segunda-feira, 7 de março de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE HISTÓRIAS POR FAIXA ETÁRIA



15 MESES A 3 ANOS


* Nesta faixa etária, as crianças:


- demonstram aumento constante de vocabulário, utilizam sentenças simples ( três a quatro palavras) e criam palavras para expressar suas necessidades;


- gostar de bater palmas, imitar gestos e sons;


- gostam de dramatizar livremente;


- gostam de ouvir os adultos repetir as sílabas que pronunciam;


- encontram grande satisfação em ouvir: as palavras valem pelo som que produzem;


- interessam-se pouco pelo conteúdo das histórias por não aprenderem a sequência lógica dos fatos;


- gostam de ouvir histórias curtas e rimadas;


- gostam de observar gravuras e ouvir música;


- possuem uma atenção dispersiva e alienada. A concentração delas dura, em média, 5 minutos;


- mudam de assunto rapidamente.




TIPOS DE HISTÓRIA:


- Jogo Oral ou Jogo de Faz-de-Conta: são as cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas. rimas, brincos (poemas de entretenimento dirigido aos bebês para fazê-los gostar de trocar de roupa, tomar banho, comer ou dormir; são recitados sempre pelos adultos e constituem um elo entre a criança e o mundo que a cerca).


- Histórias de bichinhos, brinquedos e outros objetos humanizados;


- Histórias utilizando muitas imagens;


- Histórias utilizando as mãos ou os dedos;


- Histórias dramatizadas com sons e gestos;


- Histórias improvisadas.










3 e 4 ANOS


* Nesta faixa etária, as crianças:


- encontram-se na fase do realismo imaginário. Para elas a imitação representa a realidade e todas as coisas são vivas e dotadas de intenções e sentimentos;


- conquistam a própria linguagem;


- fixam-se como ouvintes. Apresentam maior capacidade de concentração;


- gostam de brincar com jogos, adivinhas...


- possuem maior compreensão da sequência lógica.




TIPOS DE HISTÓRIAS:


- Histórias da vida real: crianças, família e comunidade;


- Histórias acumulativas e de repetição;


- Histórias de exemplos;


- Histórias de objetos e animais humanizados;


- Histórias improvisadas;


- Histórias rítmicas e rimadas.










4 E 5 ANOS


* Nesta faixa etária, as crianças:


- encontram-se na fase do realismo imaginário. Para elas a imitação representa a realidade e todas as coisas são vivas e dotadas de sentimentos;


- possuem uma capacidade de expressão mais desenvolvida;


- possuem maior capacidade de concentração, sendo capazes de ouvir histórias por um tempo maior, bem como repetir sua sequência.




TIPOS DE HISTÓRIA:


- Histórias da vida real: familiar e comunitária;


- Histórias acumulativas e de repetição;


- Histórias de brinquedos, outros objetos e animais humanizados;


- Contos etiológicos;


- Contos de fadas






5 E 6 ANOS


* Nesta faixa etária, as crianças:


- encontram-se na fase do realismo imaginário. Para elas, a imitação representa a realidade e todas as coisas são vivas e dotadas de intenções e sentimentos.


- encontram-se no início do processo de socialização, ou seja: cooperam bastante, formam pequenos grupos de amigos e apreciam a companhia de outras crianças;


- possuem maior capacidade de concentração, ou seja: esperam a sua vez em conversas, escutam outras pessoas falando e interessam-se por histórias mais longas.




TIPOS DE HISTÓRIAS:


- Histórias da vida real: família, comunidade;


- Histórias acumulativas e de repetição;


- Histórias com muita ação;


- Histórias de animais;


- Contos de fadas com enredo simples;


- Contos de humor;


- Histórias de exemplo.






** fonte: Baú do Professor - Histórias e Oficinas Pedagógicas , vol. 5 (Ed. Fapi)


6 comentários:

ELIZABETH disse...

OI PRISCILA, ACHEI SEU BLOG LEGAL E ADICIONEI NO MEU. CRIEI UM BLOG A POUCO TEMPO PARA DIVULGAR ASSUNTOS SOBRE EDUCAÇÃO. PARTICIPE TB, MAS ESTOU APRENDENDO AINDA. BJUS

Natally Cristina disse...

Oi.. seu blog está lindo! Cheio de ideias legais!
Já estou te seguindo!
dá uma passadinha no meu e segue também...beijinhossss
professoranatally.blogspot.com.br

Cassia Regina Dias de Souza disse...

OLÁ!!! PASSA LÁ NO MEU CANTINHO PRA PEGAR UM SELINHO, TÁ LEGAL ?!!!
BEIJINHOS CASSIA

gisele.artes disse...

Oi ! Adorei este post! Vou retwittá-lo! Bjos, gi

PROFª LUCIANA disse...

Amei o blog. Amo alfabetização.
Coloquei o link do seu blog no meu.
www.cliqueeducacao.blogspot.com
Parabéns.
Abraços

Kirschen.Pedagogo disse...

Gostei muito deste BLOG, POIS EU TENHO UM BLOG PARA PROFESSORES QUE ESTÃO EM FORMAÇÃO E COMEÇANDO UMA VIDA PROFISSIONAL..

WWW.PEDAGOGOEMFORMACAO.BLOGSPOT.COM