* Livro de história: “O grande rabanete”
Objetivos
*Conhecer a história “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky.
* Participar de situação de leitura pelo prazer de conhecer uma nova história.
* Comentar trechos da história contada e seus personagens.
*Apreciar as ilustrações da história, relacionandoas com passagens da história e com o título, com a ajuda do professor.
Planejamento
*Quando realizar? É uma atividade permanente, um momento fixo na rotina.
*Os alunos podem ficar em volta do professor, para que todos possam acompanhar as figuras do livro e os sinais do professor.
*Que materiais são necessários? Livro do acervo da sala de leitura.
*Duração: 40 minutos
Encaminhamento
*Selecione a história com antecedência.
*O professor deve pesquisar os sinais desconhecidos, para não comprometer a fluência na leitura.
*Faça o levantamento do conhecimento prévio dos alunos: mostre a capa do livro, pergunte se alguém já conhece a história, quem sabe o que é um rabanete etc...
*Dê algumas informações anteriores à história. Ex.: na história “O Grande Rabanete”, mostre um rabanete para que os alunos o conheçam ou reconheçam.
* Antes de iniciar a atividade, combine com os alunos que eles poderão interromper para fazer algum comentário.
*Quando terminar, converse a respeito do que foi lido; do que mais chamou a atenção e proponha aos alunos que recontem, com a sua ajuda, a história individualmente para o
grupo, com base nas ilustrações.
SOBRE O LIVRO:
A história, de enredo simples, tem como atrativo principal a forma - é narrada como um conto cumulativo - forma que encanta e diverte a garotada, além de representar um excelente treino de memória. As frases simples , são bastante adequadas aos que se iniciam na leitura, o que não quer dizer que sejam pobres; servem-se de recursos originais, como a repetição; o rabanete cresceu-cresceu e ficou grande-grande.Além do aspecto lingüístico, é possível explorar, por meio da narrativa, o lado humano - a questão da solidariedade, da cooperação, da divisão de bens e até da auto-estima exacerbada, aspecto representado pelo ratinho, no bem-humorado e imprevisto final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário