
PROJETO CONTO E RECONTO
Objetivos:
* Ampliar o repertório de contos tradicionais.
* Apreciar o estilo de diferentes escritores, identificando e analisando as escolhas estilísticas que
realizam ao recontar um conto tradicional.
* Refletir a respeito das operações envolvidas no reconto de uma história: omissões, acréscimos,
inversões, substituições.
* Editar e revisar textos.
Recontar histórias possibilita aprender a respeito do funcionamento da linguagem escrita. Recontar não é mera reprodução, é recriação, pois ainda que o escritor tenha o compromisso de preservar o enredo, imprime à história seu estilo próprio. A proposta a seguir permite que os estudantes ampliem seu repertório de contos, bem como aprendam a ajustar a linguagem às suas intenções comunicativas, isto é, aos efeitos que esperam provocar em seus leitores.
Desenvolvimento:
* Com a ajuda dos estudantes, faça um levantamento das antologias de contos populares disponíveis no acervo da biblioteca municipal, escolar ou da sala de leitura.
* Promova a leitura de vários contos, diversificando os leitores: ora você lê para a turma, ora um dos estudantes lê para os colegas um texto preparado previamente.
* Dedique algumas aulas para que os estudantes possam comparar diferentes versões de um mesmo conto, como sugerimos acima, e, assim, possam identificar as marcas do estilo de cada autor.
* Organize a turma em duplas e peça que selecionem um dos contos para produzir uma nova versão para ele. A partir dos exemplos comentados, proponha que, antes de começar a escrever, pensem como querem recontá-lo: substituindo palavras difíceis por outras mais simples para facilitar a compreensão, resumindo alguns trechos para evitar digressões, transformando passagens de seqüência narrativa em diálogo para dar maior leveza etc.
* Após a produção, reserve algumas aulas para reformular o texto. Afinal, um texto bem escrito é normalmente fruto de sucessivas versões. Para facilitar essa fase do trabalho, você pode promover o intercâmbio entre as duplas: uma dupla compara as duas versões do conto escolhido pela outra, elaborando uma pauta com sugestões para a revisão. Insista que a proposta não é deixar o texto ficar igual ao modelo, mas potencializar as intenções de cada dupla.
Concluídas as atividades de edição e de revisão, elabore o sumário e, lembre-os de incluir a referência bibliográfica dos contos que foram recontados. O formato que a publicação vai assumir dependerá das condições da escola e da comunidade: pode ser uma versão digital para leitura na página da escola na internet, uma brochura com os textos digitados e formatados com cuidado ou, até mesmo, uma edição manuscrita com caligrafia caprichada.
:: FONTE: REVISTA LEITURAs (MEC)
Sugestão de livros de tradição popular para serem lidos durante o projeto:
* Histórias Diversas, Monteiro Lobato. Ed. Brasiliense
* Histórias de Tia Nastácia, Monteiro Lobato. Ed. Brasiliense.
* Estórias da velha Totônia, José Lins do Rêgo, Ed. José Olympio.
* Literatura oral para a infância e a juventude, Henriqueta Lisboa. Ed. Fundação Peirópolis.
* Pedro Malasartes e outras histórias à brasileira, Ana Maria Machado. Cia. das Letrinhas.
* Histórias Folclóricas de medo e de quebranto, Ricardo Azevedo. Ed. Scipione.
* Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões, Ricardo Azevedo. Ed. Projeto.
* Contos de enganar a morte, Ricardo Azevedo. Ed. Ática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário