domingo, 10 de agosto de 2008

ATIVIDADE DE ESCRITA: LEGENDA

LEGENDAS DE FOTOS

Objetivos:
* Escrever uma legenda preocupando-se em manter as características desse gênero;
* Escrever utilizando os conhecimentos disponíveis sobre o sistema de escrita e as fontes de informação existentes na classe.

Planejamento:
* Organizar os alunos em duplas;
* Materiais necessários: uma folha com uma foto de jornal, espaço para escrever a legenda (cópia para todas as duplas) e a notícia que acompanha essa foto;
* Duração: cerca de 40 minutos.

Encaminhamento:
*As duplas devem ser pensadas de modo que um aluno mais avançado em relação às hipóteses de escrita fique com outro com hipóteses iniciais;
* Explique a proposta contando a eles que lerá uma notícia, depois mostrará uma foto relacionada a essa notícia e então eles deverão criar, em duplas, a legenda para a foto;
* Leia para eles a notícia. Comente-a e deixe que a comentem;
* Distribua então as folhas com a foto e o espaço para a legenda, uma por dupla. Informe-os, se for o caso, dos nomes dos atletas que aparecem na foto ou a qual país pertencem;
* Pergunte quem gostaria de dizer o que acha que poderia escrever na legenda. Deixe que algumas crianças dêem exemplos. Atenção: é importante que, para que tenham sucesso nesta atividade, já tenham lido e discutido muito com você a respeito desse gênero textual.
* Combine com eles que cada dupla deverá entrar em acordo a respeito do que vai ser escrito na legenda da foto. O aluno que tem hipóteses iniciais deve ditar e o outro ser o escriba.
* Circule pelas duplas ajudando de acordo com a necessidade: às vezes perguntando, outras oferecendo informação, confirmando ou confrontando informações. Ajude os alunos a utilizar as fontes de informação existentes na classe.
* Peça que cada dupla leia para o grupo a legenda que fez e depois as coloquem no mural da sala.
* Não é o momento de fazer correções ortográficas. Afinal, embora seja um texto curto, é um texto de autoria, e a maior preocupação deve ser com a produção da linguagem adequada a esse gênero.

O QUE MAIS FAZER?
Esta atividade pode ser feita várias vezes, pois os alunos costumam gostar muito dela. Você pode depois organizar uma coletânea com todas as fotos e suas legendas. O cuidado com as duplas, para garantir que todos tenham sucesso na produção do texto, é fundamental.
A escrita de títulos para notícias de jornal também pode ser uma ótima atividade de produção de texto, a qual deve seguir orientações semelhantes às da escrita de legendas.
Tanto as legendas quanto os títulos são textos curtos, porém exigem dos alunos entendimento da notícia lida e poder de síntese para escrevê-los.

FONTE: Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Profº Alfabetizador (Sec. Educ. do Est. de SP)

Um comentário:

Rose Diniz® disse...

Passando pra fazer uma visita e desejar que sua semana seja abençoada por Deus. Beijos docinhos