Para esta sondagem a sugestão é que você faça ditados de números: o primeiro no início do ano, o segundo no final de abril e o terceiro na primeira semana de julho. A escrita dos números deve ser individual.
Encaminhamento:* Proponha aos alunos um ditado diferente: explique que, em vez de escrever palavras, eles hoje vão escrever os números, pequenos e grandes, que você for ditando.
* Entregue a cada criança meia folha de papel sulfite e peça-lhe que escreva seu nome.
Faça o ditado dos números a seguir, na ordem em que estão apresentados aqui:
No início do ano: 200 – 40 – 2029 – 63 – 1238 – 307 – 583 – 3000
No mês de abril: 804 – 5000 – 85 – 3109 – 50 – 400 – 756 – 2175
No mês de julho: 8000 – 315 – 60 – 74 – 800 – 7591 – 740 – 4038
* Recolha os ditados dos alunos e, posteriormente, analise as escritas e registre suas observações.
* Faça o registro a cada sondagem realizada.
* Retome a atividade e faça com os alunos uma análise rápida da escrita dos números ditados. Deixe que discutam livremente e encontrem formas de verificar se a escrita está correta. Um bom recurso para refletirem sobre as escritas produzidas é observar a numeração das páginas de um dicionário, por exemplo.
* Retome a atividade e faça com os alunos uma análise rápida da escrita dos números ditados. Deixe que discutam livremente e encontrem formas de verificar se a escrita está correta. Um bom recurso para refletirem sobre as escritas produzidas é observar a numeração das páginas de um dicionário, por exemplo.
* Com as informações registradas nas três pautas de observação você pode elaborar gráficos sobre o conhecimento dos alunos a respeito da escrita de números e acompanhar seus progressos ao longo do ano.
Ao final do semestre, comparando as informações dos três gráficos e as que você recolher nas atividades de produção e interpretação de números, será possível avaliar com maior precisão os avanços dos alunos na compreensão do funcionamento do sistema de numeração decimal.
Ao final do semestre, comparando as informações dos três gráficos e as que você recolher nas atividades de produção e interpretação de números, será possível avaliar com maior precisão os avanços dos alunos na compreensão do funcionamento do sistema de numeração decimal.
fonte: GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS (SMESP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário