Turma: 5 e 6 anos
Eixo predominante: práticas de leitura e escrita, matemática (seqüência numérica)
Objetivo compartilhado com as crianças:
*Confeccionar em grupo jogos de percurso para oferecer como possibilidade de brincar nos cantos de atividades diversificadas.
Objetivo didático:
*Organizar situações de uso da leitura e escrita com propósitos sociais e reais, contextualizadas no cotidiano de trabalho de um grupo de crianças.
*Propor situações em que as crianças possam conhecer e utilizar recursos
do computador para produzir tabuleiros e regras de jogos.
Conteúdos (o que a professora espera que as crianças aprendam):
*Práticas de leitura e escrita.
*Conhecer textos dos tabuleiros e das regras dos jogos.
*Escrever regras para um jogo em parceria com outras crianças.
*Usar o computador como instrumento de trabalho.
*Usar os recursos do editor de texto (wordpad, KidDesk e Casa do Stanley) e de criação de imagens (Paint).
*Abrir, salvar e fechar documentos num editor de texto e imagem.
*Valorizar sua própria produção, utilizando formas de editá-la e reproduzi- la.
*Saber decidir e escolher.
*Produzir individual e coletivamente.
Seqüência das atividades:
1 Apresentação do projeto em grupo e apreciação dos jogos (em roda).
2 Levantamento prévio a respeito de jogos e suas regras.
3 Convidá-los a trazer jogos de regras para a sala, deixar que expliquem,em seguida fazer a leitura das regras (profa), deixar nos cantos para jogarem.
4 Fazer uma lista de palavras que se repetem nas regras dos jogos, como fim, chegada, iniciar, voltar 1 casa etc.
5 Definir os grupos para a construção dos jogos e o que cada um irá fazer.
6 Construir os jogos (esboço).
7 Escrever as regras.
8 Socializar em roda os jogos que foram construídos por cada grupo.
9 Revisão da escrita.
10 Montar os tabuleiros (decidir desenhos, montar a trilha).
11 Passar a limpo no computador as regras dos jogos realizados pelas crianças (salvar em disquete e socializar).
12 Reunir as três creches de Osasco que participaram do projeto e organizar um dia de jogos com as seis turmas, no qual elas vão ensinar os jogos que fizeram às outras crianças e aprender novos jogos feitos por outras turmas.
* fonte: Revista Avisa Lá 14 (site: http://www.caleido.com.br/uploads/2/2/8/0/2280950/avisala_14.pdf)
Um comentário:
Olá, pesquisando blogs sobre educação encontrei o seu e me apaixonei por ele!!rsrsr. Mto bom mesmo.
Sou pedagoga e tb tenho meu blog: Educação é vida!
Dá uma passadinha por lá, ficarei mto feliz em recebê-la.
http://paraprofessoresealunos.blogspot.com
Ja me tornei seguidora.
Abraços,
Alessandra.
Postar um comentário