(clique em cima para ampliar)
Para tornar-se um leitor que aprecia e desfruta dos textos literários, um dos fatores decisivos é fazer parte de uma comunidade de leitores.(...) Disponibilizar material de leitura é fundamental e certamente irá contribuir. Entretanto, para garantir a formação de leitores, é preciso que os alunos participem das diferentes práticas de leitura que existem socialmente. Quais são as práticas de leitura dos leitores de textos literários fora da escola?
VEJAMOS... EM PRIMEIRO LUGAR: PARA QUE LER?
Para se entreter, para se divertir, para imaginar lugares nunca visitados, para viver a vida na pele de outra pessoa, para se emocionar, para aprender, para se desligar do cotidiano, para saber como viviam as pessoas em outros lugares... Amos Oz, renomado autor israelense, nos explica as vantagens de ler um romance:
"Se adquirir uma passagem e viajar a outro país, é possível que você veja as montanhas, os palácios e as praças, os museus, as paisagens e os locais históricos. Se a fortuna lhe sorrir, talvez tenha a oportunidade de conversar com alguns habitantes do lugar. E voltará para casa carregado com um monte de fotografias e postais.
Mas, se lê um romance, adquire uma entrada para os recantos mais secretos de outro país e de outro povo. A leitura de um romance é um convite a visitar as casas de outras pessoas e conhecer seus cantos mais íntimos.
Senão for mais do que um turista, talvez tenha a oportunidade de se deter em uma rua, observar uma velha casa do bairro antigo da cidade e ver uma mulher debruçada à janela. E, então, dará a volta e seguirá o seu caminho.
Mas, como leitor, observa não só a mulher que olha pela janela. Está com ela dentro da sua casa, e até dentro da sua cabeça.
Quando lê um romance de outro país, você é convidado a passar à sala de outras pessoas, ao quarto das crianças, à cozinha, e mesmo ao dormitório. É convidado a entrar em suas dores secretas, em suas alegrias familiares, em seus sonhos."
(extraído de "A mulher na janela", publicado em O Estado de São Paulo em 30/10/2007)
E COMO LEEM OS LEITORES DE LITERATURA?Devoram livros inteiros, apreciam aos pouquinhos,não descolam os olhos das linhas enquanto balançam no ônibus, leem em voz alta para emocionar os amigos, escolhem um trecho para copiar, vão às lágrimas, riem sozinhos...
E os leitores gostam, principalmente, de conversar com outros leitores: "Você já leu este livro? Conhece o autor? Já leu aquele outro livro dele? O que achou do fim? Eu gostei principalmente porque...". E assim por diante.
Queremos criar na escola não só o hábito de ler, mas de compartilhar a leitura e suas impressões sobre os textos lidos. Este cartaz é um instrumento para estimular qeu os nossos pequenos leitores registrem suas leituras, suas opiniões sobre o que foi lido, socializando-as com o grupo.
ALGUMAS DICAS E ORIENTAÇÕES DE USO
Como vocês já sabem, as situações de leitura podem ser variadas: leitura diária do professor, leitura compartilhada (dos livros repetidos), leitura individual dos alunos em sala de aula, leitura em casa. Todas essas situações podem ser associadas ao preenchimento do cartaz. (...)
O cartaz pode ser utilizado de diferentes formas. Por exemplo:
1. Você lê uma história em voz alta e, depois, pede que cada dupla de alunos converse alguns minutos entre si para fazer a avaliação da leitura que será registrada no cartaz. Depois que cada dupla dá sua opinião, você faz a média para colocar na coluna "total" qual foi a avaliação da maioria. Claro que mais importante do que a nota em si é pedir que os alunos justifiquem sua opinião.
2. Durante uma semana anote quais são os livros mais lidos e, num dia marcado para a "roda de biblioteca", registre as opiniões de todos os que leram estes livros.
3. Quando o cartaz estiver preenchido, converse com eles sobre:
a) Quais os autores mais lidos?
b) Quais as histórias mais bem avaliadas ou por que todos gostaram mais desta ou daquela história?
c) Quais os gêneros favoritos? Poesia? Humor? Contos de assombração? Contos de fadas? Fábulas?
d) Quais os personagens mais interessantes? Heróis? Vilões? Seres mágicos? Animais?
4. Vocês podem trocar o cartaz com o de outra turma não só para comparar opiniões no caso de haver livros lidos pelas duas turmas, como também para saber quais são os livros mais indicados.
5. A partir do preenchimento do cartaz também é possível propor a escrita de resenhas para os livros favoritos. As resenhas podem ser colocadas no mural da escola, da própria classe ou serem enviadas para outra turma da mesma série. Mas não se esqueça, para que escrevam resenhas precisam ler várias delas e discutir como são escritas.
6. Ao final do ano, os cartazes de todas as turmas podem ser reunidos e a escola pode fazer um "ranking" com os dez livros preferidos de todas as séries. Junto a essas listas podem ser expostos os comentários dos alunos.
Vocês podem usar a imaginação e criar muitas situações de uso para este cartaz, o importante é que ele seja um convite à leitura.
*FONTE: Sec. de Educ. do Est. de SP - Programa Ler e Escrever
7 comentários:
Gostei muito do seu blog.
Gostaria que vc conhecesse o meu:
http://luciananadolny.blogspot.com
Beijo, Luciana.
Gostei muito do seu blog.
Gostaria que vc conhecesse o meu:
http://luciananadolny.blogspot.com
Beijo, Luciana.
Seu blog é maravilhoso. amei e voltarei outras vezes.
Desejo uma linda terça feira e muita paz em sua vida.
Smack!
Edimar Suely
jesusminharocha2.zip.net
Olá!
Adoramos ver nosso selinho em seu blog!
Não deixe de dar uma passadinha no nosso blog - www.smartkidsblog.blogspot.com/. Contamos com passatempos, desenhos para colorir, jogos e conteúdos para as suas aulas. São sempre muitas novidades.
Um grande abraço da equipe SmartKids!
Qual é o material para fazer este quadro,pois vou fazer com a minha turma!
Bjs e ficou muito lindo o seu blog
adorei tudo.
Ótima sugestão para professor trabalhar leitura em sala de aula. Parabéns pelo seu blog!
Beijos
Silvia
Postar um comentário