PRODUÇÃO ORAL COM DESTINO ESCRITO
Condições Didáticas consideradas ao planejar:
• Considerar o contexto comunicativo (para quê escrever, para quem escrever, o que escrever e como escrever) no planejamento e realização de produção coletiva de textos.
• Realizar situações de leitura de diferentes textos de um mesmo gênero para a ampliação do repertório lingüístico dos alunos e apropriação de suas características próprias a partir da familiaridade com eles.
• Utilizar estratégias de planejamento e revisão nas situações de produção coletiva.
• Favorecer a participação de todos da classe durante a produção (formas de agrupar os alunos e propostas referentes à escrita de cada parte do texto).
• Favorecer a aprendizagem de conteúdos relacionados ao que consiste um "ato de escrita" para "escritores" experientes.
• Realizar atividades de revisão de textos na presença e com a participação dos alunos que priorizem análise e reflexão sobre a língua e não apenas a "correção".
Intervenções do professor:
• Explicitar os propósitos de escrita dos textos, bem como definir de antemão quem serão os destinatários.
• Favorecer a análise e reflexão sobre as características do texto pelos alunos.
• Registrar textualmente as propostas dos alunos para que seja possível analisá-las, elegendo a melhor forma ou elaborando coletivamente outras.
• Estabelecer um diálogo com os alunos durante a produção (incentivando-os a planejar o que será escrito, propondo que pensem em diferentes alternativas para o começo do texto, convidando-os a eleger aquela que o grupo considera mais adequada, sugerindo que busquem diversas possibilidades de expressar cada idéia, negociando a passagem do "oral" para o "escrito", pedindo que leiam e releiam o que já foi escrito para assegurar a coerência com o que está por escrever ou para revisá-lo desde a perspectiva dos leitores, propondo modificações no planejamento inicial em função de problemas que surgem durante a produção, retomando passagens de textos já lidos pela classe).
• Favorecer a verbalização dos diversos tipos de problemas que em uma situação de produção individual não podem ser explicitados, para que os alunos possam confrontar formas distintas de resolução para uma mesma questão.
• Favorecer a distinção entre o que deve e o que não deve ser escrito principalmente quando a maioria dos membros do grupo está se apropriando do sistema alfabético (para que identifiquem o que faz parte do texto ditado e as expressões conversacionais que o acompanham).
• Favorecer a distinção entre o que deve e o que não deve ser escrito principalmente quando a maioria dos membros do grupo está se apropriando do sistema alfabético (para que identifiquem o que faz parte do texto ditado e as expressões conversacionais que o acompanham).
Interação Aluno / Situação Didática
Nas situações de produção oral com destino escrito os alunos podem:
• Enfrentar e resolver múltiplos problemas relativos aos processos envolvidos na produção de texto, na medida em que participam de atos de escrita e atuam como "escritores".
• Enfrentar problemas vinculados às características dos textos que estão produzindo e utilizar fórmulas e léxico próprios.
• Discutir com outros, construir coletivamente soluções, observar aspectos do texto que não conseguiriam observar sozinhos.
• Incorporar-se ao que consiste um "ato de escrita" para "escritores" experientes.
• Distanciar-se do texto que está sendo produzido, quando posicionam-se como revisores.
• Enfrentar problemas da escrita, quando produzem pela primeira vez um gênero já conhecido, diferentes dos que se colocam na perspectiva do leitor.
• Elaborar novos conhecimentos e explicitar outros já utilizados em situação de leitura, na medida em que seja necessário tomar consciência dos mesmos para a resolução de problemas específicos, relacionados ao tipo de texto que se pretende produzir.
FONTE: Guia de estudo para o horário de trabalho coletivo (SMESP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário