sábado, 22 de novembro de 2008

DICA LITERÁRIA

... Para ler em capítulos com os alunos ou ler em casa, nas férias...



"O inglês Roald Dahl escreveu nos anos 60 o livro que conta a história de Charlie, um garoto pobre que tem sua vida completamente modificada após a visita à fábrica de chocolates do excêntrico Willy Wonka.Depois de passar anos com os portões da fábrica fechados a sete chaves, Wonka organiza um concurso para permitir que cinco crianças visitem o local. O convite vem em forma de um cupom dourado que pode estar dentro da embalagem de qualquer um de seus chocolates. Charlie é a última criança a conseguir um cupom. Junto com a mimada Veroca Sal, a irritante mascadora de chicletes Violeta Chataclete, o obeso Augusto Glupe e do viciado em TV Miguel Tevel, ele ganha um carregamento vitalício de chocolates Wonka e a oportunidade de conhecer a misteriosa fábrica de chocolates. Lá dentro, as coisas não têm muita lógica. Os trabalhadores são homenzinhos minúsculos chamados umpa-lumpas. Os doces são feitos do jeito mais maluco possível e o local parece ser movido a magia. Durante o passeio, as crianças chatas e mimadas aprendem valiosas lições, pois Willy Wonka sabe muito bem como lidar com este tipo de gente. Quando tudo termina, resta apenas Charlie, que tem uma enorme surpresa com o resultado de sua visita." (fonte: Site Uol crianças)


Um livro gostoso de ler, recomendado para todas as idades. A magia e encantamento da Fantástica Fábrica de Chocolate, narrada perfeitamente por Roald Dahl, nos leva a um lugar realmente fantástico, onde tudo é possível...







... Para aulas de matemáticas mais divertidas e desafiadoras...



" Todo mundo tem problemas. A família Gorgonzola, seus parentes e amigos também têm. Só que são problemas sujos, imundos. Você tem coragem de botar a mão e resolvê-los? É um desafio. Se conseguir, vai ficar sabendo qual é o seu tipo de cérebro."




Um livro maravilhoso! Em cada página, um desafio a ser resolvido pelos alunos, que irão achar muito engraçadas as situações vividas pelos personagens. Escrito e ilustrado pela autora Eva Furnari, que dispensa comentários...
Quem ainda quiser trabalhar com desafios matemáticos nesse finzinho de ano, recomendo esse livro.
Só para vocês ficarem com "água na boca", segue um dos desafios do livro:




" O Juvenal e o Tobias têm outro amigo, o Pífio. O Pífio coleciona furos naturais de roupas. Furos naturais são aqueles feitos depois de muito uso. Furos feitos com tesoura não vale.

Pífio já tinha 80 furos e o que ele mais queria na vida era que sua coleção chegasse aos 100 furos. No dia do aniversário ele ganhou uma calça com 2 furos, uma camiseta com 5, uma cueca com 6 e um pé de meia com 10 furinhos.

Será que Pífio chegou à marca dos 100 furos?

E o que mais ele colecionava?" (pág. 13)


Nenhum comentário: