terça-feira, 13 de janeiro de 2015

BRINCADEIRAS PARA OS PRIMEIROS DIAS DE AULA


QUEM PROCURA, ACHA

OBJETIVO: Desenvolver a atenção, análise, discriminação visual e socialização

COMO FAZER: 
* Selecione gravuras ( de calendários, revistas, livros de histórias, etc.) e cole-ase em cartolina formando vários quebra-cabeças.
* Marque a parte de trás de cada quebra-cabeça com sinais diferentes, que podem ser figuras geométricas, numerais ou letras do alfabeto.
* O importante é que cada quebra-cabeça esteja marcado com o mesmo sinal.

COMO JOGAR:
* Entregue uma peça do quebra-cabeça a cada aluno.
* As crianças devem procurar os colegas cujas peças tenham o mesmo sinal.
* Quando todos se encontrarem, devem sentar no chão e juntar as peças que formam o quebra-cabeça (Este será um momento muito importante para socialização entre as crianças).
* Vencerá o grupo que conseguir montar primeiro o quebra-cabeça.





FUI À PADARIA E COMPREI...

OBJETIVOS: Desenvolver a atitude de competição de forma saudável, a atenção e a memorização de produtos ou objetos vendidos em determinado estabelecimento.

COMO BRINCAR:
* Peça às crianças que façam uma roda e explique as regras do jogo.
* Peça à turma que pense nas coisas que são vendidas na padaria.
* Escolha um aluno para iniciar o jogo e peça-lhe que diga: " Fui à padaria comprar 'bolo' , e você?"
* O aluno seguinte deve falar o nome de outro produto. Exemplo: "Fui à padaria comprar pães, e você?".
* Caso uma criança repita alguns dos produtos ou disser nomes de coisas que não são vendidas na padaria ou demorar para responder, vai para o centro da roda e passa a sua vez para a próxima criança.
* Ao final, as crianças que ficaram no centro da roda pagam uma prenda escolhida pelos colegas. Ex: pular num pé só em volta da roda, cantar uma pequena música, imitar um animal...


VARIAÇÃO: Use também a brincadeira para comprar em feira, sapataria, farmácia, lanchonete, loja de roupas, açougue, loja de brinquedos. etc.


* FONTE: Letramento Divertido, Ed. Fapi

Nenhum comentário: