domingo, 4 de outubro de 2009

PROJETO - ÁLBUM DE TIRAS EM QUADRINHOS


OBJETIVO COMPARTILHADO COM OS ALUNOS (PRODUTO FINAL): confeccionar um álbum com tiras lidas e conhecidas pelo grupo para ter mais uma fonte de leitura na sala e para doar ao acervo da escola, podendo ser lido por todas as crianças da comunidade. Além da doação do álbum, os alunos deste grupo poderão ler os quadrinhos para os menores.


POR QUE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS?

As histórias em quadrinhos, em especial as tiras, são textos curtos e divertidos. Trazem características gráficas que possibilitam às crianças ler antes de saber fazê-lo convencionalmente: o formato do balão, as cores, os desenhos e símbolos.


O QUE SE ESPERA QUE OS ALUNOS APRENDAM:

1. Ampliaro repertório de personagens e histórias em quadrinhos.

2. Extrair significado analisando uma imagem.

3. Ler respeitando as convenções gráficas desse tipo de texto.

4. Investigar imagem e produzir texto apropriado.

5. Reconhecer as especificidades desses textos: onomatopéias, os tipos de balões, o humor, as características dos personagens, etc.

6. Saber encontrar as tiras nos diversos cadernos de um jornal ou em um gibi.

7. Ouvir e respeitar idéias dos colegas.

8. Gostar de ouvir este tipo de histórias em quadrinhos.

9. Preservar o material coletivo da classe.


AÇÕES DO PROFESSOR:

1. Selecionar semanalmente tiras que sejam adequadas à faixa etária, em jornais, em gibis, ou livros dedicados a um único personagem, como Mafalda, Garfield, etc.

2. Considerar os saberes das crianças sobre os personagens apresentados.

3. Afixar histórias em quadrinhos já conhecidas nas paredes (ou murais) da sala para que as crianças possam ler e se divertir com os textos nos momentos que quiserem.

4. Repetir a leitura de histórias em quadrinhos já conhecidas.

5. Garantir que as crianças conheçam os personagens das histórias em quadrinhos lidas antes de produzir as próprias histórias com esses personagens.

6. Promover, frequentemente, leituras de histórias em quadrinhos afixadas no mural da sala para todo o resto do grupo.

7. Garantir que as crianças conheçam a função comunicativa dos diferentes balões: quando está pensando, quando está falando, quando é o narrador que está falando e não o personagem, para utilizá-los em suas histórias.

8. Conversar, frequentemente, com o grupo sobre o cuidado que se deve ter com os materiais coletivos.


ETAPAS PREVISTAS:

1. Levar os jornais selecionados para a roda, apresentando as partes que compõem um jornal feito para as crianças, destacando, principalmente, as tiras em quadrinhos e seus autores.

2. Conversar com o grupo sobre os personagens que conhecem das histórias em quadrinhos e suas características.

3. Apresentação de novos personagens e autores para ampliação do repertório das crianças.

4. Conversar sobre as características das histórias e quadrinhos: as onomatopéias, os tipos de balões, as características dos personagens, etc.

5. Conversar sobre a confecção do álbum e a oportunidade de contribuir com o acervo da escola e com as outras crianças que irão ler e se divertir com ele.

6. Em cada roda de leitura de histórias em quadrinhos, repetir a leitura duas ou mais vezes e, em seguinda, afixá-la na parede da sala para que possam ler sozinhos.

7. Promover situações de leitura de histórias em quadrinhos já memorizadas, solicitando que algumas crianças leiam sozinhas e as outras observem.

8. Levar uma história em quadrinhos (uma tira) nova - ainda não lida para o grupo - com os balões tampados e pedir que produzam coletivamente uma história a partir das ilustrações, isto é, que investiguem a imagem, retomem as características conhecidas dos personagens e produzam um texto apropriado. Depois das várias criações diferentes do grupo, apresentar a original e conversar sobre a versão de que mais gostaram. Escrever a versão eleita nos balões que estavam tampados.

9. Montagem do álbum de histórias em quadrinhos com o grupo e doação ao acervo da escola.

10. Manhã de lançamento do álbum e finalização do projeto.
:: fonte: Coletânea de Textos - Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (mód. 3)


2 comentários:

Eliana - PIPOCA disse...

Olá PRI... Meu nome é ELIANA sou Contadora de Histórias
É a primeira vez que acesso o seu blog, confesso que estou adorando!
Cheguei até aqui através de uma busca no golgle pelo título: QUE HISTÓRIA É ESSA - Flávio de Souza.
Achei ótimo vc ter postado páginas do livro, rsrs, assim não preciso comprar (a verba tá curta)
Achei o livro QUE HISTÓRIA É SSA 2 - Flávio de Souza numa sebo, caso vc queira, posso scannear tb. Escuta... Se não for pedir demais, scanneie as outras histórias tb...
Se quiser, mande para o meu email: andyalasp@uol.com.br
Bjo carinhoso

Paula Takada disse...

Olá, Priscila, sou Paula Monteiro, do site da revista NOVA ESCOLA (www.ne.org.br). Estou fazendo um cadastro de blogs de professores e achei o seu muito bem feito. Gostaria de ter seu e-mail. Se for do seu interesse, me escreva no paula.monteiro09@yahoo.com.br

Um abraço e parabéns pelo blog e pela profissão!
Paula Monteiro