ilustração do personagem e organizar um mural, que pode ser fixado no pátio da escola ou mesmo na sala de aula.
6 comentários:
Priscila,
Amei seu blog!!!
Na escola onde trabalho, terá uma mostra de trabalhos e meu tema será:cantigas de roda, parlendas, adivinhas...
E é claro que irei usar sua dica.
Valeuuuuuuuuuu...
Beijos. Leandra
olá priscila,seu blog está apaixonante....encontrei várias idéias sobre o folclore.sabia que vc me ajudou ?
Olha já meu favorito.
um grande abraço. Pura
Adorei o seu blog, muito criativo.
Mostrarei em minha escola o projeto sobre o folclore.
Muito produtivo.
BJS!!!
Olá Priscila!!
Parabenizo-lhe pelo esxcelente blog, cheio de informações e orientações...era justamnte isso que eu buscava pra diversificar minhas aulas de POrtuguês (Redação), que ria mesmo sair um pouco da mesmisse quanto às atividades folclóricas...riquíssimo seu material...Parabéns!!!
Parabéns pelo blog, é maravilhoso,
já me tornei uma seguidora...
e também já indiquei para várias colegas!!! Abraços: Janaina
Adorei estas ideias, estou pensando em elaborar um projeto sobre folclore na volta às aulas e isto me ajudou muito!
Valeu!
Postar um comentário