(MARCUSCHI, 2002) entre contos infantis e gêneros textuais epistolares (e sua maioria)
atuais, o que permite uma variedade de atividades e de projetos para a sala de aula. Todavia,
para o trabalho com a SD que apresentaremos seria então necessário que as crianças já
tivessem lido os seguintes contos: Cachinhos dourados e os três ursos; Branca de Neve e os
sete anões; João e o pé de feijão; Cinderela; Chapeuzinho Vermelho.
personagem principal e que realiza a sua tarefa entregando cartas para destinatários que são
personagens das histórias dos contos infantis tradicionais. Assim, dentro do suporte envelope,
são anexados a ele, no decorrer da história, vários gêneros textuais, com diferentes propósitos
comunicativos, conforme se vê no quadro abaixo:
(clique em cima da imagem para ampliar)
- Apresentação da situação e do projeto à classe:
* Ler diferentes cartas trazidas pelo carteiro para atualizar a leitura dos contos infantis tradicionais e produzir uma carta final para um dos personagens de histórias infantis tradicionais.
- Roda de leitura: relembrando os contos tradicionais presentes nos livros
* Motivar os alunos em torno de um projeto de comunicação coletivo: leitura e produção de cartas.
* Recordar com os alunos a sinopse dos contos infantis tradicionais.
* Reunir as crianças em grupo para registrar as sinopses.
- Dramatização para reconhecimento de algumas personagens de contos infantis.
- Um pouquinhos de história: o desenvolvimento dos meios de comunicação
Objetivos
* Compreender o desenvolvimento dos meios de comunicação a partir da leitura crítica da reportagem
* Recados do passado- veja como as pessoas trocavam mensagens em diferentes épocas, publicada pela Revista Recreio (n° 420, 27/03/08)
- Reconhecimento das condições de produção do gênero textual 1: carta de pedido de desculpas
* Discutir por meio da leitura dos gêneros os elementos principais do contexto de produção por
meio de um quadro comparativo entre eles.
* Debater oralmente para identificar as opiniões dos alunos.
* Escrever uma lista de constatação sobre o gênero.
Oficina 4
- Reconhecimento das condições de produção gênero textual 2: panfleto de propaganda
Objetivos:
* Refletir com as crianças, por meio do planejamento de uma aula de leitura (vide HILA 1999, para saber procedimentos de elaboração para uma aula crítica a partir de gêneros textuais) sobre: o poder da propaganda, a importância dos destinatários, os recursos visuais tendo em vista os destinatários.
* Leitura crítica do panfleto do livro, destinado à bruxa malvada, reconhecendo seus elementos do contexto de produção.
Oficina 5
- Reconhecimento das condições de produção gênero textual 3 e 4 : cartão postal e cartão de aniversário
* Praticar a escrita de um cartão de aniversário trazido pelo professor.
* Ler um cartão postal trazido pelo professor .
* Comparar os gêneros anteriores por meio de um quadro destacando-se os elementos do contexto de produção.
* Escrever um registro com os alunos sobre as descobertas realizadas.
Oficina 6
- Reconhecimento das condições de produção dos gêneros textuais 4 e 5: carta de comunicação de publicação de livro e carta de comunicado de despejo
*Retomar os pontos aprendidos sobre a carta de pedido de desculpas.
* Ler as cartas presentes no livro.
*Praticar o reconhecimento do objetivo das cartas e de seus destinatários.
* Escrever um registro diferenciando as três cartas trabalhadas.
Oficina 7
-A produção coletiva/grupo de uma carta para um personagem de um conto infantil trabalhado para dar continuidade ao livro
Objetivos:
*Produzir uma nova carta (em grupos) a ser levada pelo carteiro para uma personagem conhecida de contos infantis, a fim de continuar o processo de intertextualidade inter-gêneros.
* Realizar um debate oral sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta.
* Orientar o processo de planejamento.
* Expor as cartas na sala.
* fonte: "O CARTEIRO CHEGOU: uma proposta de seqüência didática para séries iniciais "
Cláudia Valéria Doná Hila17 (UEM- PG/UEL)
Elvira Lopes Nascimento (UE
R e v i s t a P r o l í n g u a – I S S N 1983-9979 P á g i n a 64
Volume 2 Número 1 – Jan./Jun de 2009
3 comentários:
Oooeeii linda! Amei este post,quantas ideias. Parabéns! Vem me fazer uma visitinha para pegar o meu Linke-me novo. 1001 Abraços da Tânia Míriam
Boa tarde Amigos(as)!!
Parabéns pelo Projeto e pelo Blog!!
Gostaria de Contribuir para com o projeto de leitura e Oficina, deixando uma indicação!!
Juntos, contribuindo para com um planeta mais limpo, puro, lindo, saudável e educado!
Em casa produzimos muito lixo todos os dias. E esta é uma das questões mais sérias e discutidas em todo o planeta. Para onde deve ir o lixo produzido pela humanidade? Não é mesmo?
Você sabia que há diferentes maneiras de diminuir o que jogamos fora, fazendo arte? E o melhor de tudo, fazer tudo isso de maneira fácil e super divertida.
Aprenda com o Curso de reciclagem - 130 ideias simples e criativas para reciclar objetos em casa!!
Com ele você irá fazer artesanatos lindos reciclando produtos. O Curso pode ser ministrado e feito com crianças, idosos e todo tipo de pessoa, um método fácil e praticamente sem nenhum custo.
O curso tem o objetivo de ensinar à você a reutilizar alguns objetos comuns em casa, tais como: garrafas pet, caixas de leite, lacres de latinhas, dentre inúmeros outros produtos que descartamos todos os dias.
Reutilizando esses objetos simples e comuns que poluem o meio ambiente você fará lindos trabalhos manuais, úteis no dia a dia, além de contribuir para com um planeta mais limpo e saudável. O curso é todo baseado em fotos, com explicações detalhadas em texto para que você entenda perfeitamente como fazer cada parte. Além disso, você irá receber dois bônus fantásticos, que lhe ensinaram ainda, muito mais coisas interessantes.
Acesse já o nosso site e conheça mais sobre nosso método de como contribuir para com o planeta com criatividade, arte e reciclando sempre.
Acesse Agora!! http://hotmart.net.br/show.html?a=f225700L
Leonardo Thurler
Pedagogo e Blogueiro
http://duvidasnalingua.blogspot.com.br/
Bom dia gostaria de receber uma apostila onde tinha vários jogos sobre textual
Postar um comentário