* ESCRITA COLETIVA DE LISTA DE CANTIGAS CONHECIDAS
OBJETIVOS:
* Participar de uma situação de escrita coletiva, começando a conhecer alguns procedimentos relacionados ao ato de escrever;
* Compartilhar com os colegas os seus conhecimentos sobre as cantigas tradicionais e também sobre a escrita das palavras que compõem os títulos de cada uma delas;
* Refletir sobre o sistema de escrita, colocando em jogo suas hipóteses e confrontando-as com as de seus colegas.
* Ampliar o conhecimento sobre os nomes das letras e sua forma gráfica.
PLANEJAMENTO:
* Como organizar o grupo?
Alunos sentados nas carteiras, em duplas, voltados para a lousa e para você.
* Quais materiais serão necessários?
Lousa, giz, cartolina, caneta hidrocor.
* Duração:
De 30 minutos a 1 hora (conforme o conhecimento dos alunos sobre as cantigas).
ENCAMINHAMENTO:
* Ao planejar a atividade, decida se irá escrever os títulos das cantigas que os alunos ditarem na lousa ou na cartolina. Na lousa é mais interessante, pois se pode apagar o texto quantas vezes forem necessárias e, ao final, passá-lo a limpo em outro suporte - o cartaz, por exemplo. Lembre-se de que nem todas as cantigas populares têm título. Quando isso acontece, geralmente é o primeiro verso da canção que cumpre esse papel.
* Antes de iniciar a atividade de leitura, retome com a turma as cantigas já conhecidas. Cante com eles essas cantigas e faça dessa conversa inicial, um momento agradável de socialização dos conhecimentos que os alunos já possuem sobre esse tipo de texto. Combine que vocês farão um registro dos títulos dessas canções.
* Durante a atividade, peça que os alunos ditem os "nomes" (títulos) das cantigas que conhecem. Escreva um título logo abaixo do outro, utilizando letra de imprensa maiúscula. Reflita em voz alta sobre a escrita desses títulos: a quantidade de palavras com as quais são compostos, qual é a letra inicial dessas palavras, se há palavras que se escrevem com as mesmas letras, etc. Faça perguntas para o grupo, transformando a escrita em um momento de análise e reflexão sobre a língua. Proponha que as crianças consultem materiais escritos, expostos na sala, a lista de nomes, o alfabeto, caso tenham dificuldade de dizer o nome de alguma letra.
* Ao final da atividade, passe a limpo a lista dos títulos em um cartaz (caso os tenha escrito na lousa). Decida onde afixá-lo e volte a retomá-lo sempre que necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário