domingo, 24 de janeiro de 2010

RODA DE BIBLIOTECA




* RODA PARA COMPREENDER ALGUNS GÊNEROS LITERÁRIOS


ENCAMINHAMENTO: O professor lê, para as crianças, vários textos de um mesmo gênero literário, como contos clássicos, por exemplo. Após algumas leituras, propõe discussão a respeito das características desses textos, perguntando: "Como começam?", "Como terminam?", "O que mais há de parecido entre eles?". Quando avaliar que o grupo já tem certa familiaridade com o gênero, o professor passa, então, a ler alguns livros de outro gênero, como , por exemplo, a poesia. Mais uma vez, propões conversas a respeito das características desse gênero. Por fim, pede que as crianças comparem os dois gêneros que conhecem e falem sobre semelhanças e diferenças.




* RODA PARA COMPARTILHAR AS IMPRESSÕES CAUSADAS PELA LEITURA DE UM TEXTO LITERÁRIO


ENCAMINHAMENTO: Após ouvirem a leitura de um texto literário, os alunos são convidados a falar sobre o que pensaram e sentiram. Algumas perguntas feitas pelo professor podem ajudá-los a organizar o discurso: "Esta é uma história que lhes parece triste (engraçada, misteriosa)?"; "Que parte da história é triste (engraçada...)?"; "Alguma personagem mais o agradou?"; "De qual você não gostou?"; "Por quê?"; "Se tivesse que modificar alguma parte da história, qual seria?".




* RODA PARA COMPARTILHAR A LEITURA DE LIVROS


ENCAMINHAMENTO: Após lerem um livro, em casa, com a ajuda de um adulto, as crianças são convidadas a falar sobre essa leitura para os colegas da sala. Nesta faixa etária, as crianças tem uma tendência a recontar todo o enredo da história. Nosso objetivo com esta proposta é justamente que possam, pouco a pouco, fazer uma síntese oral, contando apenas alguns acontecimentos e características do texto, deixando o restante para ser descoberto por quem ler o livro. É fundamental que as crianças tenham a ajuda do professor durante a exposição oral e que, também, tenham bons modelos de síntese. O professor pode ser este modelo, fazendo uma síntese dos livros antes de lê-los em sala ou ler as sinopses que, geralmente, se encontram na contracapa dos livros ou em encartes das editoras.




* RECOMENDAÇÃO LITERÁRIA A OUTRO GRUPO


ENCAMINHAMENTO: Após lerem um livro que o grupo apreciou muito, o professor sugere que o indiquem a outro grupo de crianças (a mesma série em período oposto, a sala ao lado, etc.). Para tanto, as crianças precisam ter ouvido várias indicações feitas pelo próprio professor ou a partir das sinopses (que, geralmente, se encontram nas contracapas dos livros ou nos encartes das editoras). Desta maneira, torna-se possível que o professor discuta com as crianças o que elas podem dizer nessa indicação e o que não pode ser dito, pois o objetivo é que o destinatário queira ler o livro indicado. Após estas discussões, a indicação pode ser feita via carta, com o professor como escriba.




* RODAS PARA DISCUSSÃO DE DIFERENTES VERSÕES DE UM MESMO CONTO


ENCAMINHAMENTO: Os contos clássicos foram publicados por diferentes autores, em versões que guardam certas características em comum, mas que se diferenciam por outras. Para realizar esta proposta, o professor deve ler algumas versões de um mesmo conto e discutir com os alunos: "Quais são as semelhanças e diferenças?"; "Qual das versões é a preferida e por quê?"; "Já conheciam uma ou mais de uma delas?"; "Qual delas indicariam a um amigo e por quê?".




:: fonte: Novos Caminhos - 1º ano (Ed. DCL)

5 comentários:

Marineide disse...

Parabéns , seu blog é um show , suas postagens são todas super interessantes.Muito obrigada por fazer parte da minha rede , se sinta a vontade. Um grande abraço.

ALINE CARRARA disse...

Olá Pri,
adorei o recadinho que vc deixou lá no meu cantinho.
Amo seu blog, sou professora e me ajuda muito, estarei sempre aqui te visitando.
Grande Beijo.

PROFESSORA THELMA YARA disse...

Nossa amei seu blog!! sou professora desde 97 e amo alfabetizar!!! seu blog é super lindo e proveitoso para nós profes!! ja add seu link no meu blog,aliás sou uma iniciante nesse mundo dos blogs rsss se quiser me visitar mundocoloridodaeducacaoinfantil.blogspot.com. um abraç! profe Thelma

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

as dicas e já as salvei, assim com jeitinho levarei a agente de leitura de minha escola, onde a criatividade deixa a desejar!

Parabéns!

krika disse...

Muito bom. Venha conhecer meus projetos...