quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PROJETO - CONTOS DE NOSSA CIDADE


Objetivos:
* Ampliar o repertório de contos tradicionais.


* Conhecer os contadores de histórias do município.


* Identificar diferenças entre a modalidade oral e a escrita da língua.


* Editar e revisar textos.



Desenvolvimento:


* Proponha aos estudantes que investiguem, entre os moradores mais antigos da comunidade, se
há algum contador de história ou alguém disposto a contar para a turma contos populares da região. Agende uma data em que as pessoas convidadas possam comparecer à escola e contar suas histórias. Se possível, grave em vídeo ou fita cassete para que, posteriormente, os estudantes possam usá-las para transcrever os contos selecionados e organizar uma antologia.



* Finalizadas as apresentações, organize a turma em grupos, para editarem os contos recolhidos. Peça que transcrevam o conto da maneira como foi falado e, depois, realizem apenas os ajustes necessários para converter o texto falado em uma peça escrita, buscando preservar o sabor da versão oral e o estilo do contador. Se esta etapa do trabalho puder ser desenvolvida na sala de informática, ficará muito mais fácil realizar as atividades de reescrita e de revisão dos textos.



* Concluída a etapa anterior, é hora de escolher um título para a coletânea. Pode ser o título de um dos contos, como é comum acontecer em antologias de contos, crônicas e poemas. E se cada conto ganhasse uma ilustração? E qual deve ir para a capa? Ajude-os a decidir a seqüência dos contos para elaborar o sumário. Seria interessante, ainda, incluir uma pequena biografia dos contadores que participaram do projeto.


:: FONTE: REVISTA LEITURAs (MEC)

3 comentários:

Vânia disse...

oi flor obrigada pela visita
esses projetos fazem a diferença
bjs mil

BLOG DA LU disse...

oi quero te seguir, como faço?
um abraço Lus

Priscila disse...

Lu, para seguir o blog basta clicar em "seguir este site", logo abaixo de "Quem me acompanha", fazer o login com sua conta do google e depois clicar em "seguir este blog".

Bj.

Priscila