sábado, 9 de agosto de 2008

ATIVIDADE DE LEITURA COM LEGENDAS

Aproveitando o tema "Olimpíadas", realize esta atividade com os alunos:

LEGENDAS DE FOTOS TROCADAS

Objetivos:
* Interpretar um texto buscando pistas tanto nas legendas como nas fotos
* Ler uma legenda antes de saber ler convencionalmente

Planejamento:
* Organizar os alunos em duplas;
* Materiais necessários: cópia para todas as duplas de duas fotos de jornal bem diferentes e cópia das legendas também separadas
* Duração: cerca de 40 minutos

Encaminhamento:
* Organizar antecipadamente o grupo em duplas, pensando nas possibilidades de interação.
* Escolher duas fotos e duas legendas bem diferentes. Por exemplo, uma foto com algum jogador bem conhecido da seleção brasileira de futebol numa situação de ataque e uma foto de outro time, com camisas de cores distintas das brasileiras, em uma situação de falta, defesa de goleiro, etc.
* Mostrar as fotos, sem as legendas, e pedir que digam de que seleções eles pensam se tratar, que jogadores conhecem e qual situação cada foto está retratando.
*Depois, dizer a eles que o jornalista que fez a reportagem já não lembra mais qual legenda é de cada foto e que eles terão de tentar ler o que está escrito.
* Aos alunos que têm mais dificuldades, dê pistas do tipo "veja se tem escrito na legenda algum nome de país ou de jogador que você conhece e que está na foto".
* Circular pelas mesas ajudando as duplas - questionando, dando pistas e perguntando o que conseguiram descobrir e como.
*Quando todos tiverem terminado, perguntara a que conclusão chegaram e deixar que expliquem como fizeram para descobrir. Se não tiverem conseguido ler integralmente as legendas (apenas o nome do jogador, por exemplo), leia para eles.

DICA: ESTA É UMA BOA ATIVIDADE PARA OS ALUNOS QUE AINDA NÃO CONSEGUEM LER CONVENCIONALMENTE. PARA OS QUE LÊEM, VOCÊ PODE ESCOLHER UMA NOTÍCIA CURTA, SOBRE UM JOGO, E PEDIR QUE ESCOLHAM QUAL É - ENTRE TRÊS OU QUATRO POSSIBILIDADES - O TÍTULO MAIS ADEQUADO A ELA.

*Fonte: GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS - PROFESSOR ALFABETIZADOR (SEC. EDUC. DO ESTADO DE SP)

Um comentário:

CÍNTIA disse...

COM CERTEZA ESTA ATIVIDADE É DE GRANDE AJUDA ...

VALEU !

BJOS MIL

CÍNTIA MACIEL