quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

SONDAGEM SOBRE A ESCRITA DE NÚMEROS - 2ª SÉRIE


Para esta sondagem a sugestão é que você faça ditados de números: o primeiro no início do ano, o segundo no final de abril e o terceiro na primeira semana de julho. A escrita dos números deve ser individual.

Encaminhamento:
* Proponha aos alunos um ditado diferente: explique que, em vez de escrever palavras, eles hoje vão escrever os números, pequenos e grandes, que você for ditando.
* Entregue a cada criança meia folha de papel sulfite e peça-lhe que escreva seu nome.
Faça o ditado dos números a seguir, na ordem em que estão apresentados aqui:

No início do ano: 200 – 40 – 2029 – 63 – 1238 – 307 – 583 – 3000

No mês de abril: 804 – 5000 – 85 – 3109 – 50 – 400 – 756 – 2175

No mês de julho: 8000 – 315 – 60 – 74 – 800 – 7591 – 740 – 4038

* Recolha os ditados dos alunos e, posteriormente, analise as escritas e registre suas observações.
* Faça o registro a cada sondagem realizada.
* Retome a atividade e faça com os alunos uma análise rápida da escrita dos números ditados. Deixe que discutam livremente e encontrem formas de verificar se a escrita está correta. Um bom recurso para refletirem sobre as escritas produzidas é observar a numeração das páginas de um dicionário, por exemplo.
* Com as informações registradas nas três pautas de observação você pode elaborar gráficos sobre o conhecimento dos alunos a respeito da escrita de números e acompanhar seus progressos ao longo do ano.
Ao final do semestre, comparando as informações dos três gráficos e as que você recolher nas atividades de produção e interpretação de números, será possível avaliar com maior precisão os avanços dos alunos na compreensão do funcionamento do sistema de numeração decimal.
fonte: GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS (SMESP)

Nenhum comentário: