segunda-feira, 6 de julho de 2009

NOTAÇÃO NUMÉRICA

LEITURA E ESCRITA DE NÚMEROS
Desde o início do primeiro ano, o trabalho com o Sistema de Numeração Decimal precisa ser intenso e sistemático, a fim de garantir que as crianças leiam e escrevam os números.
Na Educação Infantil, devem ser dadas oportunidades para que as crianças possam formar os números e organizá-los em quadros numéricos. Já no 1º ano, é importante que tais atividades permaneçam e algumas outras sejam inseridas, tais como aquelas nas quais é solicitado à criança a análise de erro de escritas de números (escrita aditiva, por exemplo, quando grafam 130 assim: 10030), mais frequente com crianças menores.
Esse tipo de atividade favorece a ampliação dos conhecimentos que as crianças possuem sobre os números e que elas passem a escrevê-los de forma convencional. Há ainda, jogos como "batalha de composição" e "senha", que de maneira lúdica ajudam as crianças a pensar sobre a formação do número e identifiquem o valor a partir da posição que os algarismos ocupam no mesmo.
ALGUMAS INDICAÇÕES PARA O TRABALHO COM A ESCRITA DE NÚMEROS
* Elaborar listas com números de telefones úteis, números de linhas de ônibus da cidade, números de placas de carros etc.;
* Elaborar listas com números referentes a si próprio: idade, data de nascimento, número do calçado, peso, altura, número de irmãos, etc.;
* Ditado de números;
* Jogos de baralho, de adivinhação ou que utilizem dados, nos quais a criança tenha a oportunidade de registrar números;
* Calendário: fazer a marcação diária do calendário com as crianças e recitar os números já marcados no mês. Também é possível recitar a quantidade de dias que faltam para a realização de algum evento significativo para o grupo, como aniversários ou passeios. Marcar, ainda, acontecimentos significativos para a rotina do grupo, como o dia de ir à biblioteca, o dia da Educação Física, etc.
* Realizar momentos de culinária nos quais as crianças sejam convidadas a pensar sobre a leitura e o significado dos números, que neste caso são as quantidades dos ingredientes necessários para o preparo das receitas;
* Promover momentos de marcação de pontuação em determinados jogos, sejam eles em sala ou quadra;
* Fazer etiquetas para facilitar a organização ou distribuição de materiais. Por exemplo, a quantidade de dados ou fichas guardadas em uma caixa.
*fonte: Novos Caminhos (1º ano) - Ed. DCL

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